Produções científicas do Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE) no eixo educação física e esportes adaptados, de 2014 a 2018

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

03-02-2022

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SOUSA, Felipe Ramos de. Produções científicas do Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE) no eixo educação física e esportes adaptados, de 2014 a 2018. Orientadora: Andréa Pereira Silveira. 2022. 37 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4215. Acesso em:.
Este estudo foi realizado com o objetivo de analisar a produção científica do Congresso Brasileiro de Educação Especial – CBEE, no período de 2014 a 2018, dentro do Eixo Educação Física e Esportes Adaptados. A metodologia utiliza a abordagem qualitativa por meio da elaboração de um estado da arte. Os resultados apontam que as produções configuram-se nas 5 categorias temáticas seguintes: metodologias de ensino-aprendizagem, práticas da cultura corporal, formação docente, revisões da literatura e práticas sociais, nas quais é possível perceber a importância em fundamentar a educação física em moldes inclusivos e também permitem visualizar as dificuldades encontradas no campo pesquisado a partir das categorias encontradas. Nesse ínterim, consideramos que as produções vêm elucidando como a formação de professores de educação física em uma perspectiva inclusiva contribui para o aprimoramento do próprio docente enquanto profissional, possibilitando maior acessibilidade das pessoas com e sem deficiência a práticas corporais, e consequentemente para o desenvolvimento destes alunos.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI