Análise do polimorfismo pin3 no gene tp53 em pacientes com câncer gástrico atendidos no hospital universitário João de Barros Barreto

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

01-01-2011

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

LUZ, Adriano Raminho. Análise do polimorfismo pin3 no gene tp53 em pacientes com câncer gástrico atendidos no hospital universitário João de Barros Barreto. Orientador: Paulo Pimentel de Assumpção; Coorientador: Ney Pereira Carneiro dos Santos. 2011. 64 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Medicina)-Faculdade de Medicina, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2011. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5219. Acesso em:.
O câncer de estômago é a segunda principal causa de morte por câncer em ambos os sexos em todo o mundo e é considerado um problema de saúde pública no Estado do Pará devido à sua alta incidência e mortalidade. Belém apresenta uma das maiores taxas de incidência de câncer gástrico do mundo. Além da infecção pelo Helicobacter pylori e fatores relacionados ao estilo de vida, a susceptibilidade genética tem sido associada à variação individual no risco do desenvolvimento deste tipo de câncer. Apesar do avanço nas técnicas cirúrgicas e na terapia adjuvante, as taxas de sobrevida em cinco anos de pacientes cujos tumores são ressecados permanecem extremamente insatisfatórias, pois a doença é, geralmente, assintomática no seu estágio inicial, o que impede o diagnóstico precoce. Os polimorfismos genéticos são associados ao aparecimento de câncer quando combinados com fatores ambientais e têm sido considerados biomarcadores para estudos envolvendo o risco do desenvolvimento da doença, permitindo rastreamento e diagnóstico precoce. O presente trabalho investigou o polimorfismo PIN3 no gene TP53, que consiste em INS/DEL em 16 pb no íntron 3, em pacientes com neoplasia gástrica no Hospital Universitário João de Barros Barreto e em indivíduos controles da população miscigenada de Belém entre 01 de julho de 2009 a 01 de março de 2011. Foram coletadas 99 amostras de sangue de pacientes com câncer gástrico e 225 de indivíduos controles. O DNA foi extraído segundo o método descrito por Sambrook et al. (1989). Foi utilizada a técnica da Reação em Cadeia de Polimerase para a genotipagem das amostras. Os resultados obtidos indicam associação do câncer gástrico com o sexo masculino (67,7%) e idade (média de 59,3 ± 1,2 anos); predominância do subtipo difuso de Laurén e doença em estágio avançado (70,7% apresentaram TNM III/IV). Ficou evidenciada uma associação significativa de susceptibilidade ao câncer gástrico para os genótipos INS/DEL (p=0,007, OR=3,990) e INS/INS + INS/DEL (p=0,007, OR=3,554), além de antecipação aproximada de 15% no tempo de aparecimento da doença nos portadores do genótipo INS (p=0,002, OR= 1,15). O genótipo DEL/DEL apresentou-se relacionado à proteção ao desenvolvimento do tumor gástrico (p=0,020, OR=0,343). Esses resultados sugerem que o polimorfismo PIN3 pode estar associado ao desenvolvimento do câncer gástrico, bem como contribuir para a formação de um painel de marcadores para auxílio diagnóstico da doença.

Fonte

1 CD ROM

Fonte URI