A formação do profissional de educação física para atuar na atenção básica em saúde: uma análise a partir do Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará / Campus Belém.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

21-12-2018

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

ARAUJO, Silvio Marcio Muniz de. A formação do profissional de educação física para atuar na atenção básica em saúde: uma análise a partir do projeto político pedagógico do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Pará / Campus Belém. Orientador: Márcio Basyches. 2019. 24 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2810. Acesso em:.
Este trabalho buscou analisar o debate sobre a formação e a inserção do Profissional de Educação Física (PEF) na esfera das políticas públicas no âmbito da saúde através de reflexões feitas por vários autores como (BACHETTI, 2014; CARVALHO, 2001; PATROCÍNIO, 2012), trazendo à tona quastionamentos sobre as atividades físicas/práticas corporais no atendimento à saúde e da possibilidade da Educação Física como forma de promover à saúde coletiva. O presente Trabalho de Curso (TCC) tem como objeto de estudo a proposta curricular do Curso de Educação Física da UFPA, Campus Belém adotada a partir do ano de 2012. Possui, também, a seguinte questão norteadora: o currículo de Educação Física da UFPA, Campus Belém, prepara o egresso para atender a demanda da Atenção Básica em Saúde? Para tanto, apresentou-se, históricamente, como se deu a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Atenção Básica em Saúde (ABS) no Brasil e para isso procurou-se retratar as transformações e as rupturas existentes na garantia de direitos à saúde da população brasileira. Verificou-se como ocorreu o processo de integração da EF na saúde pública tratando da inserção do PEF na ABS. Compreendeu-se por meio do Projeto Político Pedagógico (PPP) do Curso de Educação Física da UFPA, se o mesmo contemplava, ou não, uma formação que atendesse a atuação dos egressos na ABS. Realizou-se, então, uma pesquisa de caráter documental e qualitativa por meio da análise dos marcos legais (legislação) que compõem o ofício do PEF, a exemplo de resoluções, decretos, diretrizes, dentre outros. Analisou-se também artigos científicos, periódicos e monografias. Diante disto, observou-se que o currículo da UFPA, contém em seu bojo, disciplinas que contemplam, não de forma intencional, a atuação do egresso na ABS, porém, nenhum de seus conteúdos tratam do debate sobre o SUS, o que possibilita a necessidade de se abordar tal assunto ou em disciplina específica, ou como tema transversal em disciplinas pertinentes no decorrer dos períodos letivos como em Políticas Públicas em EF, Esporte e Lazer, e no estágio supervisionado, quando a instrumentalização das técnicas podem ser mais refinadas.

Fonte

Fonte URI