Navegando por Assunto "Universidade Federal do Pará (UFPA)"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Acervo de obras raras da Biblioteca Central da UFPA: os impressos do século XVII(2018-12-03) MOURA, Kátia Cilene Garcia de; FERREIRA, Rubens da Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248Estuda as obras raras do acervo da Biblioteca Central (BC/UFPA) publicadas no século XVII. Busca conhecer esse acervo em suas características de raridade e estado de conservação. Utiliza a pesquisa bibliográfica e visitas ao setor de Obras Raras da BC para coleta de dados. O corpus do estudo é formado de quatro publicações: a) El ingenioso hidalgo Don Quixote de La Mancha (1605-1615); b) Les religions du monde… (1666); c) Copia de dos cartas escritas de un misionero… (1681); and d) La femme desmasquée… (1698). Revela que apenas a obra de Miguel de Cervantes encontra-se registrada no Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras. Do corpus da pesquisa, somente El ingenioso hidalgo Don Quixote de La Mancha... e Les religions du monde... possuem versões digitalizadas disponíveis na Internet. Encontra obras importantes não somente pelo valor informativo, mas também pelo valor financeiro por meio do qual podem ser qualificadas como valiosas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O bibliotecário e o uso da competência informacional: percepções dos estudantes de Biblioteconomia da UFPA(2018) PASSOS JÚNIOR, Jairo Jacques dos; FERREIRA, Rubens da Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248Aborda as percepções dos estudantes de Biblioteconomia sobre a competência informacional. Utiliza a técnica de grupo focal e entrevistas semiestruturadas. Onze estudantes de diferentes turmas de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará participaram do grupo focal. Quatro pessoas foram entrevistadas: O diretor da Faculdade de Biblioteconomia e três estudantes. Analisa os dados pela dimensão ética, estética, política e técnica da competência informacional. Mostra que a dimensão técnica e estética são as mais presentes nas percepções dos estudantes quanto ao conceito e ao papel do bibliotecário nesse tipo de competência. Verifica que os participantes do grupo focal têm dificuldades em perceber o componente político e ético. Conclui que essas dimensões precisam estar mais evidentes na disciplina Leitura e Competência Informacional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O comportamento no processo de busca da informação por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação: um estudo de caso sobre os discentes da Faculdade de Biblioteconomia no Estado do Pará(2012-03-06) PIRES, Erik André de Nazaré; COSTA, Elisangela Silva da; http://lattes.cnpq.br/9377396112463874Aborda as relações entre o comportamento durante o procedimento de busca informacional e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), tratadas numa perspectiva interdisciplinar no contexto da graduação em Biblioteconomia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Objetiva em termos gerais investigar como os alunos da graduação em Biblioteconomia realizam as suas pesquisas acadêmicas, averiguando se há êxito nos resultados obtidos, focalizando, em especial, o acesso a textos acadêmicos, para a leitura e produção textual desses discentes, que se encontram em processo de formação profissional; e, em termos específicos: a) traçar o perfil pertinente ao comportamento dos discentes de Biblioteconomia no uso de tais ferramentas tecnológicas, para a recuperação da informação, em especial no que se refere à utilização de periódicos eletrônicos como valorosas fontes de informação científica; b) verificar o hábito de leitura acadêmica por parte dos discentes; c) coletar uma quantidade considerável de periódicos científicos na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação para fomentar à leitura e auxílio no processo de recuperação da informação; d) apontar os passos para a realização de uma Avaliação de Fontes de Informação no segmento virtual com proficiência. Desenvolveram-se os procedimentos metodológicas em duas etapas: na primeira com a pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores como Kuhlthau (1991; 1999; 2004 e 2005), Castells (1999; 2002), Wilson (1997; 1999; 2000 e 2006) e abrangendo contribuições de outros pensadores sobre a temática abordada. Na segunda etapa, realizou-se um estudo exploratório e descritivo de abordagem quali-quantitativa, com aplicação de questionário contendo perguntas fechadas, abertas e híbridas. Constatou-se que os discentes apresentaram desempenho satisfatório no processo de busca informacional. Finaliza entendendo que o comportamento de busca da informação e as TIC‟s são componentes essenciais na formação do bibliotecário, sobretudo num contexto de produção e de reprodução de informações/textos em ambientes digitais, o que aponta para a construção de novos hábitos de leitura fundamentados no uso dos recursos tecnológicos disponíveis no século XXI.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A diferença na formação profissional entre arquivista e bibliotecário: por meio de observação nas atividades curriculares da UFPA(2017) SILVA, Tatyana Sousa da; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859O presente trabalho objetivou analisar e apontar as diferenças entre os profissionais Arquivistas e Bibliotecários através de sua formação na Universidade Federal do Pará, bem como identificar semelhanças e diferenças nas grades curriculares ofertadas na instituição. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados pesquisas bibliográficas e documental, através do estudo levantado no referencial teórico sobre as diferenças profissionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gestão documental: arquivo setorial do Instituto de Tecnologia (ITEC) da Universidade Federal do Pará(2017) SANTOS, Kale Tatiani Lima dos; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863O presente trabalho tem como objetivo a Gestão Documental: Arquivo Setorial do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (ITEC/UFPA), com aplicação da teoria à prática arquivística, dos benefícios que podem trazer, auxiliando primeiramente à administração na tomada de decisões, e posteriormente a história e aos cidadãos. Compreender, dessa forma a importância e a contribuição da Gestão Documental, com suas rotinas administrativas, e aplicação dos instrumentos arquivísticos, atendendo ao modelo proposto pelo Arquivo Nacional e da obrigatoriedade pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). A organização dos arquivos se inicia com a elaboração de um diagnóstico para identificar os pontos positivos e negativos, levantar suas necessidades e adequações quanto a espaço, pessoal, materiais, equipamentos necessários para propor a administração a criação ou adequação do espaço físico para receber por transferência a documentação produzida e acumulada pelo diversos setores do ITEC para: avaliação, classificação, seleção, ordenação, acondicionamento e arquivamento para a preservação e difusão da informação. A finalidade da organização dos documentos e da aplicação dos instrumentos arquivísticos na Gestão Documental é racionalizar a documentação, deixando para a posteridade os documentos constitutivos dos atos e dos fatos administrativos e acadêmicos do ITEC.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A historicidade curricular da biblioteconomia na UFPA: o ensino através dos tempos pela análise das ementas de fontes de informação(2018) MACIEL, Bruno Ferreira; CRUZ, Jane Veiga Cezar da; http://lattes.cnpq.br/7574632234863954Aborda os períodos curriculares da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA, objetivando verificar o ensino que discentes de várias épocas tiveram na disciplina Fontes de Informação, utilizando suas ementas, na qual comprova de forma documental, o conteúdo transmitido. Foram identificados quatro períodos curriculares, a saber: 1962 a 1981 (primeiro período), 1982 à 1992 (segundo período), 1993 à 2008 (terceiro período) e de 2009 até os dias atuais (quarto período). Os métodos empregados foram a pesquisa documental, de caráter qualitativo, onde buscou–se descrever todas as alterações ocorridas nas ementas de cada período até a época atual; em seguida fez–se uma análise com base nos dados obtidos na descrição ementária. Para tal, foram usadas pesquisas semelhantes ocorridas em outras áreas do conhecimento, além de uma contextualização histórica, a fim de embasar a análise. Os resultados demonstram o tipo de ensino empregado nos quatro períodos curriculares, indo de uma formação atrelada ao material impresso nos períodos iniciais do curso, até o enfoque crescente no meio eletrônico e na diversificação temática de fontes ao longo deste século XXI.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Panorama temático e metodológico das monografias do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará apresentados nos anos de 2014 a 2016(2018-01-31) BARROS, Alberiny Carneiro; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236Aborda a produção científica das monografias do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará. O objetivo geral consiste em identificar os temas, as abordagens de pesquisa e os instrumentos metodológicos mais utilizados nas pesquisas dos formandos no período temporal de 2014 a 2016. Tem como objetivos específicos: discutir o universo da produção científica, analisar os indicadores bibliométricos nas monografias dos formandos do Curso de Biblioteconomia, no período de 2014 a 2016, e evidenciar quais os temas, as abordagens de pesquisa e os instrumentos metodológicos mais utilizados no respectivo período temporal. Apresenta-se como uma pesquisa bibliográfica, tendo como fontes de pesquisa artigos, livros e base de dados. Para a coleta de dados, utiliza pesquisa documental, com caráter quantitativo, usando o método bibliométrico, que consiste em uma estatística simples para tabular e quantificar os indicadores bibliométricos analisados no estudo. Como resultado, fica atestado que os formandos do respectivo período temporal, além de abordarem diversos temas de pesquisa ligados às raízes biblioteconômicas, possuem conhecimento das linhas de pesquisa do curso, contudo, é evidenciado que existe um déficit com relação a aprendizagem dos discentes sobre os instrumentos de coleta de dados e informações. Conclui que as produções científicas em forma de monografia precisam de melhorias, e que os discentes necessitam de maior acompanhamento no ensino-aprendizado sobre o assunto metodologia, a fim de desenvolver suas habilidades e competências através da boa aplicação das abordagens de pesquisa e instrumentos metodológicos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Patentes da Universidade Federal do Pará no período de 2000 a 2017(2018) MARTINS, Iza Lydia Oliveira; CRUZ, Jane Veiga Cezar da; http://lattes.cnpq.br/7574632234863954Trata dos pedidos de patentes que a Universidade Federal do Pará faz desde 2000 até os dias atuais de 2017, mostra as unidades que mais atuam para buscar inovação tecnológica e ainda indica as áreas do conhecimento que estão relacionadas às pesquisas. A Lei de nº 9.279/1996, que regula os direitos da propriedade industrial/intelectual no Brasil em si é recente, todavia trouxe com ela a certeza da proteção legal aos inventores. Também faz analises sobre a atuação das principais universidades brasileiras com a triangulação de governo, instituição de pesquisa e setor produtivo. Fala da origem, definição e valoração da patente, documento imprescindível para o desenvolvimento da região Norte e do país. E apresenta o resultado dos pedidos, seja este a concessão temporária da carta-patente àquele inventor/criador de algo realmente novo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Patrimônio documental da faculdade de serviço social da UFPA: gestão para preservação da memória(2017) SILVA, Ivonete Conceição Marques da; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586Este estudo tem por objetivo conscientizar sobre a importância da Gestão Documental para a preservação do patrimônio documental da Faculdade de Serviço Social (FASS) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A metodologia utilizada pautou-se na pesquisa bibliográfica e na análise documental para fundamentação dos conceitos relacionados ao tema. O campo empírico da pesquisa teve como alvo a secretaria da Faculdade de Serviço Social da UFPA. A coleta dos dados foi feita por meio da observação participante realizada através do contato direto do pesquisador com a realidade dos atores da pesquisa (secretários e gestor da FASS da UFPA). Além de entrevista, com perguntadas formuladas de forma aberta e que foram respondidas pelos atores da pesquisa em uma conversa informal. Os resultados demonstraram que a preservação do patrimônio documental contribui para o fortalecimento da história e memória das Instituições e garante o direito de todo cidadão ao acesso a informação. Concluiu-se que a ausência de Gestão Documental na secretaria da FASS compromete a principal finalidade dos documentos de arquivo, que é servir para a eficiência administrativa, bem como a preservação dos documentos histórico/cultural essenciais para a memória da Universidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Planejamento de marketing em bibliotecas universitárias: aplicação na biblioteca do ICED/UFPA(2017-09-05) SANTOS, Karoline Grasielly Fernandes dos; NASCIMENTO JUNIOR, Carlos Alberto Souza do; http://lattes.cnpq.br/6520837741612534; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859As discussões a respeito da aplicação do marketing em bibliotecas universitárias têm se popularizado, à medida que as instituições buscam maneiras de se renovar e alcançar seus objetivos de forma a satisfazer o cliente final. Nesse contexto, a partir das experiências de estágio e de discussões promovidas em atividades de extensão realizadas no Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará (UFPA), surgiu a proposta desta pesquisa, a qual objetiva descrever o planejamento de marketing na Biblioteca do ICED. Tem como objetivos específicos subsidiar o planejamento estratégico e acompanhar e identificar as etapas do planejamento de marketing. Utiliza a observação participante como método de coleta de dados e analisa os dados através da análise de conteúdo. Descreve também a metodologia utilizada pela Biblioteca do ICED/UFPA para o planejamento de marketing, que consiste em triangulação como método de coleta e análise de dados, aplicando variadas técnicas (pesquisa documental, observação participante e entrevista semiestruturada, benchmarking e grupo de foco). Resulta em uma descrição metodológica da construção do plano de marketing e de seus