Curso de Letras - Língua Inglesa - CUNTINS
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Identidade do professor de língua-cultura inglesa em revistas e sites educacionais(2022-12-30) PINHEIRO, Zamara Rodrigues; LOPES, Lucas Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/8141687357119122; https://orcid.org/0000-0002-9936-3666Neste trabalho, investigamos as identidades de língua-cultura inglesa apresentadas pela mídia, para isso consideramos, os discursos em sites educacionais e escolas de línguas, sobre os quais examinamos o funcionamento dos discursos midiáticos, tendo em vista as propostas normativas da BNCC. A construção do corpus de análise deste trabalho foi realizada através da seleção de edições e de textos do site da Revista Nova Escola e do site da escola Cultura Inglesa. O desenvolvimento da pesquisa contou com contribuições dos estudos de Coracini (2003; 2013; 2014); Fernandes (2005); Foucault (2002; 2004; 2014); Gregolin (2008); Hall (2021); Lopes (2018). Também contamos com teóricos que contribuem nas abordagens do uso de tecnologias no ensino-aprendizagem de língua-cultura. Desse modo, as identidades dos professores de língua-cultura inglesa têm as constituições conforme os deslocamentos feitos, por si, ou pelas situações de ensino-aprendizagem em que fazem parte de acordo com os sites utilizados pela pesquisa. Concluindo, assim, que é relevante levar em consideração os diferentes discursos que constituem a formação identitária do professor de língua-cultura inglesa, uma vez que, por meio desta pesquisa, percebeu-se que as identidades daqueles que se nomeiam professores não são fixas e estão em constante mudança, refletindo e incidindo na formação e atuação desses profissionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A exaltação da beleza e da juventude em O retrato de Dorian Gray: vaidade e destruição(2017-02-10) LIMA NETO, Luiz Antônio; LIMA, Dante Luiz de; http://lattes.cnpq.br/2361582673205422O objetivo desse trabalho é questionar como a vaidade e a valorização da beleza e da juventude movem os personagens principais do livro O retrato de Dorian Gray (2014), do escritor Oscar Wilde. Analisamos neste trabalho como Dorian Gray é influenciado pelos personagens da trama, com quem aparentemente têm relacionamentos homoafetivos platônicos. São eles: o pintor de seu retrato, Basil Hallward e o aristocrata Lorde Henry Wotton, que o estimula a exaltar e valorizar a beleza e a juventude, deste modo, Dorian faz um pacto com forças ocultas, para que o seu quadro envelheça em seu lugar e receba as marcas de seus atos cruéis. Não sendo punido por suas ações o jovem vive uma vida de excessos e prazeres que causam consequências para ele mesmo, pois em determinado momento ele se sente arrependido, por outro lado, também afetam as pessoas ao seu redor porque muitas delas acabam desoladas, abandonadas e até mortas. Para tal análise, também conceituamos como a beleza e a juventude são vistas na mitologia da Grécia e Roma antiga e na Inglaterra vitoriana, período em que ocorre a trama do romance.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino-aprendizagem de língua-cultura inglesa no Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) – crenças em (dis)curso(2022-01-31) FURTADO, Geciel Ranieri; LOPES, Lucas Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/8141687357119122; https://orcid.org/0000-0002-9936-3666Neste Trabalho de Curso (TCC), intitulado O ensino-aprendizagem de LínguaCultura Inglesa no Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) – crenças em (dis)curso, propomos investigar os dizeres de alunos ribeirinhos sobre o ensino-aprendizagem de Língua-Cultura Inglesa, considerando as crenças deles como constituintes de e em suas subjetividades e modos de vida entre matas e rios arredores da cidade de Cametá-PA, rastreando os efeitos de sentido emergentes. A pesquisa se propõe a investigar as representações de alunos ribeirinhos no contexto do Ensino Médio (SOME) sobre a Língua-Cultura Inglesa. O percurso teórico-metodológico deu-se por meio dos Estudos do Discurso considerando Foucault (1996, 2007); Coracini (2007, 2016); Orlandi (1999); Lopes (2018, 2020); para movimentarmos o conceito de identidade, contamos com os pressupostos teóricos de Bauman (2013) e Hall (2005); para abordamos sobre crenças, refletimos a partir da proposta de Barcelos (2004) e Silva (2005), e assim construir a base da pesquisa. A fim de reunir dados, realizamos uma entrevista com alunos ribeirinhos da localidade de Mutuacá de Baixo, Cametá/PA, que estudam na Modalidade SOME. Nas análises realizadas, os sujeitos ribeirinhos revelam que as suas crendices constituintes influenciam (n)o processo de ensino-aprendizagem de Língua-Cultura Inglesa para os povos ribeirinhos, sendo elas responsáveis por criarem resistência nos alunos à sua aprendizagem.