Especialização em Educação e Cidadania - CBREV

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  • Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Educação em direitos humanos: prática e contribuições à formação humana
    (2019-06-25) SILVA, Gielson Marques da; AMARAL, Sônia Maria Pereira do; http://lattes.cnpq.br/5545758647257549; https://orcid.org/0000-0003-2537-0377
    O presente trabalho tem como objetivo central analisar, a partir de documentos, observações e narrativas de alunos e professora, as contribuições da educação para a defesa dos direitos humanos em uma turma dos anos finais do Ensino fundamental em uma escola do meio urbano do Município de Breves-Pa. O trabalho partiu de uma indagação central: Quais as contribuições do currículo da disciplina educação cidadã para a formação de alunos do 6º ano do ensino fundamental em uma escola do meio urbano do Município de Breves-Pa? Na intenção de responder a esta indagação, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados, a observação na sala de aula e das atividades escolares, entrevistas com a professora do 6º ano da disciplina educação cidadã e com alunos do 6º ano da referida disciplina. Também utilizou-se o questionário com a direção da escola lócus e a análise documental, a considerar: Declaração Universal dos Direitos Humanos, Constituição Federal de 1988, LDB 9394/96, Parâmetros Curriculares Nacionais, Plano Nacional para a Educação em Direitos Humanos, Diretrizes Nacionais da Educação em Direitos Humanos, Matriz Curricular do Município de Breves. Na análise desta temática, apoiamo-nos em autores tais como: Gomes (2012), Magalhães (2017), Oliveira e Cecílio (2012), Pereira (2011), Silva (2012), Tavares (2016) entre outros, além das legislações que asseguram a educação em direitos humanos. Os resultados da pesquisa afirmam a importância da educação em direitos humanos para a formação de sujeitos críticos, capazes de respeitar e conviver com as diferenças do outro e, ao mesmo tempo resistir às injustiças sociais materializadas em violações de direitos. Apontam também, as dificuldades enfrentadas por professores que trabalham na perspectiva dos direitos, exigindo-se formação de qualidade que lhes possibilite superar desafios e oferecer uma educação de qualidade aos educandos, com metodologias atrativas e, acima de tudo eficientes.
  • Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A Construção da cidadania a partir da disciplina Educação Cidadã em uma escola de ensino fundamental do município de Breves-PA
    (2019-08-14) SILVA, Anne de Oliveira da; GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral; http://lattes.cnpq.br/4564609906147218
    O presente Trabalho de Conclusão de Especialização objetivou analisar a construção da cidadania a partir da disciplina Educação Cidadã no espaço de uma escola pública de Ensino Fundamental (séries finais) no município em Breves/PA, no período de 2014-2018. Esta pesquisa propôs responder ao seguinte questionamento: Como uma escola de ensino fundamental (séries finais) no município de Breves-PA contribui em termos teóricos e práticos na construção da cidadania de seus alunos a partir da disciplina Educação Cidadã? As questões norteadoras atreladas a esse problema de pesquisa foram: Como os professores da escola em estudo estão trabalhando o tema cidadania de modo a proporcionar aos alunos condições de se posicionarem de forma crítica e participativa na comunidade em que vivem? Quais os conteúdos e práticas estão sendo priorizados na implementação da disciplina Educação e Cidadã? Para sua implementação, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Posteriormente, foi escolhida a abordagem qualitativa, sendo que o tipo de pesquisa foi o estudo de caso na escola municipal de ensino fundamental Miguel Bitar, localizada na zona urbana do município de Breves-PA. A técnica de coleta de dados foi a entrevista. Foram entrevistados 04 (quatro) professores que ministram a disciplina Educação Cidadã. Também foi realizado a análise do Projeto Político Pedagógico da escola e do currículo oficial da disciplina Educação Cidadã. Os resultados da pesquisa apontam que a escola e professores trabalham de forma significativa a disciplina, contribuindo de maneira positiva na construção cidadã de seus educandos. No entanto, o currículo da disciplina Educação Cidadã precisa de uma reformulação, que esteja adequada à realidade marajoara.