Navegando por Assunto "Urban mobility"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da infraestrutura cicloviária implantada em 2021 e 2022 em Belém-PA(2023-06-22) ALFAIA, Bruno Moraes de; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513Devido a importância da Infraestrutura Cicloviária para as cidades, houve grandes avanços na Política Nacional de Mobilidade Urbana, dando prioridade ao transporte não motorizado sobre o motorizado. No entanto, embora na Região Metropolitana de Belém tenham ocorrido implantações de ciclofaixas entre os anos de 2021 e 2022, não basta simplesmente criar novas estruturas cicloviárias, precisa-se garantir que elas atendam aos vários aspectos técnicos e legais, afim de atender o dia-a-dia das cidades. Por conseguinte, o objetivo do trabalho consiste em analisar onze ciclofaixas implantadas em Belém-PA, nos anos de 2021 e 2022, quanto ao projeto geométrico, pavimentação e sinalização, identificar os pontos críticos e propor soluções para mitiga-los. Dessa forma, foram feitas pesquisas in loco, através de levantamentos dos dados das ciclofaixas implantadas, tais como, largura das faixas de rodagem e das ciclofaixas, elementos separadores entre as faixas, tipos de sinalização, principais problemas e pontos críticos encontrados em cada trecho das ciclofaixas. Os principais resultados encontrados foram: Em uma análise de 13,6 km de ciclofaixa foram constatados 112 problemas. Das 11 ciclofaixas estudadas, 10 apresentaram irregularidade de projeto geométrico, 9 exibiram irregularidades de pavimentação asfáltica e 8 ciclofaixas tiveram irregularidades de sinalização. A ciclofaixa que mais se aproxima dos padrões do Manual de Planejamento Cicloviário 2001 (GEIPOT), é a do Portal da Amazônia e a ciclofaixa que apresenta mais desconformidades é a da Avenida 16 de Novembro em Mosqueiro. Por fim, constatou-se que apesar de a malha cicloviária ter aumentado, ainda há vários problemas a serem solucionados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cálculo do Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMSCAMP) na Universidade Federal do Pará - Campus Belém(2023-12-19) MATOS, Ana Carolina de Almeida; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513Com o passar dos anos, a crescente priorização dos modos de transportes motorizados pela sociedade, como principal meio de deslocamento, acarretou consequências negativas para o meio ambiente e desafios significativos para a locomoção. Esse fenômeno impulsionou a relevância da discussão sobre a sustentabilidade das cidades modernas.. Dessa forma, este estudo tem como objetivo investigar as condições de mobilidade urbana sustentável no Campus Belém da Universidade Federal do Pará, por meio da aplicação do Índice de Mobilidade Sustentável para Campus Universitário – IMSCamp, desenvolvido por Oliveira (2015), com enfoque no domínio de “infraestrutura”. Para isso, foram analisadas as características do campus relacionadas aos modos de deslocamento motorizados e não motorizados, bem como às questões de acessibilidade, através de questionários aplicados aos usuários do campus e a engenheiros especializados em transportes, além da realização de coleta de dados em campo, adotando-se a metodologia proposta por Oliveira (2015). O resultado do índice foi de 0,462 para o campus, em uma escala de 0, considerado muito ruim, a 1, considerado muito bom. Sendo, então, um resultado considerado insatisfatório. No entanto, em um ranking comparativo entre 04 campi universitários que empregaram o mesmo método, embora o resultado do índice tenha sido baixo, o campus de Belém posicionou-se em 2° lugar, dentre os 04 avaliados. Ressalta-se que o principal desafio identificado para o Campus Belém foi o indicador de “Infraestrutura de acesso ao Campus”, que apresentou o menor desempenho dentre os analisados. Já o indicador “Qualidade das vias no Campus” representou a maior satisfação pelos usuários. Estes resultados indicam a necessidade de ações direcionadas para aprimorar as condições de mobilidade sustentável tanto no âmbito macro, referente à cidade de Belém, como no entorno de grandes Polos Geradores de Viagem, como o Campus Belém da UFPA, podendo-se utilizar dos resultados isolados de cada indicador desse estudo para orientar estratégias de intervenção para melhorias.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) CicloGis: um Banco de Dados Geográficos para apoiar ciclistas de Belém do Pará(2024-10-10) ALVES, Pedro Paulo Vieira; BARBOSA, Estêvão José da Silva; http://lattes.cnpq.br/0650519445162390; COUTO, Danielle Costa Carrara; http://lattes.cnpq.br/4583227212550116; https://orcid.org/0000-0003-3810-1686Este artigo apresenta o desenvolvimento de um banco de dados para ciclistas em Belém, utilizando tecnologias de geoprocessamento. O objetivo é fornecer uma ferramenta eficiente para mapear rotas, identificar pontos de interesse e melhorar a segurança e a mobilidade dos ciclistas na cidade. Foram aplicadas técnicas de coleta de dados geoespaciais e análise geográfica para criar um sistema de fácil acesso. O resultado é um banco de dados que facilita a navegação, promove o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável e contribui para o planejamento urbano voltado para a mobilidade ativa.