Aspectos epidemiológicos no câncer colorretal em pacientes jovens atendidos no HUJBB no período de jan. 1996 a dez. de 2006

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

01-01-2007

Orientador(es)

ISHAK, Geraldo Lattes

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

QUEIROZ, Alzira Gomes de; OLIVEIRA, Fernanda Paula Montoril. Aspectos epidemiológicos no câncer colorretal em pacientes jovens atendidos no HUJBB no período de jan. 1996 a dez. de 2006. Orientador: Geraldo Ishak. 2007. 81 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Medicina) - Faculdade de Medicina, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2007. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4962. Acesso em:.
OBJETIVO: Analisar os aspectos epidemiológicos dos pacientes jovens (idade inferior a 40 anos) com câncer colorretal atendidos no HUJBB. MÉTODO: Foram estudados de forma retrospectiva 23 pacientes jovens (abaixo de 40 anos) com idade média de 30 anos, operados no HUJBB devido câncer colorretal. Foram avaliados a existência dos fatores de risco para o câncer colorretal,os aspectos clínicos, as características anatomopatológicas e identificar o tipo de tratamento cirúrgico. RESULTADOS: Não se observou diferença entre os dois sexos. O tempo médio decorrido entre os primeiros sintomas e o diagnóstico foi de 8,7 meses. Os sinais e sintomas mais prevalentes foram a alteração do hábito intestinal. A maioria (78,26%). dos pacientes nega uma história familiar positiva para câncer colorretal. Quanto à localização do tumor primário, 39,13% estavam localizados no reto, 17,39% no sigmóide, 21,74% na junção retossigmóide no cólon esquerdo 8,70% dos casos, nenhum caso no cólon transverso, no cólon direito 13,04% dos casos. Carcinomatose peritoneal esteve presente em 34,78%. Na maioria dos casos (56,52%), a cirurgia realizada foi em caráter curativo, predominando a amputação abdominoperineal do reto. Os aadenocarcinomas pouco diferenciados apresentaram o maior índice de CEA no pré-operatório. CONCLUSÃO: Pacientes com câncer colorretal abaixo de 40 anos de idade são usualmente bastante sintomáticos e têm doença avançada ao diagnóstico.

Fonte

1 CD ROM

Fonte URI