Navegando por Assunto "Teatro - Processo criativo"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) 1800 - O grito da família morta: a poética pessoal na encenação de um teatro performativo(2018-03-09) SANTOS JÚNIOR, Paulo César Sousa dos; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540Este Trabalho de Curso é um memorial descritivo do processo de criação do espetáculo 1800 – o grito da família Morta desenvolvido no Zecas Coletivo de Teatro, no ano de 2017 em Belém-PA. O objetivo principal é organizar a metodologia de criação cênica desenvolvida durante este processo criativo. Para isso, ativaremos os escritos de Gaston Bachelard em A poética do devaneio e A poética do espaço aliando-os a Dramaturgia pessoal do ator de Wlad Lima e aos estudos de Josette Féral sobre o teatro-performativo. Esta escrita é desenvolvida do ponto de vista do encenador-performer deste espetáculo que utiliza de sua liberdade poética para dialogar com a persona que se exteriorizou durante este processo criativo, apresentando esse recorte de sua memória como um Flâneur, que observa e analisa sua trajetória. Neste memorial descritivo expõe-se consecutivamente em suas três seções: os devaneios poéticos autobiográficos antecedentes da criação cênica; os conceitos e metodologias escolhidas para este processo criativo; e as exemplificações da utilização da poética pessoal na encenação de um teatro performativo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um canto em cena: o olhar do encenador na constituição de sua poética(2013) SANTOS, Alyne Souza dos; FERREIRA, Mayrla Andrade; http://lattes.cnpq.br/3654924974448971; https://orcid.org/0000-0003-1115-7719A Pesquisa visa à compreensão do processo criativo para a construção de uma poética do encenador, a partir da construção do seu processo criativo, para isso toma como objeto de estudo o Cântico das Lembranças: Em Odara ao qual é estabelecido uma construção junto aos intérpretes, que vem a dialogar com suas próprias histórias de vida, de modo que as personagens são construídas a partir do próprio olhar do intérprete, permitindo-lhes a liberdade desejada no ato da criação, e estimulando-os à busca por movimentos novos, livres de uma técnica rígida. Para tal lança-se um olhar sobre os procedimentos utilizados na construção e percebe-se fortes semelhanças entre os procedimentos adotados e a representação não interpretativa, de Luís Otávio Burnier, assim como dos métodos das ações físicas em Grotowski. O estreito diálogo sobre as influências do olhar da atriz na construção da encenadora desvelam encontros de uma poética particular. A abordagem da fenomenologia da percepção do filósofo Maurice Merleau-Ponty (1999) compõe as bases dessa pesquisa no auxílio do reconhecimento construído através da corporeidade. A pesquisa é de natureza qualitativa e utiliza-se da coleta sensorial se Cecília Salles (2009) que visa entrar em contato com as singularidades de um procedimento utilizados como: entrevistas abertas com os quatro sujeitos envolvidos na prática do experimento Cânticos das Lembranças: Em Odara, os dois músicos e o dois intérpretes, e mais um advindo de outro intérprete, para o desmembramento deste Cântico, e de documentos como os desenhos construídos no caderno do encenador, no percurso processual de investigação deste objeto. As considerações conclusivas dessa pesquisa perpassam pela influência do olhar da atriz na construção da encenadora, procurando através da relação estabelecida entre as duas práticas, encontrar a sua poética, também encontrando deste modo uma nova proposição ao encenador no ato de ensinar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um Colar Para Nanã: um manuscrito cartográfico para o não esquecimento(2017-04-10) OLIVEIRA, Patrick Garcês de; LIMA, Wladilene de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4769018199137074Esse manuscrito é o documento poético do processo criativo do espetáculo Um Colar Para Nanã, onde disponho da criação de um método cartográfico próprio, o qual denomino como Manuscrito Cartográfico, e o utilizo como caminho para o resgate das minhas memórias e vivências, transformando-as em matéria gênese e potência poética na construção deste meu trabalho. Neste meu processo, divido a escrita do meu manuscrito em cinco momentos: pistas, o mapa, primeira pele áquea, segunda pele áquea e terceira pele áquea. Cada um desses momentos designa um fragmento do trabalho que juntos, unificados, servem como apontamento para caminhos que podem ser percorridos dentro do teatro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Égua do Peixe Sonhador! O processo criativo do espetáculo “Brocado” no projeto de extensão Teatro Com-Vida(2015-02-12) OLIVEIRA, Priscila Costa de; CORREIA, Anibal José Pacha; http://lattes.cnpq.br/8835640143672715; PINHEIRO, Patrícia Mara de Miranda; http://lattes.cnpq.br/8113463304089178Esta pesquisa consiste em analisar o processo criativo do espetáculo “Brocado” até a sua apresentação no Hospital Universitário João de Barros Barreto, processo este que resultou de uma oficina de teatro de animação com ressignificação de objetos hospitalares, tais como: gaze, algodão, atadura, máscara de proteção e luvas cirúrgicas, que serviu como indutores para o processo de criação do espetáculo. Meu objetivo é relatar e analisar o processo criativo com o Teatro de Animação até a sua chegada ao Hospital. Dialogo com Gil (2000), trazendo uma pesquisa de caráter qualitativo, dividida em pesquisa participante e coleta de dados com entrevistas semi estruturadas, com duas participantes do projeto. Tenho como principais referências para falar do Teatro e sua existência dentro do hospital: Pavis (2007), Masetti (2003) e Achcar (2007), para o Teatro de Animação: Amaral (2001), Processo Criativo: Rangel (2009) entre outros. O processo criativo com o Teatro de Animação dentro do hospital aconteceu de forma bem cuidadosa, gradual, onde cada detalhe desse processo foi minunciosamente importante, pois o espaço do hospital é um espaço especial, delicado, diferenciado. Tudo o que levamos ao hospital obteve um significado, nenhuma escolha foi feita aleatoriamente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Flutuações poéticas: análise de três processos colaborativos do Grupo Dirigível Coletivo de Teatro(2014-12-18) LOPES, Maycon Douglas Modesto; SILVA, Edson Fernando Santos da; http://lattes.cnpq.br/4980320934440273Este trabalho de pesquisa descreve o processo colaborativo dos três espetáculos do grupo Dirigível Coletivo de Teatro a partir de uma análise gráfica dos seus processos criativos. O modo de análise, por meio da proposição gráfica, apresenta-se como a principal contribuição aos estudos voltados para o entendimento de processos criativos pautados pelos direcionamentos de encenação contemporâneos conhecidos como processos colaborativos. Os espetáculos que recebem a análise são: “O Pequeno Grande Aviador e o Planeta do Invisível” em 2011; “Sucata e Diamante” em 2012 e o espetáculo/performance “731 são Doze” em 2014. Pretende-se, com esta monografia apontar caminhos percorridos no processo criativo das montagens do Coletivo, assim como, estabelecer uma outra metodologia de análise a partir dos encaminhamentos do processo colaborativo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogos teatrais: uma experimentação com adolescentes da Escola de Teatro e Dança da UFPA no ano de 2015(2016-06-16) NASCIMENTO, Maria Rafaelle Siqueira do; PINHEIRO, Patrícia Mara de Miranda; http://lattes.cnpq.br/8113463304089178Este trabalho busca dentro do universo dos jogos teatrais tratar da formação de conhecimentos geradas por meio deles no espaço da sala de ensaio do Grupo de Teatro Infanto-Juvenil da UFPA, apresentando as principais contribuições do uso dos jogos para os adolescentes do referido grupo. Pretende-se compreender que os jogos teatrais são munidos de contribuições para uma formação mais abrangente dos indivíduos que os vivenciam, e por meio de uma análise teórica e de experiência prática destacar a liberdade, confiança em si mesmo, autonomia, coletividade e conhecimentos de técnicas dentro da linguagem teatral, e para se chegar a tais resultados a metodologia aplicada foi de observação participante, na qual a pesquisadora participa de forma direta nas atividades durante todo o percurso de observação, tendo como principais fundamentações teóricas na geração de argumentos deste estudo alguns autores, dentre eles:Viola Spolin (2008), Ingrid Koudela (2006) e FaygaOstrower (2008) voltados aos jogos teatrais e processo de criação coletiva por meio do jogo. Como resultado da pesquisa verificou-se que o uso de jogos teatrais no espaço experimental cênico proporciona fontes de liberdade pessoal, autoexpressão e autonomia, além de promover conhecimento e desenvoltura da linguagem teatral.