Cultura alimentar “Rio Abaixo”: o impacto da poluição das águas nos hábitos alimentares tradicionais de soberania alimentar da comunidade São Pedro, Abaetetuba-PA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

22-01-2020

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SILVA, Luiz Renan Ramos da. Cultura alimentar “Rio Abaixo”: o impacto da poluição das águas nos hábitos alimentares tradicionais de soberania alimentar da comunidade São Pedro, Abaetetuba-PA. Orientador: Paulo Celso Santiago Bittencourt. 2020. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geoprocessamento Aplicado à Agroecologia e ao Uso dos Recursos naturais) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3127. Acesso em:.
A pesquisa tem como recorte espacial a comunidade ribeirinha “São Pedro”, em Abaetetuba-PA, que vem sofrendo impactos ambientais de empresas e acidentes de cargas marítimas pelo seu entorno, atingindo assim a soberania alimentar da comunidade, uma vez que estes necessitam da água para seus cultivares, atendimento de suas necessidades vitais e fisiológicas, e alimentares, porém enfrentam uma restrição com relação ao uso deste recurso natural cada vez mais com influencias de poluição. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar os impactos da poluição da água do “baixo rio” em Abaetetuba – PA que atingem a comunidade São Pedro, em função de grandes influências de impactos ambientais e que afetam a soberania alimentar. Para coleta de dados foi feito observação participativa, com entrevistas semiestruturadas na forma de questionários, registros fotográficos e uso do geoprocessamento para produção de mapas, utilizando o QGIS 3.10. A comunidade tem como principal cultivar a mandioca, porém consorciadas de forma de quintal agroflorestal com café, milho e couve, além da pesca e captura de camarão, porém são recursos explorados de subsistência que vem sofrendo alterações de rendimento devido aos impactos causados no rio. A água possui um valor simbólico e certamente sem ela e de boa qualidade a comunidade não viverá, nesse sentido é necessário que haja intervenção de politicas públicas ativas urgente, que viabilize a vivencia da população da comunidade na utilização desse recurso natural fundamental para a vida.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI