Arena pública e patrimônio cultural: Praça do Carmo Belém/PA, no contexto das manifestações culturais Auto do Círio e Arrastão do Círio

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01-01-2016

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ANDRADE, Helly Tayana de Souza. Título: Arena pública e patrimônio cultural: Praça do Carmo Belém/PA, no contexto das manifestações culturais Auto do Círio e Arrastão do Círio. Orientador: Amarildo Ferreira Júnior. 2016. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Planejamento e Gestão do Patrimônio Cultural) – Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em:http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1463. Acesso em:.
A pesquisa traz a discussão de arena pública e patrimônio, com o objetivo de compreender as relações sociais e as formas de uso que os atores atribuem a Praça do Carmo, investigou também como se dão as Arenas Públicas em função das manifestações culturais ocorridas na Praça do Carmo e extensões do centro histórico. Para fomentar asdiscussões de arena pública em um espaço público e tombado utilizaram-se como metodologia, técnicas de coleta de dados: como observação direta e anotações em caderno de campo, pesquisa bibliográfica e documental e aplicou-se um roteiro de entrevistas. A partir dessas técnicas foi possívelchegar aos resultados apresentados neste trabalho: dentre as lógicas de engajamento apresentadas por Cefai; Veiga e Mota (2011) destacaram-se as lógicas de coesão social e de realização pessoal, a de coesão como um propagador de senso de cidadania e chama a atenção para os direitos e deveres daqueles que compartilham do espaço da Praça do Carmo, o de realização pessoal apresenta-se como fonte de motivação para os entrevistados participantes das manifestações culturais Auto do Círio e Arrastão do Círio; as formas de uso do espaço público gera conflitos pois conforme os autores Cefai; Veiga e Mota, nesse processo estão envolvidas uma série de efetividades, sensibilidades e moralidades coletivas; envolve experimentações de sentimentos de amor, de ódio, de medo, de injustiça, de esperança, de fatalidade, de entusiasmo e de transtorno, que já são formas de definição de situações sociais e que já tocam o senso comum(Cefaï; Veiga e Mota 2011, p. 31); e é por esse motivo que o processo de publicização é muito importante, pois é nesse momento que todos os agentes envolvidos irão expor a situação problema e discutir possíveis soluções para ela e como foi identificado isso acontece na Praça do Carmo mediante reuniões entre comunidade, organizadores das manifestações culturais autoridades competentes. Dessa maneira as considerações finais abarcam os conceitos de Lefeve (2006), o qual debruça sobre a ideia de espaço concebido que seria aquele que o poder publico sistematicamente projetou, espaço vivido que aquele o qual se caracteriza pela apropriação da comunidade quem vem a dar formas de uso não projeta sistematicamente para aquele local e o espaço percebido que a espaço caracterizado pela apropriação das manifestações culturais; a pesquisa pode concluir também amparada pela bibliografia de Goffeman (2010), que o Círio de Nazaré pode ser compreendido dentro do conceito de ocasião social, dentro dessa analise as manifestações culturais podem se interpretadas como situações sociais e por fim o conjunto de dois ou mais membros realizando uma ação ou atividade dentro das situações sociais, caracterizam ajuntamentos sociais. Dessa maneira foi possível analisar os conflitos que se dão em prol do uso do espaço da Praça do Carmo que dão margem para as arenas públicas e desencadeiam uma serie de situações problemas, que necessitam de discursões para fundamentarem seus discursos para manterem a presença de todas as partes interessadas, discursos esses que estão atrelados ao patrimônio, à cultura e a cidadania.

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