Navegando por Assunto "University restaurant"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise do desperdício dos cardápios servidos aos usuários antes e após mudança no sistema de distribuição de um restaurante universitário(2019) MELO, Nathália de Oliveira; SOUZA, Ranilda Gama de; http://lattes.cnpq.br/3483753417636590; https://orcid.org/0000-0003-0811-5454; MENDONÇA, Xaene Maria Fernandes Duarte; http://lattes.cnpq.br/7489452248839331; https://orcid.org/0000-0002-0958-276XIntrodução: Na administração das Unidades de Alimentação e Nutrição, o desperdício é um fator de grande destaque, visto que se caracteriza pelas sobras dos alimentos. A avaliação do índice de resto-ingestão auxilia na compreensão e análise do desperdício. Averiguar os fatores que podem intervir no desperdício, com o propósito de corrigir, torna-se vantajoso para a UAN. Objetivo: verificar a ocorrência do desperdício através da análise dos índices de resto ingestão e satisfação no período antes e depois da mudança no sistema de distribuição de um restaurante universitário da cidade de Belém-PA. Metodologia: Estudo do tipo descritivo, exploratório, quantitativo e longitudinal realizado em um restaurante universitário (RU) situado na cidade de Belém-PA o qual serve diariamente 7 mil refeições entre almoço e jantar tendo como horário de atendimento das 11:00 às 14:00 horas e das 17:45 às 19:15 horas a comunidade universitária. Para a pesquisa foram analisados o resto ingestão e a satisfação dos usuários quanto às refeições servidas pelo RU durante 30 dias úteis do período de 2017 a 2019, com o intuito de avaliar se a mudança no sistema de distribuição do RU gerou algum tipo de impacto positivo na redução do desperdício e no aumento da satisfação. Os dados foram tabulados no programa Microsoft Excel® 2016. A análise estatística foi realizada no software Bioestat 5.3. Para verificar o grau de dependência entre variáveis categóricas, foi aplicado o teste G, considerando um nível de significância (p-valor 0,05). Resultados: Constatou-se através da análise dos índices de resto ingestão e de satisfação dos usuários que a maioria dos cardápios avaliados encontra-se dentro da faixa recomendada pela literatura, abaixo de 10% para o resto ingestão e com satisfação classificada como boa e ótima pelo usuário. Entretanto, constatou-se uma redução mínima do desperdício com a mudança no sistema de distribuição o que gerou uma pequena melhoria nos resultados do resto ingestão realizado. Conclusão: Constatou-se que a adoção de medidas de controle no processo produtivo, entre elas a mudança no sistema de distribuição, continua sendo efetiva na redução do desperdício e na satisfação do usuário.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da gestão de riscos de contratos públicos em um restaurante universitário(2021) LOPES, Sabrina Fonseca; MOTA, Elizangela Rodrigues da Silva; http://lattes.cnpq.br/1415015216081892; MENDONÇA, Xaene Maria Fernanda Duarte; https://orcid.org/0000-0002-0958-276XIntrodução: O processo licitatório, embora seja mais burocrático e processual que os demais modos de aquisição, também está sujeito a riscos que impeçam de auferir o resultado desejado que é a efetivação do contrato e a prestação do serviço ou o fornecimento de produtos. Visando minimizar estes riscos, os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal deverão implementar, manter, monitorar e revisar os controles internos da gestão, tendo por base a identificação, a avaliação e o gerenciamento de riscos que possam impactar a consecução dos objetivos estabelecidos pelo Poder Público. Objetivo: avaliar a gestão de riscos dos contratos públicos de Restaurante Universitário sob a ótica do profissional nutricionista, utilizando como critério de investigação a ferramenta da qualidade Matriz Swot. Metodologia: Estudo de natureza qualitativadescritiva, caracterizado como estudo de caso de um Restaurante Universitário (RU), de uma Instituição Federal de Ensino (IFE), localizado na cidade de BelémPA. Foram avaliados 04 (quatro) Mapas de Risco de contratos públicos vigentes para aquisições dos seguintes insumos: a) Recarga de gás liquefeito (GLP), b) Gêneros alimentícios perecíveis, c) Proteínas, e d) Materiais de limpeza. A ferramenta da qualidade Matriz SWOT analisou os fatores positivos e negativos, bem como as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças dos mapas de riscos. E para avaliar os eventos, foi a matriz 3x3 de impacto e probabilidade sendo utilizada com o objetivo de plotar os riscos e reconhecer o nível de risco. Resultados: Foram identificados 07 (sete) riscos nos 04 (quatro) mapas de riscos avaliados, os quais estão atrelados ao planejamento da aquisição e a gestão/execução do objeto de análise e apresentam seus respectivos impactos e probabilidades. 43% (n=3) dos riscos, foram classificados em médio e baixo, respectivamente. Cuja ação recomendada é o monitoramento dos riscos. Já 57% (=4) foram classificados como de alto risco necessitando de tratamento específico através da construção de um plano de ação visando mitigar e evitar o surgimento de novos riscos e de fornecer resposta imediata ao evento negativo. Conclusão: A gestão de riscos apresentouse como procedimento indispensável na avaliação dos mapas de riscos dos processos licitatórios avaliados, não somente por sua exigência em caráter legal, mas também por sua característica de aprofundamento em eventos que podem inviabilizar o êxito nas metas estabelecidas. Sendo assim, as ferramentas da qualidade: matriz swot e matriz impacto x probabilidade, filtraram os riscos para o enfoque prático naqueles com maior dispêndio de atenção, auxiliando no direcionamento de informações para a tomada estratégica de decisões.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da satisfação dos cardápios e do serviço prestado aos usuários de uma UAN universitária da cidade de Belém-Pa(2019) CALANDRINI FILHO, Edson Jair Martins; SOUZA, Ranilda Gama de; http://lattes.cnpq.br/3483753417636590; https://orcid.org/0000-0003-0811-5454; MENDONÇA, Xaene Maria Fernandes Duarte; http://lattes.cnpq.br/7489452248839331; https://orcid.org/0000-0002-0958-276XIntrodução: As Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) são espaços onde são fornecidas refeições saudáveis e seguras do ponto de vista higiênico-sanitário. Objetivo: Avaliar a satisfação dos cardápios e serviços prestados em uma UAN Universitária de Belém-PA. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, exploratório e quanti-qualitativo, realizado em um restaurante universitário da cidade de Belém-PA, o qual atende em média 7 mil refeições/dia. A pesquisa foi realizada no período de abril a maio de 2019. Por meio da aplicação de um formulário eletrônico, composto por 31 questões. Utilizaram-se as ferramentas online: googleforms e QRcode com o intuito de facilitar a participação de forma voluntária dos usuários na pesquisa. Os itens avaliados foram: (1) Cardápios: aparência, aroma, cor, sabor, textura/consistência, temperatura, variedade e valor das refeições. (2) Serviço: apresentação da equipe, atendimento, forma de distribuição, higiene do ambiente, da distribuição e dos utensílios, horário de distribuição das refeições, infraestrutura, organização do serviço, instalações sanitárias, tempo de espera na fila e sugestões. Para a avaliação do banco de dados foi utilizada análise descritiva. Resultados: Participaram da pesquisa 310 clientes, 54,8% do sexo feminino e 45,2% do sexo masculino, 43,5% na faixa etária de 21 a 25 anos, com predominância de 92,9% sendo estudantes de graduação. Com relação ao item "cardápios", constatou-se que 55,81%, 55,48% e 53,23% dos usuários, classificaram os cardápios como tendo boa aparência, cor e temperatura, respectivamente. Quanto à avaliação do serviço, os usuários classificaram como "bom": 54,52 e 50,97% para os itens "higiene do ambiente" e "infraestrutura do restaurante", respectivamente. Já com relação ao valor da refeição, 81,61% dos clientes classificaram como ótimo. Conclusão: A maioria das respostas dos usuários foram classificadas com índice "bom", auxiliando a equipe de gestores da UAN no diagnóstico efetivo sobre os cardápios ofertados, na prestação do serviço e também nas ações de melhoria contínua do atendimento, já que a maioria das respostas dos usuários foram classificadas com índice "bom".