Possibilidades de atuação da terapia ocupacional junto a universitários com quadro de adoecimento mental: um relato de experiência

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01-01-2018

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LIMA, Jessica Monique Furtado. Possibilidades de atuação da terapia ocupacional junto a universitários com quadro de adoecimento mental: um relato de experiência. Orientadora: Laiana Soeiro Ferreira; Coorientadora: Manuela Lima Carvalho da Rocha. 2018. 46 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Fisioterapia e Terapia Ocupacional) - Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5684. Acesso em:.
INTRODUÇÃO: O estudante universitário vivencia diferentes situações durante sua experiência acadêmica, e quando fatores externos ou internos ao ambiente universitário desencadeiam um processo de adoecimento mental, esta circunstância pode ocasionar problemáticas para o seu desempenho ocupacional. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada de práticas terapêuticas ocupacionais em um projeto de extensão junto a estudantes universitários com suspeita ou diagnóstico de adoecimentos mental. METODOLOGIA: Constitui-se de um trabalho de abordagem qualitativa e trata-se de um relato de experiência abrangendo as práticas vivenciadas por meio de um projeto de extensão realizado em uma universidade localizada no município de Belém, onde abrangeu o período entre março e dezembro de 2017. O público-alvo da pesquisa foi composto por oito estudantes de graduação de uma universidade do município de Belém. O relato se propõe a descrever a atuação da Terapia Ocupacional na área da saúde mental voltada para o estudante universitário que apresentasse um quadro de adoecimento mental. Como instrumentos empregados para a coleta de informações, realizou-se a construção dos seguintes: Diário de Campo, Ficha de acolhimento, Ficha de Avaliação Terapêutica Ocupacional em Saúde Mental e Plano Terapêutico Ocupacional. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A experiência no projeto de extensão possibilitou uma quantidade significativa de experiências vivenciadas durante o seu desenvolvimento. Realizou-se diferentes estratégias para o desenvolvimento das ações. A estratégia inicial consistiu-se na busca ativa, onde foram realizadas atividades de divulgação sobre o projeto e a importância da atenção à saúde mental. O processo iniciava-se pelo acolhimento do universitário, onde realizava-se o esclarecimento e o levantamento de informações pertinentes para a definição do perfil ocupacional do participante. Quando identificadas problemáticas no desempenho ocupacional relacionadas a um quadro de adoecimento mental, este era encaminhado para a realização da Avaliação Terapêutica Ocupacional em Saúde Mental, com o objetivo de identificar demandas e o histórico ocupacional do estudante. Aspectos relacionados foram identificados durante os atendimentos aos estudantes quanto a autoestima, a interação social e a rotina ocupacional. Com base nas informações recolhidas, realizava-se a construção de um plano de intervenção, definindo objetivos e propostas de abordagens e técnicas que poderiam ser empregadas. Contudo, apesar de haver atualmente uma quantidade relevante de pesquisas voltadas para o estudante universitário, encontrou-se um quantitativo reduzido de pesquisas relacionando as ações de terapêuticas ocupacionais com o ambiente universitário. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As ações desenvolvidas pelo projeto mostraram a relevância da oferta de atendimentos voltados aos estudantes universitários. Também ressalta-se sobre a importância de conscientizar e esclarecer sobre a importância do cuidado com a saúde mental e a ampliação da discussão da temática.

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