Bombas funcionando como turbina para regulação da pressão e a recuperação de energia em redes de distribuição de água

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

16-12-2022

Coorientador(es)

LOPES, Raynner Menezes LattesORCID

Título(s) alternativo(s)

Bombas funcionando como turbina e sua aplicação para regulação da pressão e recuperação de energia em redes de distribuição de água
Pumps as turbine and their application for pressure regulation and energy recovery in water distribution networks

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

VIANA, Ingrid Luna Baia; BATISTA, Jamile Caroline Moreira. Bombas funcionando como turbina para regulação da pressão e a recuperação de energia em redes de distribuição de água. Orientador: Davi Edson Sales e Souza; Coorientador: Raynner Menezes Lopes. 2022. 30 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental) – Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental, Campus Universitário de Tucuruí, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5135. Acesso em:.
As redes de distribuição de água (RDAs) possuem energia de pressão que é dissipada com a utilização de válvulas redutoras de pressão (VRPs). Essa energia poder ser recuperada por bombas funcionando como turbinas (BFTs) que possuem baixo custo e alta disponibilidade no mercado. A seleção da bomba adequada deve levar em consideração o seu melhor ponto de eficiência (MPE), e sua operação off-design (para toda a faixa operacional). Neste artigo, uma combinação de métodos (MPE + off-design) foi validada e aplicada para selecionar a bomba adequada para operar em uma RDA real. A substituição de duas VRPs por BFTs operando em velocidade constante foi investigada. A BFT1 foi tecnicamente melhor que BFT2, que apresentou pressão de saída negativa, prejudicando a pressão dos Nós da RDA. A melhor bomba recuperou 4,331 kWh/ano, o equivalente a redução de 1,732,400 gCO2/ano (um carro ou três motocicletas), sendo capaz de atender, aproximadamente, duas casas categorizadas como baixa renda. A utilização de BFT se mostra uma alternativa viável, uma vez que é capaz de recuperar energia considerável. Contudo, para que a sua operação seja capaz de controlar adequadamente a pressão em uma RDA, deve-se buscar outras estratégias de operação, como a operação em velocidade variável.

Fonte

Fonte URI

Disponível na Internet via Sagitta