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) CicloGis: um Sistema Web para a comunidade do ciclismo de Belém do Pará(2024-10-10) GOMES, Ruan Ribeiro; BARBOSA, Estêvão José da Silva; http://lattes.cnpq.br/0650519445162390; COUTO, Danielle Costa Carrara; http://lattes.cnpq.br/4583227212550116; https://orcid.org/0000-0003-3810-1686A mobilidade urbana é um desafio persistente em diversas cidades brasileiras. Este trabalho apresenta o CicloGis, um sistema web desenvolvido para apoiar a comunidade ciclística de Belém do Pará. O objetivo do CicloGis é fornecer informações detalhadas sobre a infraestrutura cicloviária, promover a segurança e incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável. Utilizando ferramentas de WebGIS, o sistema permite acesso a dados georreferenciados sobre ciclovias, ciclofaixas e grupos de ciclismo. A metodologia inclui pesquisa de campo, design participativo e uso de tecnologias open source para desenvolvimento web. Os resultados mostram que o CicloGis é uma ferramenta eficaz na promoção da mobilidade urbana sustentável para cidades brasileiras.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de aplicativos multiplataforma: aplicação prática com uma solução para mobilidade urbana(2015-09-18) CRUZ, Kaique José Batista; LIMA, Adailton Magalhães; http://lattes.cnpq.br/3179032920191179; https://orcid.org/0000-0003-4551-637XAtualmente o desenvolvimento de aplicações móveis é uma realidade e necessidade de mercado. Assim, a busca por melhores técnicas de desenvolvimento é essencial para ganhar produtividade e concorrência. No mercado atual de desenvolvimento mobile destacam-se três plataformas principais: Android, iOS e Windows Phone. Desenvolver aplicações nativas para cada uma dessas plataformas demanda tempo, dinheiro e pessoal qualificado, pois são necessários linguagens de programação e ambientes de desenvolvimento específicos para cada um. Porém, com o desenvolvimento multiplataforma é possível gerar releases para diferentes plataformas codificando em apenas um ambiente e linguagem, e portanto, ganha-se tempo, reduz custos e aumenta a produtividade da equipe de desenvolvimento. Este trabalho relata uma aplicação prática, onde foi realizada uma revisão bibliográfica e comparação entre frameworks multiplataforma existentes, e também a implementação de uma solução para mobilidade Urbana baseada no aplicativo Rota Urbana. Este produto desenvolvido foi submetido a testes alfa e beta para validação dos requisitos e funcionalidades implementadas. Neste trabalho também são apresentados os resultados das avaliações feitas pelos usuários beta.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Micromobilidade em Belém: análise sobre sobre o projeto de bicicletas compartilhadas “Bike Belém”(2021-10-06) CRUZ, Lynnie Ferraz; OLIVEIRA, William Souza de; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513Micromobilidade refere-se a viagens curtas utilizando veículos leves, sendo eles elétricos ou não. Em Belém o relevo plano favorece a utilização do transporte cicloviário, porém o antigo sistema de bicicletas compartilhadas (micromobilidade) existente na cidade, Bike Belém, foi descontinuado em 2020. Investigar as razões desse insucesso e propor melhorias e modificações para que um novo sistema de bicicletas compartilhadas logre êxito constituem o objetivo deste trabalho. Para tanto, foram realizadas entrevistas com prepostos envolvidos na implantação do Bike Belém e aplicou-se um questionário on-line para aferir as opiniões da população quanto a essa temática. Por fim, a partir dos dados obtidos com as entrevistas e com o questionário foram feitas recomendações - à luz do Guia Micromobilidade Urbana da Agência GIZ - para uma eventual implantação de um novo sistema de bicicletas compartilhadas em Belém. Os principais resultados obtidos por meio das entrevistas foram ter conhecimento de que o projeto original foi criado propositalmente para atender apenas o centro histórico e turístico da cidade, que o projeto não sofreu adaptações para se adequar a cidade e que os índices utilizados para determinar o sucesso do projeto se davam pela quantidade de usuários cadastrados e viagens realizadas. Os principais resultados obtidos por meio do questionário foram ter conhecimento que 28% dos respondentes não residem ou trabalham/estudam no centro da cidade, que 56% possui baixa renda, que 100% utilizava as bicicletas para fins recreativos e que a maioria não era assídua na frequência de utilização das bicicletas. Concluiu-se que as principais razões para a diminuição das viagens realizadas no Bike Belém foram a baixa qualidade da estrutura cicloviária de Belém, a falta de incentivo ao uso das bicicletas do projeto e a pouca manutenção realizada nos equipamentos, que culminou com a retirada de patrocínio da iniciativa. Tem-se então que as principais medidas a serem adotadas em um novo sistema de bicicletas compartilhadas seriam envolver a gestão municipal para realizar melhorias na estrutura cicloviária de Belém e adotar um papel fiscalizador do projeto, cobrar da empresa operadora um plano de manutenção atualizado dos equipamentos e trabalhar na promoção ao uso (por meio de campanhas, tarifas atrativas e aumento do tempo de utilização da bicicleta) e educar/estimular a população sobre a importância da assiduidade para manter a iniciativa financeiramente viável.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mobilidade urbana: o problema do transporte público no município de Belém do Pará(2024-10-29) MARTINS, Davi Maciel; ROCHA, Luiz Alberto Gurjão Sampaio de Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/7046508747408574; https://orcid.org/0000-0003-1699-310XA mobilidade urbana é um problema em diversas cidades. Além disso, o estudo do sistema do transporte público coletivo pelo viés do direito, é uma forma de buscar propiciar o direito à cidade, principalmente à população mais vulnerável. Como esse é um estudo de análise da situação, foi necessário a utilização do método bibliográfico e estudo de caso. Com o intuito de entender a evolução das cidades e do modelo de locomoção rodoviário escolhida nas cidades brasileiras, principalmente na cidade de Belém do Pará. E apesar de possuir uma extensa e concreta legislação sobre o assunto, ainda não se observa o respeito completo, visto que o Plano Diretor de Belém é de 2008 e o Plano Diretor de Transporte Urbano é de 2001, ano da última pesquisa aprofundada do Estado sobre o tema. Por conta disso, é percebido um planejamento e uma gestão ultrapassada, acarretando em empresas inativadas por falta de recursos. Logo, há a necessidade de uma atualização de todo o sistema de transporte público coletivo, com o intuito de propiciar um serviço adequado para a sociedade e para as empresas prestadoras do serviço.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta de melhorias no sistema de informações do transporte público urbano de Tucuruí-PA(2018-01-25) FREITAS, Darlen Leão de; VITALINO, Matheus Rimê Feitosa; SANTOS, Marlon Braga dos; http://lattes.cnpq.br/8334916561903769A cidade de Tucuruí passa pela problemática da falta de um Sistema de Informações (SI) eficiente há anos, o que nos últimos tempos tem trazido grande incômodo para os usuários. Diante da realidade enfrentada pelos usuários do Transporte Público Urbano (TPU) do município, este estudo elaborou um novo SI que disponibiliza aos passageiros todos os informes pertinentes ao deslocamento por meio do ônibus nos próprios pontos de paradas, com dados de itinerário das linhas que atendem aquele Ponto de Ônibus, através de placas e painéis. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de informações o estudo do TPU de Tucuruí por meio da aplicação de questionários com os usuários do serviço e entrevistas com os colaboradores da Viação Tucuruí, então analisou-se o material coletado e constatou-se a necessidade da elaboração de um SI. Assim, visando suprir a lacuna do atual modo de transmissão de informes, arquitetou-se um projeto para os pontos de ônibus com placas informativas eficientes e de baixo custo. Portanto, por meio desta pesquisa, foi possível enxergar sob a visão do usuário as necessidades mais urgentes a serem atendidas para a melhoria do modal em questão, sendo a implantação do novo SI, um aprimoramento fundamental para qualidade da mobilidade urbana.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Redução na oferta de transporte público em função da pandemia de COVID-19. Estudo de Caso: linhas que operam no terminal da UFPA(2021-09-29) OTA, Vitor Hiroshi Barros; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513Em razão da pandemia de Covid-19 e das medidas de isolamento social aplicadas ao longo desse período, o setor de transporte público coletivo (TPC) vem enfrentando um momento difícil. À medida que o deslocamento diário da população foi reduzido, o TPC teve uma abrupta redução na demanda de usuários pagantes, o que desequilibrou as receitas do sistema e fez com que as operadoras reduzissem também a oferta, a fim de encontrar o equilíbrio pela redução de custos. O presente trabalho tem por objetivo identificar o percentual de redução na oferta de viagens das linhas que atendem à Universidade Federal do Pará (UFPA). Para isso, foram registrados em campo o número de viagens reais das linhas que partiam ou passavam pelos terminais de TPC da UFPA e posteriormente essa contagem foi confrontada com o número de viagens programadas para as linhas, segundo informações do aplicativo de mobilidade Moovit. A pesquisa detectou uma redução média de 39,4% na quantidade de viagens ofertadas, sendo que em três linhas (320 / 312 / 999) foram registradas reduções de mais de 70% na oferta de viagens. Dentre os dias da semana analisados, os domingos e feriados foram os que tiveram maior redução (51,6%) na oferta. O turno da tarde apresentou maior redução de viagens (44,0%) do que o turno da manhã (29,5%). Dentre os 3 meses analisados, julho apresentou a maior redução (42,9%). O trabalho registrou também uma correlação positiva moderada entre a extensão da linha e a redução de oferta, indicando que em linhas mais longas, há tendência de maior redução na oferta. Apesar dessas reduções expressivas, foi verificado um aumento gradativo na oferta entre julho e setembro, acompanhando o avanço da vacinação e redução no número de casos e internações na cidade.