Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Youth and Adult education"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Evasão escolar na educação de jovens e adultos
    (2024-07-04) NUNES, Michelli dos Santos; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066
    A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que busca oferecer oportunidades de aprendizado para aqueles que não tiveram acesso ou não concluíram a educação básica na idade adequada. Apesar dos esforços para democratizar o acesso à educação, a evasão escolar na EJA continua sendo um desafio significativo. O objetivo geral desta pesquisa é investigar as causas e consequências da evasão na Educação de Jovens e Adultos, buscando compreender os fatores que contribuem para esse fenômeno e propor estratégias para enfrentá-lo, considerando a realidade do estado do Pará, em escolas municipais da educação básica como Ipixuna do Pará. E por objetivos específicos identificar os principais motivos que levam os alunos a abandonar os estudos, analisar o impacto da evasão na vida pessoal e social dos alunos, e analisar a proposta de intervenção e políticas educacionais são os objetivos específicos desta pesquisa. Utilizando uma abordagem bibliográfica, exploratória, qualitativa e descritiva, a pesquisa revela que questões socioeconômicas, infraestrutura inadequada, material didático insuficiente e a necessidade de melhor capacitação docente são fatores críticos que contribuem para a evasão escolar. O impacto da evasão é profundo, afetando negativamente a inclusão social e as oportunidades de desenvolvimento dos indivíduos. Portanto, é essencial desenvolver políticas educacionais e intervenções específicas que melhorem as condições de aprendizagem e promovam a permanência dos alunos na EJA.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A prática pedagógica dos professores do ensino da educação de jovens e adultos: dificuldades e desafios
    (2018) GOMES, Marivalda Correa; AZEVEDO, Antonio Reis Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/6909197579392941
    Este estudo discute a prática pedagógica voltada à Educação de Jovens e Adultos - EJA. Iniciando por uma breve revisão histórica, seguindo com a obrigatoriedade e com a necessidade de uma prática pedagógica voltada a singularidade e totalidade do sujeito. Abordando as realidades e perspectivas junto as necessidade dos métodos educacionais, analisando as dificuldades e desafios que são encontrados na EJA, para que as dificuldades sejam discutidas e soluções sejam apresentadas, valorizando o melhor desempenho da aprendizagem e aproveitamento dos alunos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A prática pedagógica dos professores no centro de educação de jovens e adultos (CEEJA) Profª Maria Oscarina Silva Pereira
    (2019-05-07) RODRIGUES, Andréa dos Santos; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250
    A presente pesquisa visa ampliar a compreensão da prática pedagógica docente na Educação de Jovens e Adultos, especificamente, no Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos, o qual apresenta uma metodologia de ensino personalizada, a partir de um levantamento teórico acerca das políticas públicas da EJA buscando delinear o processo da prática pedagógica e o compromisso docente. A metodologia adotada está baseada na pesquisa ação, na abordagem qualitativa que possibilitou uma reflexão e aproximação maior em relação ao meu objeto de estudo, como técnicas foram utilizadas a entrevista e observação participante, baseadas em Gil (2008), Chizzoti (2003) dentre outros. O enfoque teórico está fundamentado por Freire (1997), Gadotti (2007), Souza (2012) e diversos autores que são explanados ao longo do trabalho fomentando essas ideias. Essa pesquisa serve como conhecimento e identificação de como acontece a prática dos professores do referido campo e suas implicações e contribuições no processo de ensino aprendizagem, e na vida dos alunos, no sentido de refletir e rever a metodologia aplicada e o verdadeiro papel da escola na sociedade. Sendo assim, se faz necessário que essa modalidade de ensino tenha um caráter menos assistencialista e mais reflexivo e crítico, sempre respeitando as particularidades de cada sujeito para que seja possível compreendê-lo em sua totalidade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos: uma experiência na escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na comunidade quilombola Piratuba
    (2018-07-24) PEREIRA, Maria das Graças da Silva; AVIZ, Larissa de Nazaré Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/1981446092851473
    Este trabalho traz uma pesquisa realizada com a 1ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos da Escola Nossa Senhora do Perpetuo Socorro da Comunidade Quilombola Piratuba localizada na PA, há 150km do município de Abaetetuba/Pa. É uma pesquisa que busca compreender um pouco mais sobre ensino que vem sendo desenvolvido nessa comunidade. Esta pesquisa tem como objeto de pesquisa a prática pedagógica da EJA, especificamente, nas práticas de ludicidade, desenvolvidas na turma de primeira etapa da Educação de jovens e Adultos da Escola Nossa Senhora do Perpetuo. Tem como objetivo geral compreender a prática pedagógica desenvolvida na 1ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos da Escola Nossa Senhora do Perpetuo Socorro da Comunidade Quilombola Piratuba, localizada na PA. Metodologicamente a pesquisa está baseada na abordagem qualitativa, onde foi possível ir no lócus para compreender a prática pedagógica desenvolvida pela professora titular, foi possível também realizar as atividades práticas com os alunos da turma da 1ª Etapa da EJA na perspectiva lúdica com objetivo de enfatizar a valorização e a consolidação da cultura local. Desse modo, acreditamos que é a pesquisa de suma importância não só por questões pessoais, mas também, por nos dá a oportunidade de socializar saberes e conhecimentos que nos leva a reflexão sobre tal temática e sua contextualização na Amazônia Paraense.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA