Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Toxoplasmosis"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Consequências da toxoplasmose pós-natal : uma revisão de literatura
    (2017-09-14) BRAGA, Alanildo Gibson; FERREIRA, Darlene Teixeira; http://lattes.cnpq.br/2634892749670751
    A toxoplasmose é uma zoonose causada pelo Toxoplasma gondii e de grande importância para a saúde pública. O homem pode adquirir a doença através da ingestão de alimentos contaminados como carne crua ou mal cozida, hortaliças, que abriguem os cistos do Toxoplasma após terem tido contato com as fezes de animais hospedeiros. Além destes alimentos, estão envolvidos, o solo contaminado e roedores infectados, ingeridos parcial ou totalmente, como consequência dos hábitos carnívoros exercidos pelos animais. O Toxoplasma gondii, agente etiológico da toxoplasmose, tem o gato como hospedeiro definitivo, e o homem e outros animais como hospedeiros intermediários. As crianças podem se infectar ao brincarem em parquinhos onde os felinos depositam suas fezes. Esta doença pode provocar graves lesões sistêmicas, variando de sinais neurológicos, osteomusculares, respiratórios a oculares, dentre outros. Este trabalho tem como objetivo demonstrar por meio de revisão literária alguns aspectos da toxoplasmose, como os de higiene, alimentos, os quais estão em evidência na transmissão da toxoplasmose bem como as consequências causadas por ela. A metodologia adotada foi através de uma coleta de dados, realizadas através de livros, artigos, foram analisados para então verificar, quais informações sobre a toxoplasmose estavam sendo abordados, através da pesquisa foi possível verificar que em muitas obras a falta de informação, mas possível obter um conhecimento melhor sobre a temática.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Neurotoxoplasmose: achados radiológicos em portadores de SIDA internados no Hospital Universitário João de Barros Barreto, de novembro de 2004 a novembro de 2005
    (2006) FEITOSA, Gerusa Ninos; Fidelix, Karolliny da Silva; SANTOS, José Antônio Brito
    A neurotoxoplasmose é uma das infecções oportunistas mais comuns encontradas em pacientes com Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA), principalmente nos estágios mais tardios da doença, quando a contagem de linfócitos T CD4 é baixa. Este estudo tem como objetivo descrever aspectos epidemiológicos, clínicos e diagnósticos da encefalite toxoplásmica em portadores de SIDA internados no Hospital Universitário João de Barros Barreto, no município de Belém, no período de novembro de 2004 a novembro de 2005. Para obtenção das informações necessárias foi utilizado protocolo de pesquisa padrão o qual foi preenchido a partir das informações coletadas nos prontuários dos participantes, os quais se encontram na Divisão de Arquivos Médicos e Estatística do Hospital Universitário João de Barros Barreto (DAME). Todas as informações foram inseridas em um banco de dados no programa EPI INFO versão 6.04b para análise estatística. No período analisado, internaram no hospital 72 pacientes com diagnóstico de encefalite toxoplásmica, no entanto, só foram encontrados 64 prontuários constituindo a população de pesquisa deste trabalho. Verificou-se que a maior parte dos pacientes era procedente de Belém (82%), e do sexo masculino (76,6%). A freqüência dos casos na faixa etária de 30 a 39 anos foi semelhante com 28,1% (18/64) em ambos os sexos. A doença foi mais freqüente em pacientes pardos (68,8%) e solteiros (71,9%). O baixo grau de escolaridade esteve presente em 40,6% (26/64) dos participantes. Dentre as manifestações clinicas: distúrbio motor respondeu com 29,6% (47/64), cefaléia 22,6% (36/64), convulsão 16,4% (26/64). A forma de transmissão do HIV observada foi a sexual com 36% (23/64) e o tempo de doença (SIDA) demonstrou-se ser de 1 a 4 anos em 39,1% (25/64) dos casos. Os achados neurorradiológicos apresentaram-se prevalentemente como lesões múltiplas (20,7%), hipodensas (68,8%), provocando efeito de massa em 22,7%, localizadas principalmente nos gânglios da base(24%). As principais alterações neurológicas verificadas foram convulsão (58%), torpor (22%), confusão mental (11%). O tempo de internação preponderante foi de 10 a 19 dias (29,7%). 21,9% (14/64) dos casos evoluíram para o óbito. Os resultados obtidos nesta investigação apontam para a necessidade em reconhecer uma imagem neurorradiológica padrão das manifestações da neurotoxoplasmose para diagnóstico e tratamento precoce.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA