A pedagogia histórico-crítica no estágio supervisionado em espaços escolares: limites e possibilidades para a prática pedagógica na educação física

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

18-12-2019

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

FREITAS, Rhenan Ferreira de. A pedagogia histórico-crítica no estágio supervisionado em espaços escolares: limites e possibilidades para a prática pedagógica na educação física. Orientadora: Joselene Ferreira Mota . 2022. 58 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4130. Acesso em:.
O presente trabalho traz como questão, como se materializam as aulas de Educação Física no Estágio Supervisionado I e II/UFPA, baseadas no referencial teórico da Pedagogia Histórico-Crítica? E tem como objetivo analisar a materialização das aulas de Educação Física nas atividades do Estágio Supervisionado pelo referencial teórico da Pedagogia Histórico-Crítica. O percurso metodológico traçado partiu da aproximação com o método materialista histórico dialético. Nossa pesquisa se desenvolveu a partir de uma investigação do tipo pesquisa de campo, cujo locus foi os Estágios I e II, os sujeitos se caracterizaram da seguinte maneira, discentes/estagiários do curso de Educação Física/UFPA, do quinto e sexto semestre que utilizaram o referencial teórico e metodológico da Pedagogia HistóricoCrítica nas aulas do ES. Os resultados demonstram que a materialidade se deu a partir da assimilação - não em sua totalidade - do referencial pela maioria dos discentes. Metodologicamente tiveram mais acúmulo sobre questões referentes à estruturação das aulas que contribuíram no seu melhor desenvolvimento, mas que há necessidade de um maior aprofundamento por parte dos discentes sobre o referido referencial. Conclui-se ao final de nossa pesquisa que as aulas de Educação Física no Estágio Supervisionado I e II/UFPA se materializam a partir da assimilação parcial do referencial PHC, pois a maioria dos discentes conseguiram compreendê-la, com seus fundamentos teórico e metodológico de ensino, não em sua totalidade, mas em questões pontuais para ensinar em prol da materialização dos conhecimentos historicamente sistematizados.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI