O uso do Tangram no ensino e aprendizagem de geometria plana no ensino fundamental II

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

26-08-2022

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SILVA, Renato Cardoso da. O uso do Tangram no ensino e aprendizagem de geometria plana no ensino fundamental II. Orientador: Sebastião Martins Siqueira Cordeiro. 2022. 24 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Acará, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4495. Acesso em:.
O objetivo geral deste trabalho foi analisar o uso do Tangram como estratégia pedagógica no ensino e aprendizagem da matemática para o Ensino Fundamental II. Os objetivos específicos foram: caracterizar e definir o Tangram; observar o Tangram enquanto recurso didático e relacionar o Tangram e o ensino da matemática (geometria) no ensino fundamental II. Foi feita uma pesquisa bibliográfica, descritiva e qualitativa que buscou identificar a aprendizagem da matemática aplicada no ensino fundamental II, com o uso do Tangram em livros, revistas, artigos científicos e produções acadêmicas, resultando em pontos importantes para o estudo e discussão do tema. Desse modo, a partir dos autores consultados, observou-se que uso e a aplicabilidade do Tangram no ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental II se mostrou, segundo experiências de professores em sala de aula, além de lúdico, valioso para despertar um maior estímulo ao raciocínio lógico e matemático, além de contribuir também para associabilidade dos alunos, que trabalhando em grupo, podem se ajudar mutuamente, esclarecendo questões e tomando decisões coletivas. Assim entende-se que o uso do Tangram no ensino fundamental II é relevante para o aprendizado do aluno de Matemática.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI

Aparece na Coleção