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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A abordagem CTS/CTSA no ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental na escola Américo Brasil
    (2022-02-08) LOPES, Ocilene dos Passos; CORRÊA, Edilena Maria; http://lattes.cnpq.br/2019366890337810
    O presente trabalho busca contribuir com as questões sobre a abordagem CTS (Ciência Tecnologia Sociedade) CTSA (Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente) no ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental a partir de uma pesquisa realizada com docentes da escola Américo Brasil, no município de Oeiras do Pará. A relevância da pesquisa está diretamente ligada com meu percurso como estudante do curso de licenciatura em educação do campo, a partir de experiências vivenciadas em escolas durante as disciplinas de estágios. A pesquisa foi realizada em 2021, e constitui-se de uma abordagem qualitativa, a qual buscou responder a seguinte problemática: como a abordagem CTS/CTSA no ensino de ciências pode possibilitar uma aprendizagem mais significativa na escola do campo? Como objetivo busca-se mostrar a importância da abordagem CTS/CTSA no ensino de ciências nas escolas do campo, assim como refletir acerca de questões referentes a Ciência, tecnologia sociedade e ambiente e sua importância no contexto das escolas do campo, bem como discutir a abordagem CTS/CTSA a partir da realidade e dos modos de vida dos sujeitos do campo. Para a realização da pesquisa foi realizado um estudo bibliográfico, através da leitura de diversas produções de estudiosos como: AULER, (2007), MORTIMER (2002), SANTOS (2007, 2008) etc. que vêm realizando pesquisas, estudos e produções referentes a abordagem CTS/CTSA no ensino de Ciências.). Baseado nos estudos realizados, entende-se que as escolas do campo têm um importante papel na formação desses sujeitos, e um ensino de ciências, se trabalhados de forma contextualizada, lhes possibilitara a construção de pensamento crítico e uma formação sistêmica e emancipatória dos estudantes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A evolução do processo de ensino aprendizagem em Ciências: o uso de produções audio visuais
    (2021-06-15) RODRIGUES, Deuzarina de Matos; OLIVEIRA, Alexandre de Souza; http://lattes.cnpq.br/8137374208656802
    A ciência como parte integrante das mais diversas áreas do conhecimento na construção e evolução de uma sociedade é impulso para muitos estudos que auxiliem essa descoberta do saber. No ensino de Física para o ensino de ciências essa assistência ao aluno, deve ser amparada por meios eficientes e capazes de proporcionar esse conhecimento necessário para uma educação com qualidade. O professor é um facilitador de metodologias ativas e inovadoras para a contribuição do processo de ensino aprendizagem. Nesse trabalho é apresentado uma metodologia ativa, uma ferramenta tecnológica, através da produção de vídeos por alunos, como formade unir a teoria com a prática corroborando assim, a assimilação do conhecimento. Utilizando os recursos tecnológicos para facilitar a aprendizagem essa pesquisa se deu por cunho bibliográfico, tendo como embasamento teórico Freire (2013), Rogers (1972), Moran (2006), entre outros, além do método qualitativo. O objetivo está pautado numa análise da produção de vídeos por alunos para o processo de ensino aprendizagem. Ao passo que foi necessário entender sobre a utilização dessas mídias no contexto educacional, bem como seus pontos positivos e negativos. A partir de vídeos elaborados por acadêmicos em sala de aula e analisando trabalhos científicos, já elaborados anteriormente, constatando assim sua eficiência e funcionalidade para o ensino educacional. A produção de vídeos por alunos visa contribuir auxiliando no ambiente escolar para o processo de aprendizagem dos alunos, uma vez que a tecnologia implementada em sala de aula tende a ser algo inovador e com tendência para uma educação moderna.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A Base Nacional Comum Curricular e o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: um olhar para o ensino médio
    (2024-06-13) LOPES, Edivaldo da Silva; FERREIRA, Robson dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9770325584724537
    Neste artigo temos como objetivo analisar como as tecnologias da informação e comunicação (TICs) foram integradas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com vistas aos processos de ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Médio. A pesquisa é de cunho qualitativo e para tal, analisamos a presença da indicação do uso das TICs nas competências e habilidades específicas de Matemática no Ensino Médio. Como referencial teórico, nos pautamos nas ideias de Borba et al (2021), a Brasil (2018) e Tikhomirov (1981). Conclui-se que de modo geral a BNCC (2018) integra a tecnologia no processo de ensino de Matemática como complemento ao pensar. No entanto, mesmo em menor quantidade propõe algumas habilidades que apontam para a tecnologia na perspectiva da reorganização do pensamento do aluno, demonstrando assim, que está em fase de transição entre a teoria intermediária e a teoria mais próxima do papel da tecnologia no processo de pensar humano, na perspectiva de Tikhomirov (1981).
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Criação de objeto virtual de aprendizagem: multiplataforma para o ensino de ciências na Amazônia
    (2018-02-01) VIEIRA, Lucas Maldini da Costa; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835; SANTOS, Alberto Monteiro dos; http://lattes.cnpq.br/5437289296929126; https://orcid.org/0000-0002-7033-3922
    Com os avanços pedagógicos muitas estratégias foram criadas e utilizadas para ajudar o educador na difícil tarefa de ensinar. A partir dos mais distintos métodos e recursos, essas estratégias levam em consideração o público alvo e a disponibilidade de materiais. Com o avanço da tecnologia e sua cada vez maior utilização pela sociedade, ficou claro que os recursos tecnológicos se tornarão uma opção e precisam fazer parte dos métodos e estratégias dos professores da atualidade. Portanto, este trabalho tem como objetivo a criação de um objeto virtual de aprendizagem voltado especificamente para os alunos do ensino fundamental da região marajoara. Para isso o objeto virtual de aprendizagem foi criado em uma das plataformas mais utilizadas na atualidade para criação de jogos virtuais, o programa Unity 5.6.0f3, mais conhecido como Unity 3D, um programa que pode ser usado para elaboração de aplicativos multiplataforma. Além deste programa foram utilizados os programas de uso livre Fungus, Gimp e Spriter para a programação, produção dos desenhos e cenários utilizados no Jogo. O jogo criado é uma narrativa que conta a história de Ciro, um jovem ribeirinho que ao passar pelas mais diversas situações lembra-se de lições de sua infância. O jogo possui simulações, interações, avaliações e foi desenvolvido dentro de um contexto amazônico, mostrando que em todo lugar pode-se ver e estudar ciências. O objeto, portanto visa utilizar a tecnologia como um instrumento de ensino e o processo de criação deste material mostram que todo e qualquer educador pode criar suas próprias ferramentas de trabalho, basta ter conhecimentos e dedicação para produzí-los.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento de aplicação web para aprendizado de redes de computadores
    (2023-12-20) RIBEIRO, Alberlan Laureno; FERREIRA JUNIOR, José Jailton Henrique; http://lattes.cnpq.br/9031636126268760
    Os avanços tecnológicos nas últimas décadas transformaram a vida do ser humano. A forma como nos comunicamos mudou, do mesmo modo como a maneira pela qual adquirimos conhecimento. Nesse mundo de conexões e telas, a experiência de aprendizado apresentou novas possibilidades. O conhe- cimento que antes era adquirido somente por meios tradicionais, passou a ter novas possibilidades e novas formas, em alguns casos até mais atraentes para quem enfrenta dificuldades para aprender. Atualmente é possível aprender de uma forma divertida e prática. É nesse sentido que este trabalho apresenta a concepção de uma aplicação web voltada para o aprendizado de redes de com- putadores
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    El celular como herramienta didáctica en la enseñanza/aprendizaje de E/LE
    (2017) FERREIRA, Darilene Pantoja; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299
    O presente trabalho analisa o uso do celular como ferramenta para o ensino/aprendizagem de uma nova língua, mas especificamente o espanhol. Esta analise reflete sobre a possibilidade do uso do celular como ferramenta pedagógica, evidenciando que seu uso nas aulas de línguas, ainda que muitos educadores sejam contrários à ideia, pode trazer grandes vantagens para a aprendizagem do aluno, como, por exemplo, em sua autonomia e inclusive ajudar aos estudantes que possuem alguma dificuldade, até mesmo física, na aquisição de novos conhecimentos, alcançando assim, um melhor desenvolvimento educacional e a inclusão social dos aprendizes. A fundamental teórica foi baseada em diversos teóricos que relatam sobre o tema como Almeida (1999), Marques (2016), Matos (2013) e Tedesco (2016) entre outros autores.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Engagement and motivation in English teaching: a literature review on the impact of Canva®
    (2025-03-27) MONTEIRO , Hendel Gonçalves; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698; https://orcid.org/0000-0002-9038-265X
    O uso de ferramentas digitais tem ganhado cada vez mais espaço no ensino de inglês como língua estrangeira, tornando as aulas mais dinâmicas e visuais. Entre essas ferramentas, Canva® se destaca como uma plataforma acessível e versátil para a produção de materiais educativos. Este estudo examina como pesquisas recentes têm abordado o uso do Canva® no ensino de língua inglesa. Para esta revisão sistemática da literatura, foram selecionados sete artigos publicados entre 2020 e 2023 na base de dados Periódicos Capes. Os resultados indicam que o uso do Canva® pode aumentar o engajamento e a motivação dos alunos, além de possibilitar um aprendizado mais criativo. Por outro lado, alguns desafios foram identificados, como o tempo necessário para adaptação, a dependência de uma boa conexão com a internet e as limitações da versão gratuita. Ainda assim, os estudos enfatizam o potencial dessa ferramenta como recurso pedagógico. Pesquisas futuras podem explorar formas de otimizar seu uso e superar os desafios apontados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Gestão eletrônica de documentos: estado da arte em arquivologia
    (2017) SILVA, Nadiane Carla de Oliveira; SANTOS JÚNIOR, Roberto Lopes dos; http://lattes.cnpq.br/3355963647616547
    Estado da arte sobre a Gestão Eletrônica de Documentos – GED, com objetivo de compreendê-la por meio de artigos científicos em 8 (oito) periódicos nas áreas de Arquivologia e Ciência da Informação. A pesquisa tem natureza qualitativa, quantitativa e bibliográfica. Da coleta de dados, compreende-se publicações no período de 1985 a 2016. Foram selecionadas 77 (setenta e sete) literaturas, considerando 6 (seis) terminologias específicas: Tecnologia e Sociedade, Arquivologia, Avanços Tecnológicos, Preservação de Documentos, Certificação Digital e Gestão Eletrônica de Documentos. Conclui-se que a GED tem sido discutida e constituída ao longo das décadas, derivada das consequências dos avanços tecnológicos e seus desafios, sendo acessível e estruturada para uma conveniente gestão da informação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A improvisação na tela: A dança na plataforma Bigo Live
    (2022-06-23) FERREIRA, Virginia de Oliveira Ferreira; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792
    O objetivo desta pesquisa é investigar o processo de improvisação em dança a partir da interação entre artista e público por meio do aplicativo Bigo live, a fim de compreender como este processo criativo de influência mútua amplia possibilidades de fruição da dança nas redes sociais. O estado de pandemia que assolou o mundo no início de 2020 que perdurou quase dois anos, gerou uma atmosfera de grande insegurança para a comunidade artística que se deparou com a privação do trabalho presencial, promovendo, assim, outras instâncias compositivas como por exemplo de lives e vídeo-danças, possibilitaram a relação e o encontro de singularidades para criação em ambiente virtual. Assim, para discorrer sobre a dança virtual e improvisação, tendo apoio bibliográfico nas pesquisas das autoras Jussara Miller,Cora Miller Laszlo, Rolf Gelewski, Helena Katz e Rudolf Laban. Instante é preciso se reinventar para dar conta das demandas criadas no contexto pedagógico e artístico e, mesmo, em outros contextos. A plataforma da bigo live é mais um espaço de busca alternativas de se expressar, de se sentir no mundo produzindo e, portanto, vivenciando novos experimentos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Inovações tecnológicas na produção da farinha de tapioca em Abaetetuba-PA
    (2019-07-18) GOMES, Graciete Pereira; CLAUDINO, Livio Sergio Dias; http://lattes.cnpq.br/1618090996273410
    A farinha de tapioca é um produto característico do Estado do Pará, produzido à partir da fécula da mandioca (Manihot esculenta Crantz), podendo ser encontrada em supermercados e comércios em território nacional. Trata-se de um produto que tem passado por muitas transformações nos processos produtivos, para atender a uma demanda crescente. O objetivo do trabalho é analisar os fatores que influenciaram as mudanças sociais e tecnológicas relacionadas à produção de farinha de tapioca. A pesquisa foi realizada na comunidade de Santa Teresinha do Menino Jesus, km 14 da Zona Rural de Abaetetuba-Pará, nos meses de março e maio de 2019 com agricultores familiares que produzem a farinha de tapioca, por meio de entrevistas a 7 famílias. Como principais resultados, constatou-se mudanças nos artefatos, incluindo mecanização, com consequente aumento da produção de farinha de tapioca, além da diminuição no tempo de trabalho. A partir das consideráveis mudanças, os agricultores apresentaram um crescimento essencial na produção de farinha de tapioca, podendo produzir mais em menos tempo, estimulando também a ampliarem suas áreas de cultivo de mandioca para o aumento futuro da produção da fécula, produto principal para a fabricação da farinha de tapioca.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O jogo “caminhada morfoclimática” como potencialidade para o ensino da Geografia Física em uma escola no município de Belém - PA
    (2022-09-30) LEAL, Marcos Vinicius Sousa; SOUSA, Enilson da Silva; http://lattes.cnpq.br/9809519303331231; https://orcid.org/0000-0003-2026-0822
    A Geografia escolar tem como uma de suas funções construir um saber num formato crítico, bem como a forma de pensar dos alunos para que assim, os mesmos, possam agir de maneira consciente e coletiva sobre o seu espaço vivido e sua realidade. Porém, o que se presencia quanto ao ensino da Geografia é a repetição de conteúdos com características simplória e enfadonha. Com o objetivo de ir além dessa configuração antiga de ensino, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe, em sua estrutura, que o processo de ensino-aprendizagem se efetue através de competências e habilidades. Diante deste cenário, este artigo busca mostrar como um jogo didático pode contribuir na construção didático-pedagógico apoiando-se no desenvolvimento de competências e habilidades. A pesquisa foi construída através do método qualitativo e quantitativo, mediante as leituras acadêmicas, além do levantamento de um assunto específico de Geografia, por meio do livro didático utilizado na escola, uma obra do geógrafo Aziz Ab’Saber, assim como a montagem do jogo pelo professor e os alunos em um software e sua aplicação em sala de aula com uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental II. Considera-se que através do lúdico, o jogo pode oferecer aos discentes um raciocínio geográfico dinâmico, crítico e criativo, visando, também, a resolução de problemas e situações fora dos muros da escola.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    La importancia de la cualificación docente en el uso de las tecnologías para la enseñanza de E/LE
    (2023-03-02) WANZELER, Maria do Carmo Pinto; PASCOAL, Rosana Moraes; http://lattes.cnpq.br/0935591532586126; https://orcid.org/0000-0002-1321-0045
    Em nossa sociedade cada dia mais buscamos novos conhecimentos para um melhor desempenho pessoal e intelectual para que tenhamos mais êxito em nossa vida, nas escolas não é diferente, diante disso, a proposta deste trabalho é contribuir para a formação e qualificação de professores tendo em vista os recursos tecnológicos disponíveis para a utilização do ensino de espanhol como língua estrangeira, buscando refletir sobre a necessidade do professor está em contínua formação diante de tantos desafios no processo educacional e todavia cabe sinalar que este artigo apresentará a educação no Brasil cronologicamente de 1980, 1990, 2000, 2010 e atualmente nas escolas, mostrando as diversas realidades vivenciadas nas escolas públicas brasileiras, a falta de formação professores, resultando numa série de dificuldades no processo de ensino, as dificuldades e desafios a partir do uso das tecnologias como ferramentas de ensino, sua importância e seu uso na sala de aula, que meio é mais usual e mais indicado para o professor utilizar em suas aulas, contribuindo desta forma com à qualidade da educação. A pesquisa a ser realizada é de natureza bibliográfica, onde serão utilizados livros, jornais, artigos científicos, trabalhos acadêmicos que abordem o tema supracitado, diante disso serão apresentados os seguintes teóricos que serão utilizados para desenvolver a escrita e seus respectivos estudos, começando com Kenski (1999), Moran (2009), Barton et al (2015), e Vilassol (2017). Nesse prisma, poderá ter uma aula mais dinâmica e interativa, despertando seu interesse e motivação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    MiritiLab: uma abordagem para democratizar o acesso à tecnologia na educação básica
    (2023-12-14) VIEIRA, Karine Vitória Vilhena; SOBRINHO, Marialina Corrêa; http://lattes.cnpq.br/9221513726959919; https://orcid.org/0000-0002-3928-5432; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; https://orcid.org/0000-0001-7724-6082
    Este artigo descreve uma solução que visa proporcionar acesso à tecnologia na educação infantil em instituições de ensino interessadas em usar a aprendizagem criativa como abordagem educacional. O objetivo principal é fomentar o desenvolvimento da criatividade, pensamento crítico e habilidades voltadas para a resolução de desafios, ao combinar os princípios da aprendizagem criativa com a tecnologia, por meio do kit educacional MiritiLab.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Modelagem matemática e tecnologias: o uso de softwares na aplicação do teorema do fundamental do cálculo para o cálculo de área
    (2023-12-21) MAIA, Josué Moraes; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385
    A pesquisa aborda a inserção do uso de Tecnologias Digitais articuladas aos pressupostos da Modelagem Matemática (MM) no ensino. Tem como objetivo descrever o processo de modelagem matemática envolvendo os softwares GeoGebra e LANDSAT no Teorema Fundamental do Cálculo. Para alcançar o objetivo, a metodologia foi baseada em estudo sistemático de referenciais teóricos tais como: Burak (1987), Barbosa (2001), Araújo (2002), Borba (2002), Borba e Villarreal (2005) e outros. Esses recursos digitais auxiliaram no cálculo da área de uma região do mapa terrestre, especificamente da região da Vila de Beja, localizada no município de Abaetetuba no Estado do Pará. Visando obter um modelo matemático para cálculo de área, obtendo uma área próxima do real, além de fazer uma análise sobre o processo histórico da origem do Cálculo e sua aplicabilidade e potencialidade no processo de ensino. Os resultados apontaram que o uso das tecnologias digitais potencializa o trabalho de modelagem matemática, objetivando as aprendizagens de conceitos e representações matemáticas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Redução da exposição de risco na mineração com uso de ferramenta IoT
    (2023-06-27) SILVA, Matheus Gama da; BAYMA, Rafael Suzuki; http://lattes.cnpq.br/6240525080111166
    O presente trabalho apresenta projeto de monitoramento aplicado dentro da mina de ferro em Carajás, para empresa Vale S.A, realizado com o objetivo de reduzir o tempo de exposição da equipe à riscos. Para atingir esse objetivo, foi utilizada a ferramenta de monitoramento ZABBIX, para realizar a coleta de dados dos equipamentos, através de sensores embarcados nos equipamentos e, assim, se comunicar com a rede interna da companhia e através do software Grafana pode gerar relatórios dinâmicos. Os resultados obtidos indicam uma redução significativa de tempo gasto nas inspeções dos equipamentos monitorados: Gerador, Eltek e Shelter, levando em conta o ano de 2022 que não possuía o monitoramento com os dados atuais até junho de 2023, quanto alguns dos equipamentos já se encontram monitorados. Este projeto contribui para área de telecomunicação, redes de computadores e automação por apresentar importante aplicação para o segmento industrial.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Robótica educacional sustentável como estratégia de inclusão: um relato de experiência no Programa Residência Pedagógica e suas contribuições para a formação de professores de Física
    (2025-06-01) SILVA, Márcio Mauri Araújo da; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391
    O presente trabalho foi desenvolvido a partir de minhas vigências como bolsista do Programa Residência Pedagógica (PRP) na escola da rede pública estadual de ensino do Pará, Profa. Zulima Vergolino Dias, na qual realizei diversas atividades entre 2022 a 2024. Visando o relato da experiência didático-formativa na qualidade de residente, serão enfatizadas as ações especificas do Projeto de Robótica Educacional desenvolvido com os estudantes da escola, com foco na interseção entre tecnologia, engenharia, sustentabilidade e inclusão, evidenciando como tal imersão foi importante para minha formação docente como professor de física. A execução do PRP na escola-campo em questão foi composta por palestras, orientação aos estudantes, construção de robôs com materiais alternativos, produção de livreto educativo, participação em eventos científicos, entre outras atividades inerentes ao ofício docente no âmbito da sala de aula como regência, produção de apostilas e correção de atividades. Isto posto, a interação entre os professores, residentes e estudantes no conjunto de suas especificidades enriqueceu a dinâmica da sala de aula, promoveu habilidades práticas de ensino, enfrentando desafios como a adaptação de atividades e a gestão de recursos materiais com criatividade. O destaque especial foi dado à inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que exigiu flexibilização e adaptações cuidadosas das práticas educativas. Dessa forma, o projeto realizado rendeu grandes momentos, o primeiro deles culminou no: “Festival de Foguetes Ananin: Garrafa Pet no Espaço”, reforçando o viés da sustentabilidade e inclusão. O segundo foi a produção de um material educativo instrucional sobre o tema a ser desenvolvido de forma didática nas aulas para abordar os fundamentos da robótica, sendo publicado na plataforma online da EduCAPES. Também houve um impacto positivo do projeto de Robótica Sustentável no desenvolvimento de habilidades técnicas e na abordagem da educação ambiental entre os alunos, incluindo aqueles com necessidades educacionais especiais (NEE), evidenciado pela construção de protótipos que foi muito primorosa, culminando na apresentação de seus produtos na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes do Estado do Pará. Essas ações, permitiram a articulação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), promovendo a personalização do ensino e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a contemporaneidade, além de tornar as bases da Robótica Educacional mais acessível e envolvente, preparando os alunos para os desafios do mundo digital moderno, emergindo como uma estratégia pedagógica inovadora, integrando tecnologia, sustentabilidade, inclusão e interdisciplinaridade, além de potencializar a formação docente em física.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    SISCOB: uma ferramenta de dados para otimização de recursos públicos: estudo geoestatístico de incêndios na área do 26º GBM
    (2025-02-27) ALVES, Agnaldo Teixeira; BENTES, Delso Volnei dos Santos; SANTOS, Artur Vinícius Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/7136004873949490; https://orcid.org/0000-0001-5143-240X
    A habilidade de controlar e produzir fogo foi uma das maiores descobertas tecnológicas da humanidade, possibilitando o surgimento de inúmeras outras inovações, mas também trouxe consigo um poder destrutivo, evidenciado em incêndios para combater esses sinistros foram criados os corpos de bombeiros. Para melhor embasar decisões e atender a população em casos de documentação o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), criou o SISCOB (Sistema de Controle e Cadastro de Ocorrências). Esse sistema permite a atualização em tempo real de informações sobre ocorrências, alimentando um banco de dados robusto para decisões estratégicas. Contudo, o SISCOB não relaciona os eventos à sua localização geográfica pontuais, uma limitação que poderia ser facilmente superada com a implementação de tecnologias simples, como aplicativos móveis que utilizam fotos georreferenciadas com dados de localização por GNSS podendo subsidiar a instalação adequada de hidrantes e unidades de combate a incêndios.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Tecnologia educacional e ensino de matemática: aplicação de software Geogebra em sala de aula
    (2018-08-21) SANTOS, Antônio Silva dos; ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2751639119658256; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184
    Reconhecemos que atualmente a utilização dos softwares educacionais ocorrem com mais frequência no ensino de Matemática, os quais tem-se mostrado benéficos para o processo de ensino e aprendizagem por ser mais atrativo e interessante para o aluno. Resultado desse processo, o aluno poderá apresentar um interesse maior pelo conteúdo em estudo, assim como a sua participação em sala de aula, poderá ser realizada de forma eficaz, elevando o nível escolar. Este estudo parte da indagação: Que contribuições o Software Geogebra pode favorecer no ensino da Matemática? Objetivamos realizar um estudo teórico e prático a respeito da aplicação do Software Matemática GeoGebra com alunos do 7º ano. Para tanto, buscamos apontar as dificuldades dos estudantes mediante os conteúdos de Matemática; e traçar contribuições do uso das novas tecnologias no ensino de operações com frações, caracterizando assim as habilidades necessárias do professor no século XXI frente ao uso das novas tecnologias. A metodologia utilizada iniciou com uma pesquisa bibliográfica seguida de uma pesquisa de campo do tipo aplicada, de abordagem qualitativa, em uma escola de ensino fundamental localizada em São Francisco do Pará, onde foi realizada uma atividade com o Software (GeoGebra). Foram sujeitos desta pesquisa alunos do 7° ano, como método de estudo utilizamos a observação participante, e para analisar os dados, a análise interpretativa. Na experiência observamos a relevância das práticas tecnológicas, bem como dos softwares educacionais voltados para o ensino e aprendizagem da Matemática, pelo quais o professor poderá proporcionar uma aula mais dinâmica e explicativa aos alunos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Tecnologias e o ensino remoto emergencial nas discursividades de docentes e discentes do curso de Pedagogia da UFPA
    (2022-06-14) SILVA, Maria Beatriz Ramos da; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866
    A pesquisa é sobre as tecnologias e o Ensino Remoto nas discursividades de docentes e discentes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, vinculado a Faculdade de Educação do Campus Universitário de Bragança, ofertado no Campus Universitário de Capanema-PA, especialmente com a participação da Turma de Pedagogia 2017. O objetivo principal é analisar os discursos de docentes e discentes a respeito do uso de tecnologias como estratégias e recursos da inclusão digital nas aulas do Ensino Remoto Emergencial do Curso de Pedagogia. Elegi os objetivos específicos para identificar nas falas de docentes as tecnologias utilizadas para a oferta do componente curricular no ERE; identificar nas falas de discentes a percepção da inclusão digital no Ensino Remoto; caracterizar o uso das tecnologias no ERE pelos docentes e discentes do Curso de pedagogia. Os aportes metodológicos são com autores e autoras como Kenski, Lévy, Moran, Masetto, Behrens, Pretto, que tratam das tecnologias e do uso de recursos tecnológicos como uma democracia social do conhecimento. E, Dejours que trata do sofrimento na ergologia do trabalho, recorro a ele para falar do ensino e aprendizados no ERE como medo, sofrimento. A abordagem é de cunho qualitativo e quantitativo por considerar que às duas metodologias são complementares entre si, geradas por um questionário elaborado no Google Forms para a geração de dados. Os resultados revelam que a convivência na composição de todo o período do ERE, deixa claro que as tecnologias podem ser agregadas para a educação, facilitando o acesso de vários lugares, mas precisam ser utilizadas por meio de contextos que visem o desenvolvimento e articulação de saberes, aperfeiçoando o conhecimento pré-estabelecido para melhor aplicação de sua utilização. Concluindo-se que a pandemia da COVID-19, junto ao Ensino Remoto Emergencial ministrado por intermédio das tecnologias, acarretou várias dificuldades durante seu percurso, desde a adaptação a conclusão das disciplinas, mas com a aproximação das TICs, foi viável a compreensão de como utilizá-las no contexto dos cursos superiores e principalmente na incorporação meio as metodologias.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Ti, ti, ti na história: uma ferramenta midiática para o ensino de História
    (2018-08-18) SILVA, Márcia Nascimento da; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934
    O trabalho intitulado “Ti, Ti, Ti na História: uma ferramenta midiática para o ensino de história”, trata da criação de uma página no Facebook , com objetivo de propor o estímulo à pesquisa e à construção do conhecimento histórico por meio virtual, atentando para as especificidades do trabalho do historiador, que nesse novo momento da busca pela construção do saber histórico, aproxima-se das novas tecnologias da informação e da comunicação como alternativa para motivar os alunos do ensino médio, da Escola Estadual Jorge Lopes Raposo, localizada no distrito de Icoaraci, na cidade de Belém-Pa, a se interessarem pelas aulas de história. Está mais do que evidente, que não há mais espaço para aquela sala de aula que antes se resumia a alunos, professores, quadro, mesas e cadeiras. O professor, na condição de agente de transmissão de conhecimento, e visando melhorar cada vez mais o ensino de História no país, precisa estar atento às novas alternativas de complementar o ensino. A tecnologia é uma delas. É necessário, que escola e professor reconheçam a grande importância que essa ferramenta tem em nossas vidas, afinal, não há nada, atualmente, que atraia mais a atenção de crianças e jovens do que a tecnologia. Já não estamos mais em tempo de ignorar ou evitar o uso dela em sala de aula. Ela está aí, em todos os lugares, o tempo todo .
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