Doenças ocupacionais e a exposição ao agente físico ruído: um estudo de caso das condições de trabalho e clima de segurança dos funcionários em uma empresa frigorifica no município de Abaetetuba/Pa

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

16-12-2022

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

QUARESMA JUNIOR, Raimundo da Silva. Doenças ocupacionais e a exposição ao agente físico ruído: um estudo de caso das condições de trabalho e clima de segurança dos funcionários em uma empresa frigorifica no município de Abaetetuba/Pa. Orientador: Adalberto da Cruz Lima. 2022. 55 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia Industrial, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5938. Acesso em:.
O presente trabalho de conclusão de curso aborda a temática; Doenças Ocupacionais e a exposição ao agente físico ruído: um estudo de caso das condições de trabalho e clima de segurança dos funcionários em uma empresa frigorifica no município de Abaetetuba/Pa. Através do mesmo busca-se verificar se o ambiente de trabalho garante aos funcionários segurança e prevenção das doenças ocupacionais, visando garantir e proteger os trabalhadores de riscos e acidentes de trabalho e se os mesmos têm conhecimento acerca da referida temática e as leis que asseguram seus direitos, apresenta-se metodologia de cunho qualitativo, quantitativo, aplicada e o método de estudo de caso, em um primeiro momento será feita a análise bibliográfica com a finalidade de subsidiar esse estudo de natureza teórica, reunindo textos, livros, artigos, dissertações e obras comentadas ou traduzidas, a fim de reunir um vasto referencial teórico cientifico. Em seguida foi aplicado um questionário para complementar esta pesquisa acadêmica, dividido em 03 (três) grupos, sendo eles, grupo 1 - Conhecimento sobre segurança do trabalho, dividido em 10 tópicos com 53 perguntas, contendo classificação de graus de importância (1 – total desacordo a 6 – total acordo); o grupo 2 - Lesões Profissionais, com 11 perguntas com seus subtópicos e o grupo 3 – Dados Sócio Demográficos, com 10 perguntas direcionadas à seus 25 (vinte e cinco) participantes, sendo os mesmos funcionários da empresa frigorifica no município de Abaetetuba/Pá. De posse dos questionários contendo as respostas dos mesmos, foi dado início a sistematização e análise dos dados obtidos no decorrer da entrevista e aplicação do questionário. Considerando todos os fatores que interferem no desempenho dos funcionários, como por exemplo, os citados e diagnosticados mediante aplicação e analise dos questionários nos apontaram algumas problemáticas que devem ser sanadas visando criar um ambiente propicio que garanta ao funcionário um ambiente de segurança e prevenção de acidentes, buscando proteger de riscos físico ruído, possibilitando aos mesmos os conhecimentos acerca da referida temática e as leis que asseguram seus direitos.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI