Navegando por Assunto "Youth and adult education"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Educação de jovens e adultos na Amazônia marajoara: desafios e perspectivas para a emancipação social no município de Curralinho/PA(2019-01-17) LEÃO, Tânia dos Santos Costa; COSTA, Eliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/7752492408860587; https://orcid.org/0000-0002-5036-3147O presente estudo tem como objeto a Educação de Jovens e Adultos na Amazônia marajoara, com a perspectiva de problematizar e refletir esta modalidade como um possível mecanismo de emancipação social para aqueles sujeitos que foram colocados à margem. Para tanto, busca-se em geral discutir a contribuição da EJA como mecanismo de emancipação social, para os jovens e adultos de Curralinho, alunos dessa modalidade de ensino, principalmente, dos que estudam na escola “Manoel Duarte”. De modo específico pretende-se: verificar se o Estado brasileiro ao longo da história tem tratado a EJA como um direito ou ação compensatória; compreender o desenvolvimento dessa modalidade de ensino em Curralinho e, também, refletir sobre a importância da EJA para a vida em sociedade de jovens e adultos no Marajó. E por fim, procuramos conhecer, por meio das narrativas orais, as percepções de docentes e discentes sobre a EJA na escola “Manoel Duarte”, elencando sentidos e significados atribuídos por esses agentes a essa modalidade em Curralinho. Em vista de alcançar os objetivos propostos adotamos os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica realizada em livros e artigos cuja a EJA é a principal referência; pesquisa documental tendo como principal documento a proposta curricular do município. Os dados foram coletados também, por meio de entrevista semiestruturada realizadas com três alunos, três professores uma coordenadora pedagógica os quais, fazem parte do universo da EJA, na escola, lócus da pesquisa. A leitura e interpretação dos dados empíricos à luz da análise de conteúdo possibilitaram constatar que a EJA em Curralinho em parte auxilia jovens e adultos subalternos no ingresso efetivo na sociedade, como cidadãos de direitos, que refletem sobre suas ações, cientes dos deveres e, principalmente, dos direitos que têm. Porém, a falta de compromisso por parte do governo municipal para materializar a EJA enquanto direito, implica de forma negativa no desenvolvimento de muitos desses alunos, e, sobretudo, no desenvolvimento educacional do município. No que corresponde a organização da EJA, na escola lócus da pesquisa, constatamos que não há um planejamento específico. Aliás, essa modalidade se apresenta como um apêndice na escola. Entendemos que a EJA, em Curralinho e na escola lócus, carece de um trabalho integrado e articulado entre gestão municipal e gestão escolar, coordenação pedagógica e professores. Concluímos que a EJA, embora, os problemas enfrentados, têm provocado mudanças na vida dos educandos. Os professores demonstraram que, por meio de seus esforços e conhecimento ajudam os alunos vislumbrarem e lutarem por um futuro diferente da realidade que vivenciam.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação de Jovens e Adultos: as facetas da evasão na EJA 1ª e 2ª etapa da EMEF “Castelinho do Pequeno Príncipe, do Bairro Vila Nova, no município de Novo Repartimento/PA(2018-03-13) HORA, Adilson da Silva da; OLIVO, Gerson Dias; http://lattes.cnpq.br/1800155355400254Este estudo que está subordinado ao tema ―Educação de Jovens e Adultos: as facetas da evasão na EJA 1ª E 2ª etapa da EMEF Castelinho do Pequeno Príncipe, do bairro Vila Nova, no município de Novo Repartimento/PA‖ tem como objetivo principal, investigar os principais fatores que levam ao alto índice de evasão na Educação de jovens e Adultos da escola acima supracitada. Sendo assim, para alcançar tal objetivo, realizou-se, primeiramente, uma pesquisa bibliográfica através de material já elaborado, constituído de livros, artigos científicos, resoluções, legislações pertinentes e publicações, com o intuito de obter informações concretas sobre a temática apresentada. Logo em seguida, foi realizada uma pesquisa de campo, cujos sujeitos participantes foram 20 (vinte) alunos da EJA – 1ª E 2ª etapa, 2 (dois) professores dessa modalidade