Navegando por Assunto "Trabalho pedagógico"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Coordenação pedagógica: o ser coordenador/a e os desafios para coordenar uma escola remotamente(2022-07-20) CARDOSO, Élida dos Santos; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344; https://orcid.org/0000-0003-2634-4189Este artigo tem como tema a coordenação pedagógica e o trabalho pedagógico durante a pandemia. O objeto de estudo é o trabalho da coordenação pedagógica durante o tempo da pandemia. Neste sentido, o presente artigo tem como principal objetivo compreender os desafios que o/a coordenador/a pedagógico/a enfrentou com as mudanças que a pandemia do novo coronavírus trouxe para escola, além de buscar entender como esse profissional que estudou para coordenar o trabalho pedagógico na escola presencialmente, conseguiu coordená-la de modo virtual. A pesquisa primeiramente foi de cunho bibliográfico para aprofundar-se em o que é ser um/a coordenador/o pedagógico/a e como se deu a mudança na atuação desse profissional e logo após, um estudo de caso para entender como se desenvolveu seu trabalho de forma remota e quais os desafios surgiram ou se agravaram durante esse período. Para a coleta de informações realizamos uma entrevista narrativa, quando o/a entrevistado/a narra sobre si mesmo, coisas vividas por ele. Para a análise das informações utilizamos como referencial teórico autores/as como Saviane (2013), Carvalho (2017) entre outros/as. Como principais resultados apresentamos os desafios, planejamentos e organizações do trabalho pedagógico de uma coordenadora da rede pública de ensino no município de Abaetetuba, além de suas perspectivas enquanto coordenação pedagógica.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Práticas de gestão e coordenação do trabalho pedagógico e seus reflexos na qualidade de ensino em uma escola de ensino médio em Abaetetuba-PA(2025-08-27) BARBOSA, Daniele Ferreira; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831O artigo apresenta uma análise das experiências vividas durante o estágio supervisionado na Escola pública Estadual Terezinha de Jesus Ferreira Lima, localizada no município de Abaetetuba, com foco na análise das práticas de gestão e coordenação do trabalho pedagógico. Compreender como os gestores e coordenadores desenvolvem suas atividades no ambiente escolar é fundamental para identificar as ações que podem promover melhorias na qualidade do ensino. A análise foi fundamentada em autores que discutem a gestão democrática e o papel pedagógico dos coordenadores e gestores, como Freire (1996), Libanêo (2013), Luck (2000) e Nóvoa (1992), entre outros. A metodologia adotada definiu-se por uma abordagem qualitativa, com um estudo de campo que envolveu a participação direta do gestor e do coordenador pedagógico da escola. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e observação direta, possibilitando uma análise das práticas realizadas por esses profissionais. Os resultados indicaram que a colaboração entre o gestor e o coordenador pedagógico é importante para o desenvolvimento de estratégias que promovam um ensino com qualidade. Além disso, ressalta-se a importância da comunicação aberta e do trabalho em equipe entre todos os membros da comunidade escolar, pois isso fortalece envolvimento dos educadores e a responsabilidade compartilhada na busca pela qualidade de ensino. Como conclusão a pesquisa aponta que uma gestão escolar e uma coordenação pedagógica bem estruturada, alinhada a objetivos coletivos, não apenas impactam positivamente o processo de ensino-aprendizagem, mas também promovem a formação de cidadãos críticos e comprometidos com a transformação social. Assim este estudo serve como uma base para reflexões futuras e ações que visem aprimorar o ambiente educacional, reafirmando a necessidade de valorizar o papel estratégico dos gestores e coordenadores pedagógicos no contexto educacional que seja capaz de promover processos formativos mais significativos para os sujeitos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As questões de gênero no trabalho de coordenação pedagógica(2019-07-05) SILVA, Marcileide Vieira da; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344O presente Trabalho de Curso intitulado ―As questões de gênero no trabalho de coordenação pedagógica‖, tem por objetivo geral analisar como as questões de gênero emergem no exercício da função de coordenação pedagógica. De maneira específica buscou, brevemente, identificar como o trabalho de coordenação pedagógica é desenvolvido por profissionais homens e mulheres e, ainda, mapear as semelhanças e diferenças no trabalho de coordenadores homens e coordenadoras pedagógicas mulheres ponderando suas características, semelhanças e diferenças. Entende-se que a coordenação pedagógica precisa dispor de ambientes e profissionais que possibilitem a prática de valores, igualdade e respeito entre os gêneros e permita que a educação conviva com todas as possibilidades relacionadas às subjetividades de homens e mulheres. A pesquisa caracteriza-se em uma abordagem qualitativa, auxiliada de uma pesquisa bibliográfica baseadas em Deslauriers (2001), Gil (1991) e Richardson (2010), respectivamente. O referencial teórico construiu-se a partir das contribuições de autores como Saviani (2003), Libâneo (2017), Vianna (2001), Louro (1997), Scott (1995), Apple (1988), entre outros, que desenvolvem estudos nas áreas de gênero e coordenação pedagógica. Como técnica para a coleta de dados utilizou-se de entrevistas e questionário pautados em Trivinos (1990) e para a análise dos dados, optou-se pela análise de conteúdo baseado em Chizzotti (2010). Os sujeitos da pesquisa foram quatro coordenadores pedagógicos, sendo dois homens e duas mulheres de escolas municipais e estaduais localizadas no município de Abaetetuba-PA. Como resultado identificou-se que os profissionais entrevistados reconhecem que esta função de coordenação pedagógica é realizada com dedicação, compromisso e responsabilidade por ambos os gêneros, sendo um diferencial, apontado pelos entrevistados, a organização por parte das mulheres e a firmeza em relação aos homens. Concluiu-se, que há a necessidade de reflexão sobre gênero nos espaços escolares e, que o cotidiano dos coordenadores e coordenadoras pedagógicos se resume em realizar suas atribuições concomitantes às atividades não planejadas, pois, em cada ambiente educacional se constroem as possibilidades da função de coordenação pedagógica, portanto, os limites do alcance de seu trabalho também se expandem.