Navegando por Assunto "Texturas"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Concreto colorido a partir de ecocimento LC3(2019-12-16) EVANGELISTA, Erika Lima; SILVA, Jorge Leal Eiró da; http://lattes.cnpq.br/8764074383420233; BARATA, Márcio Santos; http://lattes.cnpq.br/7450171369766897; https://orcid.org/0000-0002-0012-3778O cenário da arquitetura contemporânea demonstra a busca por materiais inovadores que atendam demandas de durabilidade, resistência, economia, beleza e sustentabilidade. Neste contexto, arquitetos exploram o uso do concreto cromático, de modo que um elemento estrutural torna-se também um elemento estético. O concreto cromático pode ser produzido com cimento Portland branco ou cimento Portland convencional, porém o cimento Portland branco apresenta custo mais elevado e o cimento Portland convencional possui reduzida capacidade de pigmentação. Uma alternativa mais viável para a produção do concreto cromático seria o uso de LC³ (Limestone Calcined Clay Cement), um material que substitui parcialmente o cimento por adições minerais, como o calcário e o metacaulim. O LC³ além de apresentar menor custo em relação ao cimento Portland branco, também pode oferecer maior capacidade de pigmentação do que o cimento Portland convencional. Outro benefício do LC³ é a diminuição de liberação de gás carbônico, devido a menor quantidade de clínquer na sua composição. Neste sentido, a presente pesquisa buscou avaliar comparativamente o desempenho colorimétrico do LC³ em relação ao cimento Portland convencional, este estudo foi realizado a partir da análise dos parâmetro L*a*b* em conjunto com a avaliação visual da cor. Os resultados obtidos nesta pesquisa mostraram-se bastante satisfatórios, uma vez que os parâmetros alcançados demonstraram que a diferença total de cor entre as placas de LC³ e cimento Portland convencional (CPIIF40) é bastante acentuada, sendo facilmente percebida em uma simples avaliação visual. O LC³ também mostrouse eficaz no combate a eflorescência, reduzindo a porosidade superficial das placas. Também foram analisadas as variações entre as texturas (lisa, ripada e de bambu), indicando que superfícies mais rugosas tendem a escurecer a cor do material.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Utilização da técnica de preenchimento de espaço em texturas(2017-04-17) GREGORIIS, Giordanna de; MONTEIRO, Dionne Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/4423219093583221; VAZ, Cristina Lúcia Dias; http://lattes.cnpq.br/5829728118120411A textura é um dos principais atributos visuais para a descrição de padrões encontrados na natureza. Diversos métodos de análise de textura têm sido usados como uma poderosa ferramenta para aplicações reais que envolvem análise de imagens e visão computacional. Entretanto, os métodos existentes não conseguem discriminar com sucesso a complexidade dos padrões de textura. Tais métodos desconsideram a possibilidade de se descrever estruturas de imagens por meio de medidas como a dimensão fractal. Medidas baseadas em fractalidade permitem uma interpretação geométrica não-inteira que têm aplicações em áreas como Matemática, Física, Biologia, entre outras. Nos últimos anos, a análise fractal surgiu como uma abordagem promissora para captar autossemelhanças em texturas. Com base na análise fractal, foram propostas muitas abordagens bem sucedidas para a classificação de textura. A ideia básica destes métodos é usar dimensão fractal para resumir a distribuição espacial de padrões de imagem. Neste trabalho foi analisado e implementado o método de textura proposto por Shier e Bourke que usa, de modo empírico, ideias e alguns procedimentos da Geometria Fractal. Além da aplicação na geração de textura para computação gráfica em geral, foi investigado o uso do algoritmo em duas situações especiais: preenchimento de espaço e textura artística. Este algoritmo que tem como objetivo preencher uma determinada região utilizando estampas cuja distribuição obedece uma Lei de Potência governada pela função zeta de Hurwitz, deste modo as estampas são inseridas ad infinitum. Como resultado final têm-se imagens com texturas autossimilares semelhantes ao fractal de Apolônio (quando usa-se círculos). Como produto final da monografia foi desenvolvida uma ferramenta, chamada Mosaico Fractal, capaz de preencher uma região plana com figuras geométricas e gerar texturas artísticas. Uma característica importante deste trabalho são as interações entre Computação, Matemática e Arte, permitindo uma visão interdisciplinar do tema.