A interdisciplinaridade na formação arquivística: uma análise a partir dos cursos de Arquivologia no Brasil

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01-01-2019

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OLIVEIRA, Bárbara Carolina dos Santos de. A Interdisciplinaridade na formação arquivística: uma análise a partir dos cursos de Arquivologia no Brasil. Orientador: Gilberto Gomes Cândido. Belém/PA. 2019. 32 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Arquivologia) – Faculdade de Arquivologia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3380. Acesso em:.
A interdisciplinaridade na formação dos futuros profissionais em arquivística no Brasil é notória, por isso este trabalho se propõe a fazer o levantamento das grades curriculares de 05 (cinco) cursos de graduação de Arquivologia no Brasil, dais quais, as regiões Norte (Universidade Federal do Pára -UFPA), Sul (Universidade Federal do Rio Grande- FURG), e Centro-Oeste (Universidade de Brasília - UNB) com os cursos com as grades curriculares mais recentes, e a regiões, Sudeste (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO) e Nordeste (Universidade Federal da Bahia - UFBA) com as grades curriculares mais antigas. E identificar as tendências interdisciplinares com a arquivística, nas grades curriculares. A pesquisa identifica-se como qualitativa e quantitativa, uma vez que, uma abordagem não exclui a outra, nesse caso específico, pois existem dados quantitativos, e uma discussão qualitativa e teórica, a cerca dos dados encontrados. Concluímos que a interdisciplinaridade é a interação dos saberes, ou seja, das disciplinas, conversando entre si de forma menos especializada, e essa relação foi encontrada através dos resultados obtidos na análise das matrizes curriculares dos cursos apresentados.

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