Ludicidade e prática investigativa: o campeão de cambalhotas para ensinar energia mecânica no 5° ano do ensino fundamental - um relato de experiência

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

27-12-2019

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SANTOS, Raimundo Wilson Fernandes dos. Ludicidade e prática investigativa: o campeão de cambalhotas para ensinar energia mecânica no 5° ano do ensino fundamental - um relato de experiência. Orientador: Jônatas Barros e Barros. 2019. 30 f. Trabalho de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2983. Acesso em:.
O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência sobre a utilização do brinquedo Campeão de Cambalhotas, para ensinar conservação de energia mecânica, a alunos do 5º ano do ensino fundamental, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rosalina Alvares Silva Cruz. A aula foi planejada com princípios do ensino lúdico e de práticas investigativas no ensino de ciências. Foi elaborada uma sequência que envolveu distribuição da turma em 6 grupos, em que cada grupo deveria produzir um campeão de cambalhotas, medir o tempo de descida do brinquedo em uma rampa inclinada e encontrar uma estratégia para diminuir o tempo de descida do campeão de cambalhotas. Ao longo do cumprimento dessas etapas, se trabalhou os conceitos de transformação de energia potencial gravitacional em energia cinética e conservação de energia mecânica, os quais foram aprendidos pelos alunos de modo significativo, como ficou evidenciado nos registros.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI