Influência dos sistemas de equilíbrio e da força muscular periférica no risco de quedas de idosos diabéticos em internação hospitalar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

16-12-2021

Título(s) alternativo(s)

Influence of balance systems and peripheral muscle strength on risk of falls of diabetic elderly in hospital admission

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

BERNARDO, Elizabeth Bonfim. Influência dos sistemas de equilíbrio e da força muscular periférica no risco de quedas de idosos diabéticos em internação hospitalar. Orientador: Paulo Eduardo Santos Avila. 2021. 24 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Fisioterapia) - Faculdade de Fisioterapia, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4002. Acesso em:.
Introdução: Entre as doenças crônicas não transmissíveis, a diabetes mellitus (DM) se destaca como uma das mais prevalentes. Estima-se no Brasil que 20% dos idosos acima de 65 anos são diabéticos, e há uma estimativa de que em 2035 esse número se eleve para 35%. Objetivo: Avaliar a influência dos sistemas de equilíbrio e da força muscular periférica no risco de quedas de idosos diabéticos em internação hospitalar. Metodologia: Tratou-se de um estudo do tipo caso-controle, transversal, analítico e descritivo. No qual, a Avaliação da Mobilidade Orientada pela Performance (POMA Brasil), foi aplicada como parâmetro para o risco de queda e relacionada com força muscular periférica e sistemas de equilíbrio: visual, vestibular, vibratório, tátil, propriocepção e cinestesia. Resultados: As pontuações dos escores do instrumento POMA (p < 0.01) e do MRC (p < 0.05) obtiveram valores significativamente inferiores no grupo caso em relação ao grupo controle. Em contrapartida, não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos em relação às variáveis dos sistemas de equilíbrio. Verificou-se correlação moderada e diretamente proporcional (r2= 0.44) entre os escores da POMA e os escores de MRC. A correlação entre POMA e os dias de internação dos participantes da pesquisa foi moderada e inversamente proporcional (r2= - 0.49). Conclusão: Idosos com diabetes mellitus hospitalizados apresentaram maior risco de quedas quando comparados àqueles que não apresentam esta comorbidade. Ademais, a redução da força muscular periférica pode ser um fator de influência na ocorrência de quedas.

Fonte

Fonte URI