Especialização em Ensino de História - CANAN

URI Permanente para esta coleção

Campus de Ananindeua / Bibliotecários: Erik André de Nazaré Pires / Élida Moura Figueiredo / Cleide Dantas Fone: (91) 3201-7041 E-mail: bbca@ufpa.br

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 17 de 17
  • Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O uso da música como recurso pedagógico no ensino de História
    (2018-08-12) SANTOS, Everton Antônio Reis Dos; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993
    O presente trabalho apresenta uma investigação dos possíveis usos da música como recurso didático por professores para a aprendizagem de História em escolas de educação básica. A pesquisa é descritiva, qualitativa, e utiliza a pesquisa informatizada como instrumento de coleta de dados. As informações obtidas pela pesquisa procuram demonstrar como a música pode ser utilizada como estratégia para o ensino da disciplina de História. São discutidos estudos entre os artigos publicados, buscando analisar como a música pode ser utilizada como estratégia pedagógica para contribuir para o ensino de História.
  • Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Paulo de Tarso no ensino de História Antiga: possibilidades de utilização dos textos bíblicos em sala de aula
    (2018-08-10) BARROS, Alberto Daniel Pereira de; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515
    O objetivo deste artigo é discutir possibilidades de utilização dos textos bíblicos em sala de aula para auxiliar no Ensino de História Antiga, principalmente nas turmas do 1º ano do Ensino Médio, em cujo currículo os conteúdos sobre Antiguidade são apresentados e devem ser ensinados. Para tanto, será realizado, em princípio, um breve panorama do Ensino de História Antiga e suas dificuldades relacionadas à execução dos requisitos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que através dos seus pré-requisitos influencia nos conteúdos de História ministrados em sala, que precisam estar em harmonia com o que o exame exige. Também serão levantadas possíveis formas de emprego dos textos bíblicos relacionados com a vida e a obra de Paulo de Tarso, os usos desses escritos como documento histórico do primeiro século, que pode nos oferecer um cenário do cotidiano das pessoas na sociedade romana da antiguidade.
  • Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    De negro a pardo: memória, identidade e invisibilidade, na Escola Bom Pastor, Ipixuna do Pará
    (2018-08-21) GUEDES, Odaléia Maria Barbosa; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515
    O presente artigo visa refletir sobre um intrigante fenômeno escolar: a negação da Identidade Negra pelos/as alunos/as da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Bom Pastor, localizada no Distrito de Canaã, município de Ipixuna do Pará. Discutir-se-á o esforço da colonização portuguesa e do Estado brasileiro para invisibilizar a identidade do povo negro, bem como as consequências dessa invisibilidade no currículo e materiais didáticos, assim como suas implicações na construção da identidade negra dos alunos da referida escola. Além disso, aponta-se a importância da autoidentificação negra, sua memória e cultura, pois estes são elementos fundamentais na construção da identidade de uma nação multicultural e multiétnica como é o Brasil. Nessa perspectiva, é de suma importância a descolonização do Currículo, para que possa assegurar uma educação mais igualitária e, ao mesmo tempo, que busque a promoção da equidade racial. A Escola é um espaço de fomentação dos fundamentos da democracia e onde circula diferentes povos de múltiplas identidades, mas é também um local de vários conflitos, pois na maioria das vezes não valoriza a pluralidade étnica existente nela e geralmente os valores dos grupos hegemônicos são impostos, em detrimento dos demais grupos étnicos presentes na sociedade brasileira.
  • Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O Quinhão da Vila de Pedrinhas (Santarém Novo, Pará) e o ensino de História: a vivência como estratégia de aprendizagem
    (2018-09-17) ALMEIDA, Eula Regina Cidade; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140
    A presente pesquisa aponta para a importância da história local no currículo escolar e a valorização da memória para a compreensão e resgate de sua identidade histórica e social. A relevância deste trabalho está na compreensão do desenvolvimento de metodologias que favoreçam um ensino de História comprometida com a inserção da história local em sala de aula, valorizando o cotidiano dos alunos. O objetivo do artigo é expor a importância da história local no ensino de história, tendo como exposto a análise do Quinhão, uma prática comum na Vila de Pedrinhas, localizada na região nordeste do estado do Pará Vila de Pedrinhas, refletindo dentro do currículo do colégio Núcleo de Ensino Pequeno Príncipe localizado em Ananindeua. Desta forma, foi possível perceber a importância das muitas práticas que ainda existentes em vilas e como elas podem ser excelentes meios para o ensino e aprendizado na disciplina de história. Diante dessas evidências, observamos que a história local pode contribuir ao sentimento de identidade e pertencimento, além de que práticas como essas existentes em Pedrinhas, precisam ser conhecidas pela comunidade estudantil, pois demostram as continuidades e rupturas de um passado que muitas vezes para os alunos é apenas passado, no entanto, são características que fazem parte de uma construção em que todos participam, não podendo ser ignorada ou esquecida, como resultado houve a promoção de uma atividade em sala de aula.
  • Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Ti, ti, ti na história: uma ferramenta midiática para o ensino de História
    (2018-08-18) SILVA, Márcia Nascimento da; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934
    O trabalho intitulado “Ti, Ti, Ti na História: uma ferramenta midiática para o ensino de história”, trata da criação de uma página no Facebook , com objetivo de propor o estímulo à pesquisa e à construção do conhecimento histórico por meio virtual, atentando para as especificidades do trabalho do historiador, que nesse novo momento da busca pela construção do saber histórico, aproxima-se das novas tecnologias da informação e da comunicação como alternativa para motivar os alunos do ensino médio, da Escola Estadual Jorge Lopes Raposo, localizada no distrito de Icoaraci, na cidade de Belém-Pa, a se interessarem pelas aulas de história. Está mais do que evidente, que não há mais espaço para aquela sala de aula que antes se resumia a alunos, professores, quadro, mesas e cadeiras. O professor, na condição de agente de transmissão de conhecimento, e visando melhorar cada vez mais o ensino de História no país, precisa estar atento às novas alternativas de complementar o ensino. A tecnologia é uma delas. É necessário, que escola e professor reconheçam a grande importância que essa ferramenta tem em nossas vidas, afinal, não há nada, atualmente, que atraia mais a atenção de crianças e jovens do que a tecnologia. Já não estamos mais em tempo de ignorar ou evitar o uso dela em sala de aula. Ela está aí, em todos os lugares, o tempo todo .
  • Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Entre desafios e transgressões: o Programa Escola da Terra e a formação de professores em ambiente de reserva extrativista
    (2018-08-18) AMORIM, Christian Denys Martins; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140
    Os estudos voltados para a qualidade educacional dos sujeitos do campo têm, desde 2002, motivado o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia – GEPERUAZ - (UFPA) a sistematiza experiências de práticas pedagógicas escolar em ambiente multisseriado e colaborado para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem desses sujeitos. Portanto os caminhos percorridos de nossa pesquisa foi o conhecer a realidade do ensino multisseriado em São Caetano de Odivelas (Pa), identificar o universo da Reserva Extrativista Marinha de Mocapajuba (ResexMocapajuba) e sua importância enquanto objeto de estudo de professores e alunos, bem como o de apresentar uma proposta transgressora de ensino do Programa Escola da Terra, das Águas e das Florestas da Amazônia Paraense e Quilombolas. O Programa Escola da Terra, vinculado ao Ministério da Educação, vêm se contrapondo a realidade marcada pelo abandono e descaso do poder público para com a educação do campo, caracterizado pela falta de infraestrutura da rede física, insuficiência de pessoal, falta de material pedagógico e interferência negativa do poder político local, são alguns dos entraves enfrentados diariamente por professores e alunos das escolas do campo. Na perspectiva de amenizar os problemas decorrentes da falta de formação continuada dos professores a proposta fundamental desse trabalho foi, a partir vivencia desses sujeitos no ambiente da Resex Mocapajuba, promover discussões, reflexões e debates da realidade local das escolas do campo, afim de que se materialize em ações pedagógicas dos educadores em sala de aula qualificando ainda mais seu fazer pedagógico.
  • Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Resistir e persistir - um olhar decolonial sobre a comunidade África e Laranjituba: Projeto Filhos do Quilombo
    (2018-08-20) RODRIGUES, Loren Cristina da Silva; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509
    Este artigo, foi pensado a partir de um projeto educacional, realizado com turmas do fundamental maior, em parceria com uma comunidade de remanescente quilombola África e Laranjituba, no município de Moju no Estado do Pará. Afim de proporcionar aos alunos não apenas o contato, mas principalmente em fazê-los perceber as lutas, a importância da cultura africana na formação e construção da identidade brasileira. O artigo procura aludir as contribuições acerca do termo decolonialidade alinhados as perspectivas de Quijano , Walsh e Mignolo , autores que problematizam a matriz colonial como grande dominadora a partir de um víeis etnocêntrico no âmbito escolar; assim como, procuram trazer uma nova perspectiva por meio de políticas e práticas educacionais que viabilizem mudanças na construção de novos currículos escolares, com objetivo de promover uma educação antirracista. Faz-se necessário, a comunidade escolar contribuir com projetos interdisciplinares que procurem diminuir as desigualdades sociais e culturais empreendidas pelo eurocentrismo do colonizador. O projeto Filhos do Quilombo, surge a partir da necessidade de aproximar o aluno as práticas culturais tão presentes no nosso cotidiano, compreender também que o mesmo está inserido em uma sociedade multicultural e pluriétnica; reconhecer que o racismo epistêmico, silenciou o conhecimento dos que eram vistos como subalternos e privilegiou o ocidente como o legítimo produtor de conhecimento.
  • Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O facebook como ferramenta de elaboração e apresentação de trabalho escolar de história sobre as religiões de matrizes africanas - um relato de experiência
    (2018-08-20) AMORIM, Cléber de Oliveira; BASTOS, Carlos Augusto de Castro; http://lattes.cnpq.br/5957760591235451
    Este artigo trata, essencialmente, de um relato de experiência docente sobre as religiões de matriz africana, componente curricular da disciplina História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena ministrada em uma escola de ensino fundamental e médio da região metropolitana de Belém-Pa, onde se utilizou a rede social Facebook para a apresentação do trabalho de pesquisa dos estudantes das turmas de 1º ano do ensino médio sobre o referido conteúdo. Para fundamentar a utilização do Facebook como ferramenta didático-pedagógica realiza-se, anteriormente, um diálogo com a Teoria da História onde se busca observar o que aponta a Didática de História sobre a utilização de recursos tecnológicos nas aulas de História. Além disso, é apresentada uma breve discussão sobre a trajetória escolar da História e Cultura Africana e Afro-brasileira desde sua obrigatoriedade a partir da Lei 10.639/2003, bem como, uma breve abordagem sobre a utilização do Facebook como instrumento de auxílio didático-pedagógico na educação básica.
  • Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    O uso dos arquivos e das fontes documentais escolares no Ensino de História: prática de educação patrimonial
    (2018-08-23) GOLOBOVANTE, Smile de Souza; BASTOS, Carlos Augusto de Castro; http://lattes.cnpq.br/5957760591235451
    O presente artigo pretende apresentar uma proposta metodológica de uso das fontes documentais dos arquivos escolares no ensino de história no âmbito da educação básica, assim como apontamentos teóricos-metodológicos necessários ao professor de história em sua exequibilidade. Para a execução da proposta metodológica, foi tomado o caso específico do Colégio Estadual Paes de Carvalho, planejando-se uma atividade didática sobre o Brasil da República Velha à Era Vargas, a partir de fontes documentais disponíveis no próprio arquivo escolar.
  • Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Entre tranças e turbantes: análise de uma experiência decolonial em sala de aula
    (2018-08-13) SILVA, Juliene Dias da; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509
    A finalidade deste artigo é propor novas possibilidades referentes ao ensino de história africana e afro-brasileira, por meio de projetos educacionais, sendo mensurado seus resultados por meio de produções textuais dos discentes dos sétimos anos do Colégio São José, localizado no município de Castanhal-PA, antes e após a execução de oficinas aplicadas aos mesmos, considerando e destacando a relevância de se trabalhar as questões étnico-raciais em sala de aula. Este artigo tem como objetivo, destacar os resultados e as mudanças ocorridas nos mesmos, e assim ampliar os conhecimentos em relação a propostas de trabalho referentes à história e cultura africana e afro-brasileira, refletir acerca de sua importância para a vida da escola. Discutir e combater o preconceito racial presente no espaço escolar, rompendo o silêncio e a negação que se impôs historicamente sobre essa realidade de modo a positivar as relações étnico-raciais. Para tanto, primeiramente será realizado uma discussão teórica acerca das questões étnico-raciais e educação decolonial e os temas relacionados aos mesmos. Em seguida, será apresentado o produto educacional o qual norteia o presente artigo, e por último será exposto os resultados da aplicação do projeto aos alunos da educação básica do município de Castanhal-PA.
  • Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Ensino de História e Direitos Humanos: uma proposta aplicada a partir do projeto Direitos Humana em Cena
    (2018-08-15) FARIAS, Marilin Genezareth de Oliveira; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934
    O presente trabalho se propõe a discutir os Direitos Humanos a luz dos conceitos histórico-filosóficos, e a possível relação com o Ensino de Historia. Para isso, analisaram-se os PCN’s de História, Temas Transversais e a BNCC, correlacionando os conteúdos e objetivos de ensino, com a temática dos Direitos Humanos. Metodologicamente o trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica, análise de documentos escritos, e pesquisa participante, na qual fora aplicado o projeto Direitos Humanos em Cena, na rede Estadual de ensino. Como resultado, podemos apontar a relevância do tema ao ser tratado no contexto educacional, dentro da disciplina de História, como mais um campo que se abre para as novas abordagens do Ensino de História.
  • Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Sala de aula quilombola e o caixote histórico: experiências de um aprendizado significante
    (2018-08-14) SILVA, Maria Cristina da Cruz; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140
    Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância de trabalhar com suportes didáticos para dinamizar o Ensino de História na sala de aula da Educação Básica, em virtude da necessidade de propor novas abordagens que possibilitem a ampliação do conhecimento no ambiente escolar quilombola. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica que se caracteriza como um importante meio de estudo para elaborar conhecimentos relacionados ao tema em tela, com aplicação de experiências didáticas em sala de aula. Neste contexto ganha destaque as teorias da História e da Pedagogia como áreas curriculares relevantes na ampliação do conhecimento histórico. Nesta discussão nos debruçamos para dialogar sobre o saber local ventilado na escola quilombola e destacar a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira, evidenciando as especificidades do espaço escolar e perceber como o conhecimento histórico é percebido no âmbito escolar. Nesta perspectiva foi valorizado o Caixote Histórico, produto didático idealizado como resultado da aprendizagem do Curso de Especialização em Ensino de História promovido pela Universidade Federal do Pará / Campus Universitário de Ananindeua. Quanto aos resultados constatamos por meio da realização de atividades com o produto supracitado que é possível romper práticas tradicionais, desenvolvendo métodos para tornar a aprendizado de História significante.
  • Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A educação ambiental para além da legislação: uma perspectiva sobre o Ensino de História e Natureza
    (2018-08-13) VALE, Blenda Carvalho do; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248
    O presente artigo tem por objetivo, trazer uma análise sobre as dificuldades de inserção da educação ambiental no âmbito escolar, prevista sobre a égide da legislação que trata sobre este tema, com ênfase na educação formal e no ensino de História. Analisando sua obrigatoriedade em todos os níveis de ensino, bem como, constatando como o ensino de História, mais precisamente a história ambiental, se faz de suma importância para a efetivação deste direito. Visto que o debate ambiental trazido pela história, ajuda a iniciar o processo de construção de uma consciência sustentável no aluno, e a percepção deste, como um dos agentes principais no processo histórico.
  • Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Histórias que flutuam
    (2018-08-13) OLIVEIRA, Ana Vieira de; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248
    A pesquisa foi realizada em sala de aula com quatro turmas de sexto ano do ensino fundamental no município de Salvaterra situado no arquipélago do Marajó, com objetivo de reconhecer os saberes e aprendizagens desses estudantes sobre os primeiros contatos entre europeus e indígenas, observando que é o primeiro contato do aluno com a história como disciplina e ciência, perceber como esses estudantes acrescentam ou não elementos naturais e a paisagem como atores e fatores desses acontecimentos, levando em consideração que todo conhecimento histórico que ele traz até aqui é construção do seu meio social e da introdução feita por professores no fundamental menor, do primeiro ao quinto ano, onde o objetivo principal é a alfabetização e as primeiras operações matemáticas. Como iremos reconhecer e lidar com essa construção tentando introduzir as bibliografias para também contribuir para formação, colocando os acontecimentos históricos dentro de um cenário, que influencia totalmente no seu andamento.
  • Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Livro didático de História: uma análise de estrutura, abordagens e conteúdos contemporâneos
    (2018-08-18) RAMOS, Adriel Eleris; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934
    O artigo apresenta resultados referentes a pesquisa qualitativa sobre o livro didático de História contemporâneo que se deu a partir da análise da coleção “História, sociedade e cidadania”, de Alfredo Boulos Junior, destinado ao ensino fundamental e uma das coleções aprovadas do PNLD mais distribuída desde seu lançamento em 2015. A partir do levantamento dos dados presentes na coleção, a pesquisa busca entender como o livro didático tem trabalhado alguns conteúdos, como tem organizado sua estrutura, suas abordagens históricas, suas metodologias de aprendizagem, imagens e atividades, como tem inserido os temas transversais presentes na estrutura curricular contemporânea da disciplina de História.
  • Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Onde está Tereza?: a “presença” da mulher negra no livro didático
    (2018-08-17) SENNA, Daniela de Oliveira; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255
    Recai sobre a mulher negra o silêncio das fontes. A historiografia ocultou, na maioria das vezes, as ações femininas de maior relevância restringindo-se a citar alguns fatos mais simples e a colocar as mulheres, em geral e, em particular, as negras, em lugar de subordinação, ou seja, sempre na retaguarda dos homens ou esperando por eles. Essa construção histórica materializa-se nas representações presentes no livro didático, instrumento tão difundido nas escolas brasileiras. Nesse sentido, um dos objetivos deste trabalho é compreender como a mulher negra tem sido abordada no livro didático de História (LDH). Ele expressa um corpo de ideias e de percepções que são correntes na sociedade e no meio acadêmico, é um instrumento pedagógico de grande alcance que tem sido disputado por diversos campos de saberes, nele a presença da mulher é subsumida, da mulher negra é praticamente invisível. Contudo, ficou evidente a importância que adquire no cotidiano escolar, constituindo uma ferramenta pedagógica de grande amplitude e alcance, o que representa, por si só, um ganho positivo. No entanto, ele requer atualizações e, quem sabe, apoio. Nesse sentido, e de forma propositiva, buscou-se a construção de um recurso pedagógico complementar, as tiras em quadrinhos.
  • Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Escola Açaí: uma experiência educacional no interior da Amazônia tocantina
    (2018-08-16) FORTES, Robson Pena; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248
    Este artigo é resultado da experiência docente no Sistema de Organização Modular de Ensino na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Pedro, zona ribeirinha do município de Igarapé-Miri/PA. A partir da percepção empírica, fruto do convívio no dia-a-dia da comunidade escolar, foi possível constatar a importância que a cultura do açaí significa na dinâmica social do povo ribeirinho miriense, incorporando hábitos, costumes, e relações como pertencimento, identificação econômicas, de trabalho e, de modo muito particular, as relações no ambiente escolar. Nesse sentido, a partir das aulas de História, tento perceber como o açaí pode ser utilizado como um elemento de compreensão do passado pelos professores de História como um objeto de ensino indispensável para entender a escola do campo, a sociedade em que vivemos, e os conflitos estabelecidos a partir da própria construção da identidade amazônica tocantina.