Navegando por Assunto "Tecnologia"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Base Nacional Comum Curricular e o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: um olhar para o ensino médio(2024-06-13) LOPES, Edivaldo da Silva; FERREIRA, Robson dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9770325584724537Neste artigo temos como objetivo analisar como as tecnologias da informação e comunicação (TICs) foram integradas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com vistas aos processos de ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Médio. A pesquisa é de cunho qualitativo e para tal, analisamos a presença da indicação do uso das TICs nas competências e habilidades específicas de Matemática no Ensino Médio. Como referencial teórico, nos pautamos nas ideias de Borba et al (2021), a Brasil (2018) e Tikhomirov (1981). Conclui-se que de modo geral a BNCC (2018) integra a tecnologia no processo de ensino de Matemática como complemento ao pensar. No entanto, mesmo em menor quantidade propõe algumas habilidades que apontam para a tecnologia na perspectiva da reorganização do pensamento do aluno, demonstrando assim, que está em fase de transição entre a teoria intermediária e a teoria mais próxima do papel da tecnologia no processo de pensar humano, na perspectiva de Tikhomirov (1981).Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El celular como herramienta didáctica en la enseñanza/aprendizaje de E/LE(2017) FERREIRA, Darilene Pantoja; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299O presente trabalho analisa o uso do celular como ferramenta para o ensino/aprendizagem de uma nova língua, mas especificamente o espanhol. Esta analise reflete sobre a possibilidade do uso do celular como ferramenta pedagógica, evidenciando que seu uso nas aulas de línguas, ainda que muitos educadores sejam contrários à ideia, pode trazer grandes vantagens para a aprendizagem do aluno, como, por exemplo, em sua autonomia e inclusive ajudar aos estudantes que possuem alguma dificuldade, até mesmo física, na aquisição de novos conhecimentos, alcançando assim, um melhor desenvolvimento educacional e a inclusão social dos aprendizes. A fundamental teórica foi baseada em diversos teóricos que relatam sobre o tema como Almeida (1999), Marques (2016), Matos (2013) e Tedesco (2016) entre outros autores.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Engagement and motivation in English teaching: a literature review on the impact of Canva®(2025-03-27) MONTEIRO , Hendel Gonçalves; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698; https://orcid.org/0000-0002-9038-265XO uso de ferramentas digitais tem ganhado cada vez mais espaço no ensino de inglês como língua estrangeira, tornando as aulas mais dinâmicas e visuais. Entre essas ferramentas, Canva® se destaca como uma plataforma acessível e versátil para a produção de materiais educativos. Este estudo examina como pesquisas recentes têm abordado o uso do Canva® no ensino de língua inglesa. Para esta revisão sistemática da literatura, foram selecionados sete artigos publicados entre 2020 e 2023 na base de dados Periódicos Capes. Os resultados indicam que o uso do Canva® pode aumentar o engajamento e a motivação dos alunos, além de possibilitar um aprendizado mais criativo. Por outro lado, alguns desafios foram identificados, como o tempo necessário para adaptação, a dependência de uma boa conexão com a internet e as limitações da versão gratuita. Ainda assim, os estudos enfatizam o potencial dessa ferramenta como recurso pedagógico. Pesquisas futuras podem explorar formas de otimizar seu uso e superar os desafios apontados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gestão eletrônica de documentos: estado da arte em arquivologia(2017) SILVA, Nadiane Carla de Oliveira; SANTOS JÚNIOR, Roberto Lopes dos; http://lattes.cnpq.br/3355963647616547Estado da arte sobre a Gestão Eletrônica de Documentos – GED, com objetivo de compreendê-la por meio de artigos científicos em 8 (oito) periódicos nas áreas de Arquivologia e Ciência da Informação. A pesquisa tem natureza qualitativa, quantitativa e bibliográfica. Da coleta de dados, compreende-se publicações no período de 1985 a 2016. Foram selecionadas 77 (setenta e sete) literaturas, considerando 6 (seis) terminologias específicas: Tecnologia e Sociedade, Arquivologia, Avanços Tecnológicos, Preservação de Documentos, Certificação Digital e Gestão Eletrônica de Documentos. Conclui-se que a GED tem sido discutida e constituída ao longo das décadas, derivada das consequências dos avanços tecnológicos e seus desafios, sendo acessível e estruturada para uma conveniente gestão da informação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A improvisação na tela: A dança na plataforma Bigo Live(2022-06-23) FERREIRA, Virginia de Oliveira Ferreira; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792O objetivo desta pesquisa é investigar o processo de improvisação em dança a partir da interação entre artista e público por meio do aplicativo Bigo live, a fim de compreender como este processo criativo de influência mútua amplia possibilidades de fruição da dança nas redes sociais. O estado de pandemia que assolou o mundo no início de 2020 que perdurou quase dois anos, gerou uma atmosfera de grande insegurança para a comunidade artística que se deparou com a privação do trabalho presencial, promovendo, assim, outras instâncias compositivas como por exemplo de lives e vídeo-danças, possibilitaram a relação e o encontro de singularidades para criação em ambiente virtual. Assim, para discorrer sobre a dança virtual e improvisação, tendo apoio bibliográfico nas pesquisas das autoras Jussara Miller,Cora Miller Laszlo, Rolf Gelewski, Helena Katz e Rudolf Laban. Instante é preciso se reinventar para dar conta das demandas criadas no contexto pedagógico e artístico e, mesmo, em outros contextos. A plataforma da bigo live é mais um espaço de busca alternativas de se expressar, de se sentir no mundo produzindo e, portanto, vivenciando novos experimentos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Inovações tecnológicas na produção da farinha de tapioca em Abaetetuba-PA(2019-07-18) GOMES, Graciete Pereira; CLAUDINO, Livio Sergio Dias; http://lattes.cnpq.br/1618090996273410A farinha de tapioca é um produto característico do Estado do Pará, produzido à partir da fécula da mandioca (Manihot esculenta Crantz), podendo ser encontrada em supermercados e comércios em território nacional. Trata-se de um produto que tem passado por muitas transformações nos processos produtivos, para atender a uma demanda crescente. O objetivo do trabalho é analisar os fatores que influenciaram as mudanças sociais e tecnológicas relacionadas à produção de farinha de tapioca. A pesquisa foi realizada na comunidade de Santa Teresinha do Menino Jesus, km 14 da Zona Rural de Abaetetuba-Pará, nos meses de março e maio de 2019 com agricultores familiares que produzem a farinha de tapioca, por meio de entrevistas a 7 famílias. Como principais resultados, constatou-se mudanças nos artefatos, incluindo mecanização, com consequente aumento da produção de farinha de tapioca, além da diminuição no tempo de trabalho. A partir das consideráveis mudanças, os agricultores apresentaram um crescimento essencial na produção de farinha de tapioca, podendo produzir mais em menos tempo, estimulando também a ampliarem suas áreas de cultivo de mandioca para o aumento futuro da produção da fécula, produto principal para a fabricação da farinha de tapioca.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) O jogo “caminhada morfoclimática” como potencialidade para o ensino da Geografia Física em uma escola no município de Belém - PA(2022-09-30) LEAL, Marcos Vinicius Sousa; SOUSA, Enilson da Silva; http://lattes.cnpq.br/9809519303331231; https://orcid.org/0000-0003-2026-0822A Geografia escolar tem como uma de suas funções construir um saber num formato crítico, bem como a forma de pensar dos alunos para que assim, os mesmos, possam agir de maneira consciente e coletiva sobre o seu espaço vivido e sua realidade. Porém, o que se presencia quanto ao ensino da Geografia é a repetição de conteúdos com características simplória e enfadonha. Com o objetivo de ir além dessa configuração antiga de ensino, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe, em sua estrutura, que o processo de ensino-aprendizagem se efetue através de competências e habilidades. Diante deste cenário, este artigo busca mostrar como um jogo didático pode contribuir na construção didático-pedagógico apoiando-se no desenvolvimento de competências e habilidades. A pesquisa foi construída através do método qualitativo e quantitativo, mediante as leituras acadêmicas, além do levantamento de um assunto específico de Geografia, por meio do livro didático utilizado na escola, uma obra do geógrafo Aziz Ab’Saber, assim como a montagem do jogo pelo professor e os alunos em um software e sua aplicação em sala de aula com uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental II. Considera-se que através do lúdico, o jogo pode oferecer aos discentes um raciocínio geográfico dinâmico, crítico e criativo, visando, também, a resolução de problemas e situações fora dos muros da escola.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La importancia de la cualificación docente en el uso de las tecnologías para la enseñanza de E/LE(2023-03-02) WANZELER, Maria do Carmo Pinto; PASCOAL, Rosana Moraes; http://lattes.cnpq.br/0935591532586126; https://orcid.org/0000-0002-1321-0045Em nossa sociedade cada dia mais buscamos novos conhecimentos para um melhor desempenho pessoal e intelectual para que tenhamos mais êxito em nossa vida, nas escolas não é diferente, diante disso, a proposta deste trabalho é contribuir para a formação e qualificação de professores tendo em vista os recursos tecnológicos disponíveis para a utilização do ensino de espanhol como língua estrangeira, buscando refletir sobre a necessidade do professor está em contínua formação diante de tantos desafios no processo educacional e todavia cabe sinalar que este artigo apresentará a educação no Brasil cronologicamente de 1980, 1990, 2000, 2010 e atualmente nas escolas, mostrando as diversas realidades vivenciadas nas escolas públicas brasileiras, a falta de formação professores, resultando numa série de dificuldades no processo de ensino, as dificuldades e desafios a partir do uso das tecnologias como ferramentas de ensino, sua importância e seu uso na sala de aula, que meio é mais usual e mais indicado para o professor utilizar em suas aulas, contribuindo desta forma com à qualidade da educação. A pesquisa a ser realizada é de natureza bibliográfica, onde serão utilizados livros, jornais, artigos científicos, trabalhos acadêmicos que abordem o tema supracitado, diante disso serão apresentados os seguintes teóricos que serão utilizados para desenvolver a escrita e seus respectivos estudos, começando com Kenski (1999), Moran (2009), Barton et al (2015), e Vilassol (2017). Nesse prisma, poderá ter uma aula mais dinâmica e interativa, despertando seu interesse e motivação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Modelagem matemática e tecnologias: o uso de softwares na aplicação do teorema do fundamental do cálculo para o cálculo de área(2023-12-21) MAIA, Josué Moraes; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385A pesquisa aborda a inserção do uso de Tecnologias Digitais articuladas aos pressupostos da Modelagem Matemática (MM) no ensino. Tem como objetivo descrever o processo de modelagem matemática envolvendo os softwares GeoGebra e LANDSAT no Teorema Fundamental do Cálculo. Para alcançar o objetivo, a metodologia foi baseada em estudo sistemático de referenciais teóricos tais como: Burak (1987), Barbosa (2001), Araújo (2002), Borba (2002), Borba e Villarreal (2005) e outros. Esses recursos digitais auxiliaram no cálculo da área de uma região do mapa terrestre, especificamente da região da Vila de Beja, localizada no município de Abaetetuba no Estado do Pará. Visando obter um modelo matemático para cálculo de área, obtendo uma área próxima do real, além de fazer uma análise sobre o processo histórico da origem do Cálculo e sua aplicabilidade e potencialidade no processo de ensino. Os resultados apontaram que o uso das tecnologias digitais potencializa o trabalho de modelagem matemática, objetivando as aprendizagens de conceitos e representações matemáticas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Redução da exposição de risco na mineração com uso de ferramenta IoT(2023-06-27) SILVA, Matheus Gama da; BAYMA, Rafael Suzuki; http://lattes.cnpq.br/6240525080111166O presente trabalho apresenta projeto de monitoramento aplicado dentro da mina de ferro em Carajás, para empresa Vale S.A, realizado com o objetivo de reduzir o tempo de exposição da equipe à riscos. Para atingir esse objetivo, foi utilizada a ferramenta de monitoramento ZABBIX, para realizar a coleta de dados dos equipamentos, através de sensores embarcados nos equipamentos e, assim, se comunicar com a rede interna da companhia e através do software Grafana pode gerar relatórios dinâmicos. Os resultados obtidos indicam uma redução significativa de tempo gasto nas inspeções dos equipamentos monitorados: Gerador, Eltek e Shelter, levando em conta o ano de 2022 que não possuía o monitoramento com os dados atuais até junho de 2023, quanto alguns dos equipamentos já se encontram monitorados. Este projeto contribui para área de telecomunicação, redes de computadores e automação por apresentar importante aplicação para o segmento industrial.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) SISCOB: uma ferramenta de dados para otimização de recursos públicos: estudo geoestatístico de incêndios na área do 26º GBM(2025-02-27) ALVES, Agnaldo Teixeira; BENTES, Delso Volnei dos Santos; SANTOS, Artur Vinícius Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/7136004873949490; https://orcid.org/0000-0001-5143-240XA habilidade de controlar e produzir fogo foi uma das maiores descobertas tecnológicas da humanidade, possibilitando o surgimento de inúmeras outras inovações, mas também trouxe consigo um poder destrutivo, evidenciado em incêndios para combater esses sinistros foram criados os corpos de bombeiros. Para melhor embasar decisões e atender a população em casos de documentação o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), criou o SISCOB (Sistema de Controle e Cadastro de Ocorrências). Esse sistema permite a atualização em tempo real de informações sobre ocorrências, alimentando um banco de dados robusto para decisões estratégicas. Contudo, o SISCOB não relaciona os eventos à sua localização geográfica pontuais, uma limitação que poderia ser facilmente superada com a implementação de tecnologias simples, como aplicativos móveis que utilizam fotos georreferenciadas com dados de localização por GNSS podendo subsidiar a instalação adequada de hidrantes e unidades de combate a incêndios.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tecnologias e o ensino remoto emergencial nas discursividades de docentes e discentes do curso de Pedagogia da UFPA(2022-06-14) SILVA, Maria Beatriz Ramos da; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866A pesquisa é sobre as tecnologias e o Ensino Remoto nas discursividades de docentes e discentes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, vinculado a Faculdade de Educação do Campus Universitário de Bragança, ofertado no Campus Universitário de Capanema-PA, especialmente com a participação da Turma de Pedagogia 2017. O objetivo principal é analisar os discursos de docentes e discentes a respeito do uso de tecnologias como estratégias e recursos da inclusão digital nas aulas do Ensino Remoto Emergencial do Curso de Pedagogia. Elegi os objetivos específicos para identificar nas falas de docentes as tecnologias utilizadas para a oferta do componente curricular no ERE; identificar nas falas de discentes a percepção da inclusão digital no Ensino Remoto; caracterizar o uso das tecnologias no ERE pelos docentes e discentes do Curso de pedagogia. Os aportes metodológicos são com autores e autoras como Kenski, Lévy, Moran, Masetto, Behrens, Pretto, que tratam das tecnologias e do uso de recursos tecnológicos como uma democracia social do conhecimento. E, Dejours que trata do sofrimento na ergologia do trabalho, recorro a ele para falar do ensino e aprendizados no ERE como medo, sofrimento. A abordagem é de cunho qualitativo e quantitativo por considerar que às duas metodologias são complementares entre si, geradas por um questionário elaborado no Google Forms para a geração de dados. Os resultados revelam que a convivência na composição de todo o período do ERE, deixa claro que as tecnologias podem ser agregadas para a educação, facilitando o acesso de vários lugares, mas precisam ser utilizadas por meio de contextos que visem o desenvolvimento e articulação de saberes, aperfeiçoando o conhecimento pré-estabelecido para melhor aplicação de sua utilização. Concluindo-se que a pandemia da COVID-19, junto ao Ensino Remoto Emergencial ministrado por intermédio das tecnologias, acarretou várias dificuldades durante seu percurso, desde a adaptação a conclusão das disciplinas, mas com a aproximação das TICs, foi viável a compreensão de como utilizá-las no contexto dos cursos superiores e principalmente na incorporação meio as metodologias.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Ti, ti, ti na história: uma ferramenta midiática para o ensino de História(2018-08-18) SILVA, Márcia Nascimento da; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934O trabalho intitulado “Ti, Ti, Ti na História: uma ferramenta midiática para o ensino de história”, trata da criação de uma página no Facebook , com objetivo de propor o estímulo à pesquisa e à construção do conhecimento histórico por meio virtual, atentando para as especificidades do trabalho do historiador, que nesse novo momento da busca pela construção do saber histórico, aproxima-se das novas tecnologias da informação e da comunicação como alternativa para motivar os alunos do ensino médio, da Escola Estadual Jorge Lopes Raposo, localizada no distrito de Icoaraci, na cidade de Belém-Pa, a se interessarem pelas aulas de história. Está mais do que evidente, que não há mais espaço para aquela sala de aula que antes se resumia a alunos, professores, quadro, mesas e cadeiras. O professor, na condição de agente de transmissão de conhecimento, e visando melhorar cada vez mais o ensino de História no país, precisa estar atento às novas alternativas de complementar o ensino. A tecnologia é uma delas. É necessário, que escola e professor reconheçam a grande importância que essa ferramenta tem em nossas vidas, afinal, não há nada, atualmente, que atraia mais a atenção de crianças e jovens do que a tecnologia. Já não estamos mais em tempo de ignorar ou evitar o uso dela em sala de aula. Ela está aí, em todos os lugares, o tempo todo .Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) The use of digital learning objects while and after the pandemic period by english teachers: a case study.(2022-12-12) SOUSA, Fabiana Pereira de; GAYA, Karina Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1759879937674778; https://orcid.org/0000-0001-9086-2277Este artigo explora o que foi vivenciado por professores da rede pública após o período da pandemia na cidade de Bragança-PA, no que diz respeito ao uso de objetos digitais de aprendizagem. Para esta pesquisa primeiramente foi preciso compreender se esses objetos também foram utilizados no período da pandemia pelos professores em Bragança e se de alguma forma a pandemia influenciou o uso desses objetos nas aulas presenciais após o período pandêmico. Para alcançar o que foi proposto, um questionário foi elaborado baseado em uma abordagem qualitativa através da plataforma Google Forms, e este formulário foi direcionado aos professores da rede pública de Bragança. Como resultado, descobriu-se que as práticas vividas durante o período de pandemia de fato influenciaram alguns professores a usar ODAs em suas aulas presenciais, e esses professores estão enfrentando vários empasses ao tentar incluir estes recursos em suas aulas, seja por preocupação acerca de como utilizar os ODAs, ou pela falta de infraestrutura no ambiente educacional.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O uso das novas tecnologias nas classes multisseriadas(2015) PAUMGARTTEN, Evaldo Barros; BERRAOUI, Mara Rita Duarte de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384O presente artigo tem o objetivo de discutir a formação adequada dos professores para o uso das novas tecnologias na sala de aula, mais especificamente nas classes multisseriadas da escola Boa Esperança, Comunidade do Cruzeiro, município de Barcarena (PA). Ainda como objetivo específico foi definido analisar: a) qual o espaço que as tecnologias têm na escola Boa Esperança; b) como os alunos estão tendo acesso às novas tecnologias na escola; c) como os professores utilizam as tecnologias na sala de aula. Realizamos seis entrevistas com o professor, duas mães de alunos, dois alunos e também com a atual coordenadora da Educação do Campo do Município de Barcarena, realizadas a partir de um roteiro com questões semiestruturadas e previamente apresentadas aos entrevistados. Os entrevistados, em suas respostas, consideram importante o uso das tecnologias e, apesar da fala muito consciente do professor, ainda pouco se tem feito no sentido de melhorar a estrutura física e tecnológica destinada aos alunos, para de fato realizarmos uma educação inclusiva, no sentido da inclusão digital.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uso de um aplicativo móvel para o treino cognitivo de pessoas idosas diagnosticadas com a doença de alzheimer: um estudo piloto(2022) RIBEIRO, Ana Vitoria Almeida; OMURA, Katia Maki; http://lattes.cnpq.br/0445550750574287; https://orcid.org/0000-0001-5113-5317Introdução: na senescência é esperado que as funções cognitivas declinem na velhice. No processo de senilidade, podem surgir doenças degenerativas que impactam nos aspectos cognitivos e funcionais da pessoa idosa, destacando-se a Doença de Alzheimer (DA). Atualmente, é possível empregar estratégias para retardar a progressão da doença, como o treino cognitivo em aplicativos móveis. Objetivo: avaliar os efeitos do uso do aplicativo MemoryLife como recurso terapêutico para treino cognitivo de idosos diagnosticados com a Doença de Alzheimer. Metodologia: pesquisa quantitativa de caráter prospectivo com delineamento de série temporal. Resultados: observou-se discreta alteração na performance dos idosos no jogo se comparados o início e o final das intervenções com os jogos. Portanto, sugere-se que o aplicativo auxiliou na manutenção de habilidades cognitivas apresentadas no início da intervenção. Verificou-se através do estudo que o perfil de participantes que apresentou o pior desempenho nos jogos foram pessoas com idade mais avançada e escolaridade mais baixa, o que corrobora com a literatura atual. Conclusão: este estudo revelou a possibilidade de promover o retardamento do avanço sintomatológico da DA, considerando que no recorte temporal definido não houve piora no desempenho dos participantes nos jogos e nos testes cognitivos.