Faculdade de Letras - FALE/ILC

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  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A recepção crítica de José de Alencar em Portugal na segunda metade do século XIX
    (2021-06-16) BELO, David Patrick Tavares; QUEIROZ, Juliana Maia de; http://lattes.cnpq.br/0783166655929922; https://orcid.org/0000-0002-1741-1725
    Este trabalho de conclusão de curso possui como objetivo apresentar algumas das apreciações feitas ao romancista José de Alencar em solo lusitano por autores portugueses na segunda metade do século XIX, a exemplo de Manuel Pinheiro Chagas, Inocêncio Francisco da Silva e Brito Aranha. Foram utilizados em nossa pesquisa estudos de Eduardo Vieira Martins (2005), Marcelo Peloggio (2006) e Eduardo França (2013), que apresentam trabalhos sobre a recepção de José de Alencar. Foi analisado ainda o romance histórico de Manuel Pinheiro Chagas, intitulado A Virgem Guaraciaba (1866), pela sua importância narrativa no que diz respeito ao tratamento da cor local e as suas definições sobre os costumes indígenas. Por meio do exame de fontes primárias, buscou-se mostrar os interesses e diálogos que a crítica de Portugal protagonizou em torno de José de Alencar, evidenciando que a recepção lusitana estava pautada na necessidade de uma autonomia literária por meio da cor local.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O imaginário fantástico amazônico em três contos de Inglês de Sousa
    (2018-12-21) NUNES, Nayara Leão; ALVAREZ, Vânia Maria do S.
    Este trabalho de conclusão de curso explora os Contos Amazônicos, de Inglês de Sousa, tendo como foco o imaginário fantástico amazônico em três contos “A Feiticeira”, “Acauã” e “O Baile do Judeu”, traçando comentários acerca da importância da produção inglesiana para o realismo-Naturalismo na Literatura Amazônica. Assinala-se a obra inglesiana como documento socioantropológico, abordando na literatura a questão do imaginário-fantástico amazônico e a visão do ribeirinho sob o signo de preconceitos, superstições, temores, lendas, mitos e demais ocorrências do imaginário caboclo, analisando a natureza como uma força dominadora e envolvente, que se revela na reconstituição dos mitos da CobraGrande, Matinta Perera e o Boto.. A obra estudada lança-se para além do regionalismo, apresentando traços góticos e constituindo-se em um livro de contos com intenções de representar os costumes, a cultura, o vocabulário, as relações humanas e a história local, vivenciadas do Estado do Pará do século XIX.