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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    “Como educar crianças feministas”: visibilidade das mulheres no ensino de História através de oficinas para o combate à violência
    (2022-07-07) CAVALCANTE, Ândria Vitória Nóbrega; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
    O presente artigo discute a problemática do apagamento da história das mulheres no ensino e na historiografia, as consequências desse silenciamento, como por exemplo, os altos índices de violência contra a mulher, e o papel de professoras (es) na mudança desse cenário violento. Este trabalho também analisa os resultados das dez oficinas temáticas, relacionadas à estudos de gênero, que realizei em seis instituições de ensino público de Belém e Região Metropolitana. Assim, apresento como as oficinas, enquanto ferramentas pedagógicas usadas por professoras (es), possuem o potencial de contornar a ausência da história das mulheres nos currículos de ensino básico e visibilizá-las enquanto agentes históricos, promover debates em sala de aula em torno das problemáticas das opressões de gênero, e, principalmente, agir diretamente no combate à violência contra a mulher e na construção de uma sociedade pautada na igualdade de gênero.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Um estudo sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes acompanhadas no Centro de Referência Especializado de Atendimento a Mulher–CREAM/Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS em Abaetetuba-PA
    (2018) SILVA, Jessica Dias da; COSTA, Danielen Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/3158414542223235
    Este trabalho aborda as demandas de crianças e adolescentes que vivenciaram abuso sexual e encontram-se em acompanhamento familiar e/ou individual no Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher-CREAM/Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS, no município de Abaetetuba-Pará. Para apreensão do referido objeto, traçou-se como objetivo compreender os determinantes envolvidos nessa agressão, a fim de identificar a faixa etária mais suscetível; o ambiente que mais vitimiza esses sujeitos e verificar quais seus principais violadores. O percurso metodológico adotado foi a pesquisa bibliográfica e documental, de natureza qualitativa e quantitativa, com o uso de formulários de levantamento de dados previamente estruturado. Deste modo, a pesquisa apontou que a fase mais propensa ao abuso sexual se deu na infância e, principalmente, no ambiente familiar, sendo a agressão perpetrada por pessoas de confiança desta criança ou adolescente. Logo, essa violação necessita de um olhar mais atendo, o que tenderia no trabalho dos profissionais em uma articulação conjunta com outros setores que deem suporte a essas vítimas e suas famílias, sendo imprescindível que a rede socioassistencial funcione de fato, pois só uma frente de sensibilização e efetivação de direitos não garante um trabalho resolutivo e de qualidade, compreendendo que os diversos determinantes no envolto familiar necessitam de um trabalho conjunto e contínuo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Exposição de adolescentes e jovens à violência: efeitos em trajetórias de desenvolvimento de estudantes de escolas públicas em Belém - Pará
    (2019-06-28) NASCIMENTO, Bruna Thaiza Silva Nascimento; SILVA, Lúcia Isabel da Conceição; http://lattes.cnpq.br/5758168217659420; https://orcid.org/0000-0001-8871-5913
    Este estudo tem por objetivo apresentar uma discussão teórico-conceitual a respeito da ‘adolescência/juventude’ e ‘violência’, de modo a identificar os aspectos centrais que perpassam o desenvolvimento desses sujeitos. A metodologia é constituída por uma revisão bibliográfica, onde utilizamos os descritores ‘Juventude’, ‘Adolescência’ e ‘Violência’, nas bases de dados Periódico da Capes/MEC e Scientific Electronic Library Online (Scielo) e, através da leitura prévia do título, dos resumos e palavras-chave, selecionamos os estudos que trataram diretamente do tema a ser estudado. Após seleção, foram definidas três categorias de análises: 1. Concepções de Adolescência/juventude. 2. Juventude e Violência. 3. efeitos da violência nas juventudes. A revisão mostrou que o termo adolescência/juventude assume um caráter heterogêneo, na medida, em que é configurado por múltiplos significados, sendo estes relacionados às diferentes condições e trajetórias dos jovens. A violência é tratada na literatura como um fenômeno complexo, pois pode ocorrer de formas e circunstâncias diferenciadas. Já os efeitos da violência são vistos de modo amplo, pois estes são caracterizados pelos danos físicos e psicológicos a estes sujeitos. Verificou-se também que esses impactos, por vezes, estão relacionados a existência de outros fatores de risco no contexto familiar ou comunitário (uso de álcool, vulnerabilidade social, baixo autoestima, entre outros), sendo prejudiciais a esses jovens, interferindo, de modo negativo, na trajetória de vida destes. E assim, notou-se a importância do coping 4na vivencia desses sujeitos, com a finalidade de que consigam superar as adversidades.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Hotspot de violência na região metropolitana de Belém-PA: análise da distribuição espacial dos homicídios no período de janeiro de 2017 a setembro de 2018
    (2019-01-10) COSTA, Caio Leonardo Fonseca da; MELO, Paulo Alves de; http://lattes.cnpq.br/1500029883430577
    Este trabalho apresenta a espacialização das mortes violentas na Região Metropolitana de Belém no período de janeiro de 2017 a setembro de 2018. O mesmo teve como objetivo identificar os hotspots de violência, bem como os horários e períodos de maior ocorrência de homicídios na área referida, relacionando tais ocorrências às condições sócio econômicas dos municípios integrantes da RMB. A metodologia consistiu na geocodificação das ocorrências de homicídios registradas pela Secretaria Adjunta de Análise Criminal SIAC/SEGUP, as quais não possuíam coordenadas geográficas. O trabalho será disponibilizado para auxiliar na criação de políticas públicas de segurança e ainda para políticas sociais direcionadas a população mais carente e quase sempre a principal vítima da violência urbana. O método de geocodificação mostrou-se adequado para a realização de análises espaciais de crimes e deste modo, o uso das geotecnologias poderá auxiliar no trabalho de implementação de uma política de segurança pública que esteja para além do emprego direto da polícia armada, mas que envolva a um só tempo, a criação e desenvolvimento de ações educativas, culturais, esportivas, de lazer e de saúde pública para população das áreas mais vulneráveis, onde ocorrem índices alarmantes de homicídios na Região Metropolitana de Belém.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    “Onde está Tereza?”: histórias femininas silenciadas e a importância da reformulação do ensino de História
    (2023-08-29) COSTA, Bianca Karoline Silva; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
    O presente artigo busca analisar e problematizar a criação de uma história androcêntrica, que se estendeu para âmbitos educacionais a partir do nascimento da história como disciplina. O que gerou um grande impacto social para a vida das mulheres e fortaleceu o sistema patriarcal vigente no país desde o período colonial. Para além disso, este artigo busca discutir como esse silenciamento das mulheres na historiografia e o patriarcado corroboram para a prática da violência que aumenta cotidianamente mesmo com a conquistas legislativas do movimento feminista no país. É objetivo deste trabalho apresentar como solução de enfrentamento a essa violência, a reformulação do ensino de história visando as questões de gênero através de práticas de ensino e aprendizagem nas escolas. Questões estas, que estão sendo muito discutidas nos meios educacionais como debate primordial a ser colocado dentro das salas de aula para tentar conter o crescimento alarmante da violência dentro das escolas, e educar uma sociedade mais igualitária.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O perfil das mulheres idosas vítimas de violência atendidas no Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher (CREAM), no município de Abaetetuba/PA
    (2018-02) BITENCOURT, Raquel da Silva; RODRIGUES, Gisele Carneiro; COSTA, Danielen Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/3158414542223235
    Diante do aumento da longevidade, associada à violência de gênero perpetrada contra a mulher idosa, surgiu à necessidade de um estudo sobre o tema voltado para o município de Abaetetuba-PA. O presente trabalho objetivou caracterizar o perfil das mulheres idosas vítimas de violência, atendidas no Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher (CREAM) em Abaetetuba/PA, no período de janeiro de 2013 a outubro de 2017. Para tanto, utilizamos algumas literaturas que tratam a questão do envelhecimento, da violência de gênero e especificamente, da violência cometida contra a mulher idosa. Através da coleta de dados, realizada por meio da pesquisa de campo e documental, conseguimos analisar o perfil das mulheres idosas que sofrem violações de seus direitos no município. O trabalho pretende contribuir com a ínfima bibliografia sobre a temática, principalmente no município de Abaetetuba/PA, e assim, colaborar com a ampliação da discussão sobre o objeto da pesquisa, na atual conjuntura.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Práticas obsétricas anômalas: uma violação do art. 187 do código civil
    (2019-12-13) BRANDÃO, Ana Luísa Domingues Das Neves; LEAL, Pastora do Socorro Teixeira; http://lattes.cnpq.br/3244282344643324
    A presente monografia tem como objetivo principal demonstrar a utilização do artigo 187 do Código Civil como proteção legal às vítimas de práticas anômalas obstétricas, também conhecidas, de acordo com o termo adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como violência obstétrica e demonstrar como está o cenário judiciário atual acerca do assunto. Foram utilizados como métodos de estudo: levantamento bibliográfico e estudo de jurisprudência. Através da análise da teoria do abuso no exercício do direito, da origem do artigo 187 e dos elementos que o caracterizam, foi possível identificar, após a explanação sobre as práticas violentas obstétricas mais comuns, como estas se configuram como abuso no exercício do direito, como prevê o artigo em tela e quando podem resultar em dano moral. Posteriormente, foi possível identificar quando estes abusos se encontram no âmbito do direito privado e no âmbito do direito público e como o sistema judiciário brasileiro tem tomado decisões acerca do assunto. Por fim, concluiu-se que o tema em questão ainda é recente dentro do escopo do direito, destacando a importância de ser debatido na academia e levado para a sociedade, a qual precisa ter mais conhecimento sobre os seus direitos num momento tão delicado da vida.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Violência de gênero e a atuação da delegacia da mulher na Amazônia paraense
    (2018-12-13) NEVES, Luciana Carvalho das; OLIVEIRA, Marcelo do Vale; http://lattes.cnpq.br/2841179890845657; COSTA, Norma Cristina Vieira; http://lattes.cnpq.br/0195364822232443
    Trata-se de pesquisa acerca da violência de gênero no município de Bragança, Amazônia Paraense e das práticas da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) Bragança/PRO PAZ Integrado – 6ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP) Caeté. Assim, o objetivo geral é de analisar a prática dos agentes do Estado mediante as denúncias de violência de gênero, no ano de 2017. Constatamos que a DEAM Bragança, desde sua implantação, tem trabalhado no combate a violência de gênero no município de Bragança-PA; que o atendimento maioritário das profissionais da instituição pesquisada é voltado para as mulheres que se encontram em vulnerabilidade social e ressalta-se que a implantação dessa instituição no município pesquisado é um marco para a questão do combate à violência doméstica contra mulheres, crianças, adolescentes, idosos e idosas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Violências na escola: implicações para o processo de ensino aprendizagem
    (2019-06-26) COSTA, Camila Machado da; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053
    Este trabalho vem abordar algumas violências no ambiente escolar, fazendo uma breve análise de alguns conceitos de violência e suas tipologias, dando ênfase em como a violência se manifesta no espaço escolar. Tendo como objetivo geral: analisar as implicações da violência escolar no processo de ensino aprendizagem, fazendo um apanhado teórico acerca do conceito de violência e suas tipologias, e como objetivos específicos: identificar os tipos de violências e analisar as conseqüências da violência escolar para o processo de ensino aprendizagem. A metodologia é de abordagem qualitativa. Utilizou-se como instrumento a pesquisa bibliográfica utilizando como referencial teórico as contribuições de Araújo (2004), Abramovay (2002, 2015), Minayo (2018), Carvalho (2010), Levisky (2010), Stelko-Pereira e Williams (2010), por seus conhecimentos relevantes a respeito do tema. Quanto aos resultados, evidenciou-se que a violência é um fenômeno social, por tanto, está presente no espaço escolar, e causa inúmeras implicações para o processo de ensino aprendizagem dos alunos. Desta forma, concluo que a violência apresentada no ambiente escolar tende a acarretar várias implicações, como a baixa alto-estima, perda do foco nos estudo, baixo rendimento, repetência escolar e por consequentimente, evasão escolar, que também causam um descontentamento dos alunos afetados em relação ao espaço que antes de qualquer coisa, deveria instigar seus alunos a busca do conhecimento.
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