elementos constituintes: a análise ambiental, a segmentação do público, a definição do posicionamento, das estratégias e composto de marketing (Produtos e serviços, Praça, Preço e custos, Promoção e comunicação) e do plano de ação. Conclui que o planejamento de marketing em bibliotecas universitárias possibilita um diagnóstico mais preciso da visão que os usuários têm sobre a unidade de informação, a identificação das necessidades de cada grupo distinto de usuários e a definição de um posicionamento que norteie as atividades e ações desenvolvidas a cada período planejado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Produtos e serviços de informação nas bibliotecas da UFPA: um estudo sobre a capacidade de uso por alunos do programa UNITERCI(2016-05-05) CABRAL, Irlaneide Brito; PINHEIRO, Williams Jorge Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2436502889391699O trabalho faz uma análise sobre a capacidade de uso dos produtos e serviços por alunos participantes dos projetos oferecidos pelo programa Universidade da Terceira Idade (UNITERCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA), que possui suas ações fundamentadas na extensão universitária, oferecendo atividades de inclusão social e digital para pessoas à partir de 55 anos. Apresenta um estudo de caso com a utilização de questionário misto contendo quatro perguntas aplicado a dez dos vinte alunos do projeto Corpo, Movimento e Qualidade de vida na Terceira Idade antes matriculados no projeto Atualização Cultural na Terceira Idade. Realiza uma pesquisa de campo a três bibliotecas da UFPA para que fosse investigada a participação desses alunos nesses espaços. Com a aplicação do questionário e a pesquisa de campo constata essa baixa participação de pessoas da terceira idade nas unidades de informação da UFPA e a falta de estrutura das mesmas para atender suas necessidades informacionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tecendo um olhar sobre o profissional arquivista na Universidade Federal do Pará(2016-09-29) CAVALCANTE, Celineide Rodrigues; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586Na sociedade contemporânea, a profissão de arquivista vem acompanhando com êxito os constantes avanços da tecnologia da informação e da comunicação, que ao inserir novos produtos no mercado de trabalho influenciam diretamente as funções e atividades dos arquivos e dos arquivistas. É responsabilidade do arquivista o controle, o tratamento, o acesso, a guarda e a administração de arquivos públicos e privados. Trata-se, portanto, de um profissional provedor da informação, que nos dias de hoje se tornou essencial como instrumento administrativo ou jurídico nas organizações, para o registro histórico de uma nação e o pleno exercício da cidadania. Com o objetivo de identificar a presença do arquivista na capital paraense, especialmente no contexto da Universidade Federal do Pará (UFPA), o presente trabalho propõe apresentar os motivos da alta rotatividade destes profissionais nesta Instituição. Atualmente, no Brasil, apenas 16 universidades públicas ofertam o curso de Graduação em Arquivologia e a UFPA é a mais nova Universidade a ofertá-lo, com o início de suas atividades em 2012. Diante disto, em muitos estados brasileiros há uma escassez de profissionais arquivistas no mercado de trabalho como é o caso do Pará. A partir da metodologia de pesquisa bibliográfica e documental, tem-se a apresentação da fundamentação teórica acerca da temática em estudo, a qual aborda o histórico da profissão de arquivista no contexto internacional e nacional, destaca a inserção e a alta rotatividade deste profissional na UFPA e ressalta a importância da criação desse curso no contexto amazônico. Para a pesquisa de campo utilizou-se o questionário, com respostas abertas, com todos os profissionais arquivistas, graduados em Arquivologia, em atividade ou que já exerceram a função na UFPA. Em seguida foi realizada uma análise qualitativa e quantitativa dos dados coletados utilizando a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). O resultado da pesquisa aponta que existe uma alta rotatividade de arquivistas na UFPA, porque, atualmente, a maioria dos profissionais em atividade no cargo é de outros estados do Brasil e por dificuldades na adaptação, o alto custo de vida em Belém, a pouca infraestrutura física, os recursos materiais e poucos profissionais para o pleno desenvolvimento do trabalho arquivísticos, assim que surgem melhores oportunidades de trabalhos, especialmente na sua terra natal, pedem exoneração do cargo na Universidade. As perspectivas são de que nos próximos anos esta alta rotatividade de arquivistas na UFPA e poucos arquivistas originários do Norte do país possam mudar, sendo que os alunos das primeiras turmas de Graduação em Arquivologia desta Universidade terão se formado e poderão concorrer ao cargo de arquivista nos próximos concursos públicos desta e de outras Instituições.