Navegando por Assunto "ensino superior"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Experiências formativas da iniciação à docência no residência pedagógica – Núcleo Biologia/Bragança(2023-10-21) OLIVEIRA, Joelder Ramos de; SILVA, Maiana de Cássia da Silva e; SILVA, Ana Paula Matos e; RODRIGUES, José Augusto dos Reis; REIS, Alailson da Silva; FREITAS, Liliane MirandaO Programa Residência Pedagógica, lançado em 2018, pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES), é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores, que se articula aos demais projetos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e ao Programa Nacional de Professores da Educação Básica (PARFOR). O PRP vem promovendo o fortalecimento da formação de 24 residentes e dois voluntários dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará do Campus Universitário de Bragança. Os residentes atuam em três escolas campo estaduais do município de Bragança-PA, com a orientação de uma docente da UFPA e a supervisão de três preceptores, professores de Biologia destas escolas, com o propósito de propiciar um ensino mais significativo aos alunos e a construção de saberes docentes, provenientes da troca de experiências entre os professores experientes e os residentes. É nesse contexto que os residentes entraram no processo de iniciação à docência, isto é, no contato direto com as escolas e práticas dos professores. Um processo extremamente importante e positivo, uma vez que suas experiências se tornam chão fértil para a elaboração de saberes docentes, visando uma educação com um ensino construtivo e significativo, a partir da ampliação da percepção do que é vivenciado na realidade escolar (SANTOS; SCHWANTES, 2010). Consideramos que as experiências vivenciadas pelos residentes, serão amplamente decisivas para tomadas de decisões quanto ao seu ingresso neste universo chamado trabalho docente. Segundo Zeichner (2001), ao se sentir inserido em seu suposto ambiente de trabalho, pode identificar-se como um mediador na construção do conhecimento e assim, sentir-se capaz de construir culturas e vidas. Partindo dessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo analisar as experiências formativas vivenciadas pelos residentes do PRP Núcleo Biologia/Bragança, a fim de refletir sobre os impactos do PRP na iniciação à docência desses futuros professores.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Transição e adaptação ao ensino superior: uma abordagem dos desafios e motivações de estudantes deslocados do campus universitário de Bragança da Universidade Federal do Pará(2023-12-19) SILVA, Eviny Larissa Oliveira da; CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/0513878271743181O presente estudo aborda acerca da transição e adaptação de estudantes deslocados, buscando conhecer e compreender os desafios e motivações de estudantes que se deslocam de seu lugar de origem para ingressar no ensino superior. O estudo realizou-se com estudantes do campus universitário de Bragança (CBRAG), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Nesse sentido, possibilitando compreender que a transição e adaptação ao ensino superior é marcada por muitos desafios, sejam econômicos, sociais, familiares ou emocionais; bem como, conhecer quais as motivações para continuar a estudar. Além disso, o presente trabalho possibilita que as Instituições de Ensino Superior tenham uma nova percepção e melhor entendimento a respeito dos desafios enfrentados por seus estudantes universitário.