Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade-TDAH: ensaio sobre desafios de inclusão e possibilidades pedagógicas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

16-12-2019

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

LOURINHO, Rita Joice Magno. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade-TDAH: ensaio sobre desafios de inclusão e possibilidades pedagógicas. Orientadora: Maria de Fatima Vilhena da Silva. 2019. 44 f. Trabalho de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2920. Acesso em:.
O presente trabalho tem por objetivo principal compreender que fatores pedagógicos influenciam e/ou contribuem para que o aluno com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade-TDAH seja incluído em uma sala de aula regular. Para isso partimos da seguinte questão problema: Que atividades escolares colaboram para a inclusão de um aluno com TDAH em uma turma regular? Quanto à abordagem metodológica, segue a pesquisa narrativa e estudo de caso particular com observação sistemática das aulas que duravam cinco horas durante às quintas- feiras nos meses de setembro, outubro e novembro de 2018 como plano de pesquisa dentro do Estágio de Docência I. A pesquisa deu-se por meio das análises sobre as condições de inclusão escolar de um aluno o qual tem 10 anos e está matriculado em uma turma regular do 3º ano do Ensino Fundamental I em uma escola pública no município de Belém-PA. Os dados foram obtidos por meio de registros em anotações pessoais, fotografias, entrevistas e conversas com a professora regente e com a turma. Os resultados mostraram que a forma como a escola recebe os alunos, o uso de metodologias atrativas e variadas na sala de aula são estratégias eficientes para que a inclusão e a interação social do aluno com TDAH promovam resultados bem-sucedidos.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI