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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A educação inclusiva no campus universitário de Abaetetuba: reflexões sobre a percepção dos alunos com deficiência(2018-07-16) BITENCOURT, Jacqueline Reis; SANTOS, Bruno Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/8155936269324036A pesquisa tem como objetivo, descrever e analisar criticamente a inclusão da pessoa com deficiência na UFPA-Abaetetuba a partir de suas instalações físicas, e como objetivos específicos, verificar a adequação da estrutura física da UFPA-Abaetetuba que está de acordo com as normas da ABNT NBR 9050/2015; averiguar outras adequações necessárias de estruturação física para inclusão da pessoa com deficiência que não constam nas normas da ABNT NBR 9050/2015; desenvolver propostas de modificações e melhorias para acessibilidade física e estrutural na UFPA-Abaetetuba dando voz as pessoas com deficiência que precisam de uma universidade mais inclusiva e adequada às suas necessidades. Como metodologia utilizou A pesquisa é de caráter descritivo e do tipo qualitativa, ou seja, no sentido de verificar a existência de adaptações a partir da estrutura física de forma adequada ou não, ofertada na universidade para pessoas com deficiência, o ambiente universitário foi a fonte direta de coleta dos dados, permitindo analisar os dados coletados. Através das análises das fotografias podemos concluir que no Campus de Abaetetuba possuem rampas de acesso tanto no bloco antigo, como no bloco novo, porém estas se apresentam fora das normas da NBR9050, e algumas foram construídas após a construção de seu prédio como uma espécie de exigência da política de inclusão, porém possibilita o aluno com deficiência ingressar e estudar na Universidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Informações ausentes e desinformações presentes: coleção etnográfica Xikrín do Cateté(2018-12-17) SILVA, Valéria Costa; FERREIRA, Luzia Gomes; http://lattes.cnpq.br/7045722681867926Este trabalho apresenta um estudo sobre a coleção Etnográfica Xikrín do Cateté, que está sobre a guarda do Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão, na Universidade Federal do Pará (UFPA), trazendo um pouco a história do Laboratório, da coleção, como ela foi formada e seu pesquisador, além de tratar diretamente sobre os objetos com fotos e um arrolamento. A partir da observação das dificuldades encontradas com a visibilidade do Laboratório, informações sobre a coleção, sobre a reserva etnográfica, desenvolveu-se este trabalho. Atrelado a isso, fez-se uma análise sobre o curso de Museologia, sua origem, seus caminhos e descaminhos, frente às mudanças de paradigmas. Para isso, foram feitas pesquisas sobre estudos de cultura material, e termos como: colonialismo, coleção e colecionismo; não se esquecendo de observar como os Museus de Belém tem se portado com esta realidade; e como outros Museus venceram a dificuldade de aceitação social do patrimônio indígena. Conjuntamente, ponderou-se como a Museologia ajudou nesse processo de construção, trazendo a matriz curricular do curso, tanto a antiga (2009) quanto a atual (2012). Com este trabalho, espera-se que a visibilidade para o laboratório e essa coleção sejam maiores, assim como, as reflexões acerca da questão indígena no nosso estado seja uma das problemáticas mais pesquisadas dentro deste curso, que se estabelece como o representante da Região Norte.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As lives no contexto da cibercultura: reflexões a partir de docentes e estudantes da Universidade Federal do Pará campus de Altamira durante a pandemia da Covid 19(2021-12-21) SANTOS, Rose de Jesus; CORDEIRO, Leonardo Zenha; http://lattes.cnpq.br/2632651097546086; https://orcid.org/0000-0003-2474-8112Uma das principais medidas adotadas para diminuir a disseminação do vírus do Coronavírus (SARS-CoV-2), o COVID-19, foi o distanciamento social. Neste contexto, as escolas e universidades repensaram a continuidade para a realização das atividades, pois o presencial já não era mais possível. Desta forma as lives se popularizaram na web e tornou-se um fenômeno mundial, pois através delas foram realizadas aulas, debates, eventos científicos, dentre outros. Diante disto, este trabalho tem como objetivo principal refletir/analisar sobre as lives no contexto do Ensino Superior no ano de 2020/2021, como recorte a UFPA Altamira (Universidade Federal do Pará, Campus Altamira). As referências principais foram: SANTOS, E; SILVA; CASTELLS, M. A pesquisa de caráter qualitativo segundo YIN, R. (2016), assim foi aplicado um questionário direcionado a estudantes e entrevista com 2 docentes pertencentes a canais no Youtube criados e vinculados às Faculdades da UFPA Altamira, a escolha centrou-se na identificação do mais ativo em transmissões e entre os canais com mais seguidores. Foi realizada também uma revisão bibliográfica objetivando a sistematização de trabalhos sobre a popularização das lives. Assim, pode-se identificar que, as lives tornou-se um mecanismo de comunicação e interação, diminuindo o distanciamento entre indivíduos. As lives deu vida a eventos universitários e consequentemente quebrou os muros das universidades, pois o acesso a tais transmissões se tornou público.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memorial acadêmico: trajetória escolar, acadêmica e profissional(2021-10-08) CARDOSO, Elcilene da Silva; SILVA, Rozinaldo Ribeiro da; http://lattes.cnpq.br/5390493799351623Diante da busca por uma reflexão consciente sobre minhas vivencias e memorias, este Trabalho de Curso (TCC), escrito em forma de Memorial Acadêmico, tem como objetivo geral relatar a minha vida escolar, acadêmica e profissional. Nele consta toda essa minha trajetória e as situações pelas quais passei antes e durante o curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira. Evidenciando também sobre como se dá o processo educacional na vida de uma mulher que decide estudar e chegar ao Ensino Superior no Brasil, proporcionando, assim, uma melhor visão da realidade vivida por nós mulheres na busca por conhecimento e por uma vida melhor. Esse estudo possui natureza qualitativa. Nele estabeleço ainda, as relações entre as fases mais marcantes da minha vida, desde os primeiros anos escolares, até este momento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Trabalho e universidade: análise do perfil formativo de jovens trabalhadores universitários do Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI - Polo Cametá)(2019-08-31) GUEDES, Alessandro de Sá; SILVA, João Batista do Carmo; http://lattes.cnpq.br/5437954641195296; https://orcid.org/0000-0002-3170-4735Este apresenta os resultados finais da pesquisa intitulada: “Trabalho e universidade: análise do perfil formativo de jovens trabalhadores universitários do centro universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI – Polo Cametá)” orientada pelo Professor Dr. João Batista do Carmo Silva, como parte integrante do Projeto de pesquisa “Formação, Trabalho e Universidade: análise do perfil de formação de trabalhadores universitários do curso de Pedagogia no Município de Cametá/Pa. Teve como objetivo analisar o processo de formação e inserção de jovens trabalhadores universitários no mundo do trabalho, no sentido de explicitar as implicações resultantes da inserção precoce desses profissionais ainda em formação no “mercado de trabalho”. Para isso, desenvolveu-se em três fases que englobaram: levantamento bibliográfico e sessões de estudo, pesquisa documental e pesquisa de campo. Esse estudo fundamentou-se em Marx (1978), Saviani (2007), Gadotti (2000) entre outros teóricos que deram suporte para esta pesquisa. E com base na análise feita durante este estudo, destacamos que a maioria dos alunos da UNIASSELVI-Cametá 73,81% são trabalhadores, e desse percentual, apenas 17, 90% possuem trabalho formal, restando um total de 82,10% dos estudantes inseridos no trabalho informal, vale ressaltar também que 52,74% desses alunos trabalhadores possuem filhos, e 39,95% são jovens entre 18 a 24 anos de idade, e que 41,49% tem uma carga horária diária de trabalho de 8 ou mais horas, e que por esses motivos 36,63% tem disponível no máximo 2 horas de estudos, 23,73% 1 hora e apenas 0,25% disponibilizam 4 horas ou mais. Conclui-se que, por se tratar de uma universidade a distância, esse tempo de estudo afetado pela carga horária de trabalho, influencia no processo formativo destes alunos, dificultando uma formação integral.