Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1229
Compartilhar:
Type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Issue Date: 20-Mar-2018
Title: Incursões de uma bolsista do curso de pedagogia noturno da UFPA: uma leitura acerca do PARFOR Pedagogia Castanhal
Creator: SANTOS, Rozivane Pinho dos
First advisor: ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos
Citation: SANTOS, Rozivane Pinho dos. Incursões de uma bolsista do curso de pedagogia noturno da UFPA: uma leitura acerca do PARFOR Pedagogia Castanhal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1229. Acesso em:.
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo abordar a atual política de formação de professores da educação básica no Brasil, discutir o PARFOR enquanto política de formação de professores da Educação Básica tomando como recorte a atuação de uma discente do curso de Pedagogia/UFPA Castanhal, atuante como bolsista, a sua experiência e o seu convívio com os discentes do Plano Nacional de Formação da Educação Básica/PARFOR, instituído pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 2009. Este é um trabalho qualitativo com estudo bibliográfico e relato de experiência. Como referência teórico foi usado o Relatório Nacional de Gestão do PARFOR (2013); Relatório de Gestão PARFOR/UFPA(2009-2013), Resoluções da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES), entre outros. As considerações foram embasadas em torno de leituras e na experiência adquirida no cotidiano com os discentes e nos resultados positivos que o PARFOR proporcionou para a bolsista do programa de formação. Dentre esses resultados positivos destaca-se a permanência da graduanda no curso, melhoramento acadêmico advindo das ações como bolsista no programa, um novo olhar acerca do Curso de Pedagogia.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Professores - Formação
Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Brasil)
PARFOR
Type of access: Acesso Aberto
Source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_IncursoesBolsistaCurso.pdf608,48 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons