A luta marajoara no olhar dos atletas

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01-11-2019

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SEABRA, Jéssica Portal. A luta marajoara no olhar dos atletas. Orientador: Ítalo Sérgio Lopes Campos. 2022. 32 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4122. Acesso em:.
A Luta Marajoara (LM) enquanto prática corporal tradicional da Ilha do Marajó, Pará, desponta atualmente como um esporte atrelado a cultura, costumes e tradição local. Diante de um cenário que busca sua institucionalização enquanto modalidade esportiva de combate, a LM vem sendo aos poucos discutida também no que tange a sua inserção enquanto conteúdo da disciplina educação física. O estudo se configura como exploratório e tem como objetivo verificar a partir do repertório discursivo de atletas da LM, quais são os principais elementos que permeiam a LM na atualidade. A amostra foi constituída por três participantes voluntários, do sexo masculino, com idades de 32, 33 e 53 anos, com mais de 15 anos de prática da LM, que foram entrevistados. O estudo revelou que o cenário atual da modalidade apresenta um largo crescimento de sua difusão. De acordo com os dados levantados foi possível identificar que as principais demandas da LM a partir das respostas dos atletas relacionam-se com dois temas importantes para eles, e que se constituíram como duas categorias: esportivização e escolarização. A partir dessas categorias identificaram-se três subcategorias: as regras, as técnicas e a formação de professores. Em relação a categoria esportivização, a premissa de que a LM precisa organizar e divulgar suas regras diante da necessidade de padronização competitiva e ao mesmo tempo discutir amplamente os principais golpes do seu acervo técnico, se consolida como a temática de maior tensionamentos entre os atletas. No que diz respeito à categoria escolarização, observou-se que a subcategoria relacionada a questão da formação de professores é ponto de preocupação por futuras soluções. Aqui fica evidenciada a preocupação quando da implementação do conteúdo luta no ambiente escolar e sobre que profissional irá assumir essa responsabilidade de forma adequada e capaz de contribuir para a formação integral dos discentes da região e de outras partes do Brasil que tenham contato com a LM.

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