Especialização em MBA em Marketing - UNAMA
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Pará: plano de marketing(2016-04-30) NASCIMENTO JÚNIOR, Carlos Alberto Souza do; SILVA, Vanilda Goldinho Corrêa daO marketing tem se mostrado uma importante ferramenta para que as bibliotecas universitárias atinjam seus objetivos institucionais e sociais. Este plano de marketing objetiva propor o reposicionamento do Sistema de Bibliotecas (SIBI) da Universidade Federal do Pará (UFPA), coordenado pela Biblioteca Central, o qual se constitui na maior rede de bibliotecas da Amazônia brasileira. Como objetivos específicos, busca analisar o ambiente de marketing, assim como definir objetivos e metas de marketing e definir estratégias de posicionamento por meio do composto de marketing do SIBI/UFPA. Como metodologia, aplica entrevista com grupo focal, brainstorm e filtragem informacional sistematizado Por meio da análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, assim como da segmentação dos mercados atendidos pelo SIBI, propõe ações estratégicas, de marketing institucional, de endomarketing e de promoção, a fim de se consolidar na mente de seus usuários finais, de seu público técnico e dos colaboradores da instituição como um ambiente de trabalho estimulante e propício ao desenvolvimento pessoal e e profissional; como referência técnica e tecnológica e ponte entre as grandes instituições nacionais e internacionais e as unidades de informação locais; e como uma rede de serviços de informação para toda a comunidade acadêmica, cuja atuação tenha como base a praticidade, rapidez e relevância da informação.