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tá Falando: processo de criação da iluminação cênica do espetáculo “Barrela”(2015-03-06) SILVA, Paula Nayara dos Santos; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437Este trabalho objetiva descrever o processo de criação de um experimento de iluminação cênica, que utilizou e produziu materiais alternativos para a apresentação teatral em espaços não convencionais. O eixo central é o relato do processo de criação com a construção de materiais alternativos de iluminação para o espetáculo “Barrela”. No decorrer da monografia, apresento o processo por etapas, desde o primeiro encontro com o grupo, o tipo de material utilizado, as tentativas frustradas na busca pelo acerto e o amadurecimento do trabalho. A referente pesquisa encontrasse pautada na montagem do espetáculo “Barrela”, autoria de Plínio Marcos e encenação do grupo “Os Varisteiros”. Tendo por finalidade discutir e apontar caminhos para a iluminação cênica como instrumento de ensino e aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tríade corpórea em solo: veredas da ancestralidade negra(2018) SARMENTO, Fernando da Silva; SANTA BRÍGIDA, Miguel; http://lattes.cnpq.br/6889411521648199Esta pesquisa atravessa meu processo criativo de construção cênica, enveredada em meus trajetos de vida, religiosidade e acadêmico. Nasceu da observação dos estados de corpo e de consciência, respectivamente: corpo torturado, em transe e em crise, tendo como base teórica e metodológica a Etnocenologia que enfatiza o trinômio artista-pesquisador-particpante, valendo-se das relações entre o saber popular do terreiro e o saber cientifico, indissociado deste estudo, apresentei um resultado cênico, denominado Tríade Corpórea em Solo: Veredas da Ancestralidade Negra. O reconhecimento de minha negritude. Três estados de corpo distintos, com significados específicos são base para a elaboração de partituras corporais, tornamse um corpo uno a partir das contrações musculares involuntárias e recorrentes que os mesmos processam nestes estados de corpo e sua resultante em solo. Esta pesquisa descritiva integrada ao trabalho solo prioriza o trabalho e o corpo do ator, fui ao encontro de premissas que pensem a cena teatral a partir de um novo olhar, priorizei o cotidiano do terreiro, as experiências de vida e a religiosidade, para deles extrair potencialidades criadoras. Enveredo pelas noções propostas por Armindo Bião na perspectiva da Etnocenologia, numa travessia pelos estados de corpo e de consciência, dialogo também com Vicente Salles e apresento um sobrevôo pela historicidade do negro no Pará.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As vestes brancas: uma representação simbólica de elementos socioculturais: Zé Pelintra, o boto e o malandro da gafieira(2018-12-12) SALES, Flavio Gilberto Barbosa; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540Este trabalho propõem um memorial de um trabalho cênico denominado “As Vestes Brancas”, criada no ano de 2004 para o evento Cena Aberta, projeto de extensão da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, quando representei três elementos da diversidade cultural brasileira, vivenciados na prática da atuação cênica, enquanto personagens, em fases distintas da minha história de vida enquanto ator e dançarino (O Boto – como elemento que representa o universo mítico/lendário do homem amazônico, a entidade da Umbanda Seu Zé Pelintra - que representa a religiosidade afro-ameríndia e o Malandro dançarino das Gafeiras – tipo brasileiro que representa o aspecto social). Propondo uma análise do contexto da criação cênica e as relações das minhas memórias afetivas e com todos os elementos que me influenciaram enquanto um ser vivente de uma cultura e como um interprete criador. Analisados sobre bases conceituais (Memória, Semiótica Antropologia, Performance e Comportamento Restaurado), e sobre diferentes níveis de compressões.