Vivências e reflexões com práticas experimentais no ensino de ciências para os anos iniciais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

22-02-2018

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

COSTA, Sabrina Freitas da. Vivências e reflexões com práticas experimentais no ensino de ciências para os anos iniciais. Orientadora: Andrela Garibaldi Loreiro Parente. 2018. 28 f. Trabalho de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2861. Acesso em:.
A formação é discutida tendo em vista as práticas experimentais com ênfase na discussão sobre hipóteses, na realização de uma atividade com crianças e na análise de um roteiro experimental destinado aos anos iniciais, no âmbito das práticas ocorridas no Laboratório didático de ensino de ciências do Instituto de Educação Matemática e Científica. A pesquisa narrativa fundamenta o estudo dessa experiência, como que reflexões construo de minhas experiências formativas sobre o uso de hipótese em atividade experimentais? Assim recordo as memórias da infância e de estudante da educação básica comparecem na discussão sobre o ensino do conhecimento científico, visando projeções futuras de minha atuação profissional. Uso como instrumento à minhas anotações, fotos e textos da experiencia vivida para a partir deles construir minha narrativa formativa resultante do processo de interpretação. Este estudo gerou sentidos relativos de uma educação em ciências que contemple a interdisciplinaridade e a investigação nos anos inicias articulados pelo processo de autoformação.

CNPq

CNPQ::OUTROS::CIENCIAS

Palavras-chave

Experiência formativa
Hipóteses
Educação em ciências

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI