Navegando por Assunto "Three Pedagogical Moments"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Metodologias adaptadas para o ensino de Física para alunos autistas no Ensino Superior(2020-02-17) BARBOSA, Milena Pinheiro; PRADO, Rosilene Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/3581165767569021; https://orcid.org/0000-0002-3594-1981; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Este trabalho tem como objetivo apresentar metodologias adaptadas para ensinar conteúdos de Física a alunos Autistas no Ensino Superior atendidos pela Coordenadoria de Acessibilidade da Superintendência de Assistência Estudantil (CoAcess/SAEST/UFPA). Participaram da pesquisa 5 alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) regularmente matriculados nos cursos de graduação: Biotecnologia (2), Ciências Naturais (1), Ciência da Computação (1) e Física Bacharelado (1), que tinham em seus componentes curriculares os conteúdos de Física Geral. A pesquisa ocorreu no período de 03/2019 a 12/2019, e as metodologias e recursos adaptados foram: Mapas Conceituais, Aulas Experimentais, Comunicação Alternativa (Cartões de Conceitos), Jogos Adaptados (Tabuleiro e Quiz), Revistas Mangás de Física e Software de Simulações (Phet Simulações e Física na Escola) baseados nos 3 Momentos Pedagógicos (3MP). A experiência de monitoria com alunos Autistas possibilitou: (1) vivenciar uma prática inclusiva que contribui para a formação profissional, garantindo a acessibilidade para esses alunos, (2) observar a evolução dos alunos a partir das metodologias adaptadas usadas durante as atividades de monitoria, (3) promover a relação e a aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos no contexto acadêmico, (4) contribuir para obter a autonomia profissional e (5) estimular a interação social e a criação de vínculos de confiança entre monitor, alunos Autistas e sua família. Esta experiência foi considerada significativa para os alunos Autistas, pois obedece ao que é proposto no Art. 27 da Lei Brasileira de Inclusão (2015), no qual é assegurado a educação como direito da Pessoa com Deficiência (PcD), assim como, acesso e permanência em um sistema educacional inclusivo em todos os níveis.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma proposta de ensino de ondas sonoras em ambiente virtual e real(2022-11-30) CORRÊA, Rosiane Barata; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Nem sempre os conteúdos apresentados em sala de aula despertam o interesse e atenção do aluno. O ensino de física, assim como qualquer outra ciência, requer estratégias metodológicas que busquem interligar o contexto sociocultural do aluno com os conceitos teóricos estudados, para que assim, desperte sua curiosidade e promova a construção de novos conhecimentos. Além de proporcionar um ensino mais prazeroso. Neste sentido, este trabalho visa elaborar uma proposta metodológica de ensino de ondas sonoras em ambiente virtual e real que seja mais atraente e interessante para o aprendizado do aluno. Para tanto, buscou-se fundamentos em referenciais teóricos recentes, a fim de contextualizar a temática da pesquisa. Com relação aos procedimentos metodológicos, foi elaborada uma sequência didática (SD) com embasamento nos três momentos pedagógicos (3MP), abordando o conteúdo das ondas sonoras (som) e poluição sonora por meio da ferramenta tecnológica do Smartphone e App Sound Meter Smart Tools,, que funciona como um decibelímetro para calcular em unidades de decibéis o nível de intensidade sonora de determinados ambientes, possibilitando executar uma atividade investigativa a ser adotada por professores e alunos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, foi importante para conscientizá-los sobre as consequências causadas devido à poluição sonora relacionada à saúde humana.