Curso de Matemática - CUNTINS
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise epidemiológica da pandemia de Covid-19 em Cametá durante o ano de 2021(2023-11-24) BRITO, Sandro Willian Viana; SILVA, Júlio Roberto Soares da; http://lattes.cnpq.br/1449991706012638Na pandemia de COVID-19, a rápida disseminação do Coronavírus torna desafiador entender sua evolução. A modelagem matemática é essencial para estudos epidemiológicos. Neste artigo, abordamos um estudo de caso do tipo ex-post-facto em 2021 no município de Cametá, Pará, usando modelos SIR, SIRS e Verhulst. Com dados reais, ajustamos curvas usando o modelo logístico para casos confirmados e recuperados, e estimamos parâmetros dos modelos SIR e SIRS. Essa abordagem possibilitou simulações numéricas, compreendendo aspectos como taxa de reprodução, incidência, transmissão, casos e picos. Isso contribui para entender o impacto local da pandemia, orientando estratégias de saúde pública e controle do vírus.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um efeito geométrico da curvatura de Gauss(2024-04-29) RIBEIRO, Josenilda Baia; SILVA, Júlio Roberto Soares da; http://lattes.cnpq.br/1449991706012638O presente trabalho busca estudar e classificar os pontos críticos de funções de duas variáveis baseado em resultados da Geometria Diferencial de curvas e superfícies. O trabalho estrutura-se em uma pesquisa bibliográfica trazendo várias informações sobre curvaturas de superfícies e por meio do efeito geométrico da Curvatura Gaussiana classificar esses extremos em máximo, mínimo ou ponto de sela.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino da probabilidade por meio de oficinas pedagógicas: uma experiência do Programa Residência Pedagógica no ensino médio(2023-12-13) RODRIGUES, Juliane do Socorro Melo; SMITH, Daniele Esteves Pereira; http://lattes.cnpq.br/5021063268238972O Programa Residência Pedagógica (PRP) é pautado na formação de licenciandos em nível superior, preparando-os para a Educação Básica a partir do exercício de ações ativas que articulam a relação entre teoria e prática profissional docente. Partindo desta premissa maior este artigo relata o desenvolvimento do uso de oficinas pedagógicas como estratégia de ensino de probabilidade para estudantes do Ensino Médio em uma escola pública no município de Cametá/PA como parte das ações de um núcleo de matemática do PRP. O principal objetivo da oficina foi utilizar jogos, experimentos e simulações para explorar os conceitos e as aplicações da probabilidade. Entre os resultados obtidos, apresentamos tanto em termos de aprendizagem dos alunos quanto de formação dos residentes com destaque para as contribuições da oficina no desenvolvimento de habilidades matemáticas, pedagógicas e tecnológicas, bem como para a vivência de ações formativas reais no ambiente escolar que impulsionam a formação de futuros professores de matemática. Concluímos que a oficina foi uma experiência enriquecedora e motivadora, que possibilitou aos residentes e aos alunos uma abordagem lúdica e significativa da probabilidade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Impactos econômicos e sociais da Covid-19: análise comparativa entre as áreas urbanas e rurais de Baião, Pará(2024-10-01) RIBEIRO, Fabíola Campelo; MENEZES, Paula Rita da Silva de; COSTA, Ulisses Weyl da C.; http://lattes.cnpq.br/5333177784685850; https://orcid.org/0000-0003-1368-3173; SANTOS, Dalmi Gama dos; http://lattes.cnpq.br/3556920128741553; https://orcid.org/0000-0001-6391-9426O presente artigo analisa as desigualdades econômicas exacerbadas pela pandemia de COVID-19, comparando os impactos entre áreas urbanas e rurais de Baião, Pará. A pesquisa, conduzida no âmbito do Projeto IoT para Monitoramento de COVID-19, coleta dados quantitativos que revelam as dificuldades enfrentadas por comunidades de baixa renda e vulneráveis, com destaque para a zona rural, onde problemas de acesso a serviços essenciais agravam a situação. Paralelamente, foi realizada uma pesquisa de campo na Zona Rural em tendo os dados coletados na Vila de Massaranduba como base para a análise sobre as dificuldades locais. Os resultados indicam a necessidade de políticas públicas direcionadas para mitigar os efeitos da pandemia de forma equitativa, considerando as especificidades de cada região. A triangulação dos dados permite uma visão abrangente e detalhada, fornecendo subsídios para estratégias de recuperação mais justas e inclusivas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da matemática para o estudo dos buracos negros(2023-03-29) DANTAS, Ingrid Cristina Leão; CUNHA, José Renato Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9849047969488887Quando se fala em Buracos Negros, geralmente vem à cabeça a imagem de um “vazio” no meio do espaço que suga tudo que existe ao seu redor, algumas pessoas até criam teorias sobre viagem no espaço-tempo. Tendo em vista que muito do conhecimento que temos atualmente sobre buracos negros, apesar de ainda não se conhecer muito sobre eles, é graças a matemática. O presente trabalho trata sobre a importância da matemática no estudo dos buracos negros, a fim de mostrar como seu envolvimento foi vital para que se pudesse saber o que se sabe hoje sobre eles. Para tanto, foi necessário mostrar sua participação desde a teorização no século XX, até o registro em imagem obtido nos últimos anos, maior prova que se tem de sua existência até agora. Assim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, em que os dados foram coletados por meio de pesquisa em livros, artigos e outros trabalhos publicados sobre o tema para validar sua confiabilidade. Diante disso, verificou-se que a matemática esteve presente em todos os processos envolvendo esses objetos, em que foi possível concluir que se não fosse a matemática, talvez nem sequer teria conhecimento de sua existência.