de ensino e a diretora da escola. Para a coleta dos dados, utilizou-se um questionário constituído de 10 (dez) perguntas fechadas, que foi aplicados aos alunos, como também, por meio de 2 (duas) entrevistas com perguntas abertas, sendo que uma foi constituída de 5(cinco) questões, aplicada aos professores, e a outra constituída de 4 (quatro) questões, direcionadas à diretora do campo da pesquisa. Os resultados mostraram que são muitos os fatores que têm contribuído diretamente para ao alto índice de evasão escolar de alunos da EJA, da escola ―Castelinho do Pequeno Príncipe‖, dentre os quais, destacam-se a necessidade de grande parte dos alunos terem que trabalhar e não ter tempo para estudar, as dificuldades de aprendizagem, a falta de políticas públicas para essa modalidade de ensino, a falta de professores com formação específica para trabalharem com Jovens e Adultos, a falta de projetos que poderiam ser elaborados e executados pela escola, visando aumentar o interesse e, consequentemente, a participação efetiva dos alunos, desde o começo até o fim do ano letivo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação de jovens e adultos: desafios do/no processo de ensinar e aprender conteúdos matemáticos nesta modalidade de ensino(2022-07-12) NASCIMENTO, Gleice Souza do; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006O presente Trabalho de Curso (TCC), é resultado de uma pesquisa qualitativa, tendo como foco de estudos a Educação de Jovens e Adultos EJA, com objetivo de investigar possíveis fatores que possam estar interferindo e desafiando as práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem da matemática na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA. A pesquisa se caracteriza como descritiva, quanto ao seu enfoque como de caráter exploratório. A fundamentação teórica que sustenta esta pesquisa, foi baseada nas leituras de livros, teses, dissertações e artigos que discutem a temática investigada, possibilitando a compreensão dos desafios de trabalhar neste nível de escolaridade e nesta modalidade de ensino. As informações foram constituídas por meio de uma pesquisa de campo com cinco professores que ensinam matemática em uma escola pública do município de Castanhal - Pará. Os resultados apontam que embora os profissionais que atuam como professores na área da matemática apesar de demostrarem grande diligência em desempenhar uma boa pratica pedagógica e possuir boa relação entre o profissional e o aluno, ainda têm grande necessidade de uma capacitação na área para trabalhar essa modalidade de ensino em sala de aula, há uma necessidade de um olhar voltado às necessidades desses profissionais e alunos aos quais lhes são atribuídas grandes responsabilidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação de jovens e adultos: uma abordagem histórica com interfaces no modelo educacional brasileiro(2024-02-20) SANTOS, Ricardo Nascimento dos; GOUVÊA, Marcos Vinicius Orguen; http://lattes.cnpq.br/6103683965789982O trabalho apresenta uma temática voltada a educação de Jovens e Adultos: uma abordagem histórica com interfaces no modelo eduacional brasileiro a partir de uma pesquisa qualitativa descritiva e bibliografica documental realizada em livros revistas indexadas documentos oficias brasileiros publicados pelo sistema educacional a base teorica esta pautada nos autores D’ Ambrósio, Di Pierro, Haddad, Sampaio, Oliveira demais citadas no corpo do trabalho Objetivo analisar o contexto historico politico pedagogico da EJA com destaque a importância avanços e retrocessos na melhoria do aprendizado entre docentes e discentes.Justificativa está na celeridade das soluções de problemas existentes que acompanham os sujeitos da EJA mesmo após as mudanças estabelecidas na sua base legal Problematização está relacionada a hipótese de que as mudanças não condizem com as reais necessidades das alunos.Questão investigativa saber se os direitos adquiridos preencheram as lacunas existentes entre os discursos e as práticas. Resultado apresentou 13 trabalhos lidos na integra identificadas pelos titulos autores ano de publicação. Considerações Finais a base legal da EJA solidificada em leis e demais organismos educacionais trouxe grandes mudanças no entranto