Avaliação dos impactos ambientais causados pela atividade de extração mineral classe II, para emprego imediato na construção civil. Estudo de caso da extração de areia em cavas submersa no município de Redenção – PA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

28-11-2016

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SOUSA, Welison Teodoro de. Avaliação dos impactos ambientais causados pela atividade de extração mineral classe II, para emprego imediato na construção civil. Estudo de caso da extração de areia em cavas submersa no município de Redenção – PA. Orientador: Evaldo Raimundo da Silva. 2016. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geologia de Minas e Técnicas de Lavra a Céu aberto) – Faculdade de Geologia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1984. Acesso em: .
A mineração é uma atividade que gera alteração ambiental, afetando não somente a paisagem local, mas o ecossistema em geral. A extração de areia em cava submersa no município de Redenção gera impactos ambientais nos meios físico, biótico e antrópico, sendo estes positivos ou negativos. A metodologia adotada nesta pesquisa consistiu-se no caráter quantitativo e qualitativo, tendo-se utilizado, métodos indutivos diretos e indiretos, onde foram obtidos dados primários e dados secundários com o objetivo de avaliar os impactos ambientais ocasionados pela atividade de extração mineral classe II areia em cava submersa no município de Redenção/PA, nos anos de 2013 a 2016 pela técnica de Avaliação de Impactos Ambientais, tais como, superposição de mapas (overlay mapping), listagem de controle (check-list) e matrizes de interação. Através das análises realizadas pode-se constatar as extensas áreas que foram exploradas sem devido Registro de Licença junto ao DNPM, possibilitando impactos ambientais na área de estudo. Os fatores agravantes dos impactos ambientais foram evidenciados pelas técnicas de AIA nos anos de 2013 a 2015, e com a técnica de overlay mapping foi possível quantificar a quantidade de área explorada de forma ilegal. A intensificação da fiscalização ambiental de forma conjunta é de suma importância para diminuição das práticas irregulares, além de exigir acompanhamento de técnico habilitado aos empreendimentos, fortalece o sistema de gestão ambiental formando equipes multidisciplinares com a finalidade de se estabelecer um maior compromisso político e social com o meio ambiente.

Fonte

Fonte URI