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Programa Residência Pedagógica: a utilização das oficinas pedagógicas no ensino de matemática(2023-11-27) ASSUNÇÂO, Lucas Lopes; MORAES, Luis Fernando Sá; SMITH, Daniele Esteves Pereira; http://lattes.cnpq.br/5021063268238972; http://orcid.org/0000-0001-6982-8357O objetivo do presente trabalho foi verificar as possíveis contribuições de oficinas pedagógicas de matemática na formação de estudantes do Ensino Médio, dentro do contexto do plano de trabalho desenvolvido pelo Projeto Residência Pedagógica - PRP Núcleo Matemática Cametá 2023. A oficina aplicada tratou da temática sobre propriedades de potências e, foi dividida em três momentos, a saber: a formação dos residentes, a aplicação na Instituição de Ensino Superior (UFPA) como uma oficina piloto e, por fim, a aplicação na escola campo onde o projeto desenvolve seu plano de trabalho de Ensino Médio. O estudo qualitativo utilizou o método de estudo de caso e, concentrou a análise dos resultados em informações coletadas a partir de questionários aplicados, rodas de conversa e produção dos participantes da proposta. Os resultados apontaram que a grande parte da turma do Ensino Médio participantes da oficina tiveram seu primeiro contato com esse tipo de metodologia durante a realização das atividades implementadas pelo PRP, tendo assim pouco conhecimento sobre esse tipo de abordagem em sala de aula. No entanto, a oficina sobre propriedades de potências foi considerada útil pela maioria dos alunos, ajudando a relembrar o assunto e mostrando o potencial para favorecer o aprendizado. O trabalho enfatizou a importância da Residência Pedagógica na formação de professores e destacou a funcionalidade das oficinas pedagógicas para o ensino de matemática. A implementação prática dessas atividades mostrou ser uma forma dinâmica e eficaz de ensinar, facilitando a compreensão dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Um relato de experiência do PIBID: o uso de jogos para o ensino das operações aritméticas na EMEIF Santa Terezinha em Cametá/PA(2023-12-07) VIANA, Adriano de Carvalho; ARRIFANO, Leila de Lourdes Pinto; PEREIRA, Rubenvaldo Monteiro; http://lattes.cnpq.br/2292002732422870Neste relato de experiência, inserido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental (EMEIF) Santa Terezinha, em Cametá, Pará, destaca-se a aplicação bem-sucedida de jogos educativos para o ensino das operações aritméticas. A estratégia adotada foi fundamentada em teorias que ressaltam a importância da interação social e da construção ativa do conhecimento pelos alunos. Os jogos foram implementados de forma criativa e contextualizada, incentivando a participação ativa e a colaboração dos estudantes. A integração eficaz entre os jogos e inquéritos, aliada à ludicidade, mostrou-se altamente eficaz. Isso permitiu que os alunos aplicassem as estratégias aprendidas em problemas mais desafiadores, ampliando sua compreensão das operações aritméticas. Apesar dos desafios iniciais enfrentados, como a falta de motivação dos alunos e o contexto de ensino híbrido, os resultados foram positivos. Os jogos educativos se revelaram uma ferramenta poderosa para tornar a matemática mais acessível, desmistificando conceitos e despertando o interesse dos alunos de maneira significativa. Essa abordagem pedagógica mostrou-se eficaz em criar um ambiente de ensino envolvente e eficiente, especialmente durante o período desafiador do ensino híbrido que caracterizou essa experiência educacional. Os resultados obtidos ressaltam a importância de estratégias pedagógicas inovadoras, como a integração de jogos educativos, para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficaz, interessante e adaptado às necessidades dos estudantes. Essa prática sugere um caminho promissor para o aprimoramento da educação matemática, contribuindo para a formação de alunos mais engajados e competentes.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Sistemas dinâmicos: dinâmica da ferradura de Smale(2023-11-24) CARMO JUNIOR, Benedito Guimarães do; SANTOS, Dalmi Gama dos; http://lattes.cnpq.br/3556920128741553; https://orcid.org/0000-0001-6391-9426Sistemas Dinâmicos na matemática, é uma área ativa que estuda o movimento de partículas ao longo do tempo. Ela é utilizada em diversas áreas do conhecimento, atraindo matemáticos, físicos, epidemiologistas, economistas e biólogos. A pesquisa é de caráter Bibliográfica cuja foi desenvolvida durante um projeto de iniciação científica em 2020/2021, com base em estudos de diversos autores, incluindo Villate (2007), Silva (2018), Ferreira (2007) e Gelfert (2017). O objetivo da pesquisa é abordar a teoria dos Sistemas Dinâmicos deterministas, com ênfase na Ferradura de Smale, uma forma geométrica que ajuda a descrever a imprevisibilidade em sistemas dinâmicos, especialmente caóticos. Os objetivos específicos incluem a definição de conceitos introdutórios, a apresentação da construção da Ferradura de Smale e a explicação da conexão topológica entre a ferradura e a dinâmica simbólica. A primeira seção da pesquisa aborda definições importantes da teoria dos Sistemas Dinâmicos, como transformações órbitas, pontos fixos, atratores e repulsores, preparando o leitor para a seção subsequente. Por fim, a pesquisa explora o Sistema Dinâmico Ferradura e sua relação com a dinâmica simbólica.