Curso de Música - FAMUS/ICA
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A monitoria de assistência ao aluno com deficiência visual na Faculdade de Música da UFPA: relatos de experiências do monitor e do monitorado(2024-12-03) DEUS, Heverton Silva de; PASTANA, Mauro Pinheiro; MIRANDA, Jonathan Guimarães e; http://lattes.cnpq.br/1817395752357977O presente trabalho apresenta um relato de experiências escrito a quatro mãos com enfoque na monitoria no suporte a um aluno com deficiência visual no Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Pará. O interesse no trabalho partiu da necessidade de registro das particularidades no processo de ensino-aprendizagem de um monitorado com quadro de cegueira, assim como a presença do monitor nas ações envolvidas. Diante disto o trabalho tem como finalidade descrever como tem acontecido o processo de ensino-aprendizagem ao aluno com deficiência visual na aculdade de Música da UFPA, com o suporte da Monitoria de Assistência. Além disso, pretende informar algumas legislações concernentes à pessoa com deficiência visual, fornecer informações sobre a Monitoria de Assistência na UFPA, assim como apontar os recursos utilizados pela monitoria e monitorado durante o percurso. A metodologia é pautada no relato de experiências de ambos os autores durante a trajetória acadêmica, com embasamento científico e reflexão crítica. Foram utilizados diversos autores como Ferreira Júnior (2017), Masini (2007), Louro (2012), dentre outros. Os resultados alcançados mostram como a relação entre monitor e monitorado permitiu a chegada do aluno cego até o fim do curso, assim como potencializou diferentes conhecimentos na atuação do monitor.