docentes e discentes tem dificuldades de programar a efetivação dos benefícios agregados a essas mudanças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação de jovens e adultos: uma escuta dos desafios docente na prática da inclusão no ensino fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática em Bragança-PA(2019-08-30) VILA NOVA, Jennifer Damiane Baia; CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/0513878271743181O estudo aqui apresentado objetivou averiguar como ocorre as práticas educativas de inclusão para alunos da EJA em uma escola de Ensino Fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, uma vez que à literatura vem levantando discussões sobre a grande dificuldade pedagógica do professor em desenvolver no aluno com deficiência a aprendizagem para sua habilidade social. O estudo foi realizado em uma turma de 3ª Etapa do Ensino Fundamental com dois professores das disciplinas especificas (Português e Matemática) e a professora do AEE. Foram realizadas observações no cotidiano de sala de aula, assim como entrevistas narrativas com esses profissionais, suas narrativas estão ancorando a tessitura desenvolvida no estudo. Os traçados metodológicos encontram-se ancorados a pesquisa qualitativa nas concepções de BOGDAN E BINKLEN (1994), CASTRO (2017) e LUKDE e ANDRÉ (2015). As informações foram coletadas por meio de: observação das práticas pedagógicas dos professores no contexto da inclusão na EJA, entrevistas narrativas e documentação fornecida pela professora do AEE. Os resultados obtidos revelam a grande dificuldade dos docentes em desenvolver estratégias para contemplar o ensino do alunos com necessidades educativas na modalidade da EJA, uma vez que esses professores não encontram apoio em seus parceiros de trabalho e não tem formação voltada para a Educação inclusiva.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A educação de jovens e adultos: uma perspectiva para o ensino regular(2019-12-19) BRAGANÇA, Eduardo Cezar de Sousa; GOMES, Ana Silvia Alves; http://lattes.cnpq.br/8931710609650724; https://orcid.org/0000-0003-0310-0413; RAPOSO, Elinete Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6737474841439654; https://orcid.org/0000-0001-8995-0296O presente trabalho tem como finalidade apresentar uma prática pedagógica realizada na Escola estadual de ensino fundamental e médio Santos Dumont (no segundo semestre de 2019), no âmbito do Estágio de Docência III, do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA. Este tema consiste no desenvolvimento de atividades de prática profissional assistida e supervisionada em escolas da rede pública, tendo em vista a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas etapas 1 e 2 do ensino fundamental. Esse trabalho, em formato de artigo, visa relatar e refletir sobre vivências ocorridas na referida escola, no período de sua realização. A proposta didática da aula aplicada tinha propósito alertar os alunos o perigo deste produto a margarina, onde foi trabalhado de forma interdisciplinar para que houvesse um aprendizado mais significativo a respeito do assunto abordado e como resultado a proposta foi bem aceita pela turma, havendo uma maior interação e socialização entre os alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Evasão escolar na educação de jovens e adultos: um estudo na EMEF Castelinho do Pequeno Príncipe(2018) SOUZA, Rosalvo Rocha de; SOUSA, Raimundo; http://lattes.cnpq.br/1089293183580986Este trabalho trata sobre a realidade da Educação de Jovens e Adultos no município de Novo Repartimento, especificamente sobre a evasão escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Castelinho do Pequeno Príncipe. A partir de referencial teórico e de pesquisa de campo foi descrita e analisada as causas da evasão escolar, problemática esta que afeta boa parte das escolas brasileiras, revelando um quadro grave da educação pública. Os resultados da pesquisa, obtidos através de questionários, revelaram que nos anos 2015 e 2016, o percentual de evasão escolar atingiu 55% e 45% respectivamente. Os fatores que contribuíram para esta situação foram os mais diversos, dentre os quais, segundo professores e alunos, cansaço físico, gravidez, aulas desinteressantes e problemas de saúde.