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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atuação profissional dos egressos da Faculdade de Arquivologia da Universidade Federal do Pará(2019) RODRIGUES, Joyce da Cruz; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0001-8301-0383No Brasil, os arquivistas tiveram seu reconhecimento legal na década de 70, porém tanto a profissão quanto a Arquivologia ainda se encontram em processo de desenvolvimento e reconhecimento social, principalmente depois da inclusão da disciplina nas instituições de ensino superior do país nesta mesma década. Em 2011 o curso de Arquivologia é instituído na Universidade Federal do Pará, com o objetivo de capacitar profissionais para atuarem no Estado seja na iniciativa pública ou privada. A partir desta consideração esta pesquisa objetivou verificar a partir da experiência dos primeiros egressos do curso de Arquivologia da UFPA a preparação acadêmica e a atuação profissional no mercado de trabalho em oito anos de atividade. O universo amostral para obtenção de resultados compreende aos egressos das suas quatro primeiras turmas dos anos de 2015 a 2019 do curso de Arquivologia da UFPA. Para a compreensão deste estudo foram contemplados aspectos históricos nacionais e a participação do Estado do Pará no processo de desenvolvimento da Arquivologia. Esta pesquisa é de natureza quali-quantitativa cujo procedimentos metodológicos consistiram no levantamento de fontes bibliográficas e documentais, além da aplicação de questionário ao público alvo afim de levantar informações que mostre a opinião dos egressos sobre a formação acadêmica e a atuação profissional no mercado de trabalho nos órgãos e empresas do Estado do Pará. Os resultados obtidos com esta pesquisa apontaram para uma disparidade entre setor público Federal, setor público estadual e o setor privado e certa preocupação dos egressos para com seu futuro profissional por conta da falta de prática na academia e a flexibilização das exigências para o preenchimento do cargo de responsabilidade nos arquivos dos órgãos públicos do estado e município.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Evasão dos cursos presenciais da Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira, com ingresso nos anos de 2011 a 2013(2018-05-22) ROCHA, Simone Macedo Xavier da; CASTRO, Regina Celi Alvarenga de Moura; http://lattes.cnpq.br/6892885831453424Este estudo de abordagem quantitativa foi realizado no ano de 2017 com o principal objetivo de identificar o índice de evasão das turmas regulares ingressantes nos anos de 2011 a 2013 no Campus Universitário de Altamira. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas as listas de matrículas fornecidas pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas e as laudas de diplomação disponibilizadas pela Secretaria Acadêmica do Campus. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva. Foi identificado que a evasão ocorre em todos os cursos investigados, o menor índice, 2,9%, e o maior, 30%, foram apresentados pelo curso de Licenciatura em Ciências Biológicas para os estudantes ingressantes nos anos de 2013 e 2011 respectivamente. A média de evasão dos sete cursos oscilou entre 11,5% e 18,3%. O índice de evasão do Campus para esse período foi de 14,5%. Foi constatado um índice elevado de estudantes que não concluíram seus cursos no período regular, 42,5%.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Produção acadêmica do curso de ciências naturais UFPA - Breves (2009-2016) : panorama atual e perspectivas futuras(2017-03-08) ALVES, Rayssa Borges Dias; SALES, João Bráullio de Luna; http://lattes.cnpq.br/1304788054324708; https://orcid.org/0000-0001-5914-2124Esta pesquisa é do tipo Estado da Arte, que se caracteriza em revisar aquilo que já foi produzido e está sendo acumulado em determinada área do conhecimento. O intuito é analisar a produção acadêmica de graduados do curso de Ciências Naturais do Campus/Breves no período compreendido entre os anos de 2009 a 2016, foram pesquisadas as monografias de conclusão de curso das turmas de CN 2009, CN 2010, CN 2011 e CN 2012, totalizando 66 monografias consultadas, destas foram lidos os títulos, bem como os resumos e palavras- chave. Os dados obtidos nesse estudo indicaram que a área de Ensino de Ciências apresenta- se em 35% das monografias, seguida de Biologia com 31%, Outros Trabalhos com 30%, sendo que neste tópico foram destinados vários trabalhos relacionados a outras áreas do conhecimento, e a Física e Química com 2% ambas. Nessa caracterização das monografias de conclusão de curso dos licenciados em Ciências Naturais observamos que a tendência de tais produções são para a área de ensino, biologia e outras áreas das ciências, temos, também, as áreas de física e química com menor concentração de trabalhos, mostrando que se deve dar mais enfoque a estas áreas do conhecimento. Portanto, o presente estudo, e pioneiro na análise da produção acadêmica de licenciados em CN, demonstra que é necessário explorar áreas com menor concentração, de ter um acervo completo dos trabalhos acadêmicos, pois muitas monografias não foram citadas nesse estudo por não estarem disponíveis na biblioteca do campus/Breves ou mesmo na FACIN, espera-se que sempre sejam atualizados os documentos para futuras consultas.