Navegando por Assunto "Teaching methods"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas de letramento: o processo de alfabetização em turmas do 1º ano do Ensino Fundamental na EMEF Waldir Ribeiro de Almeida do município de Novo Repartimento - PA(2018-03-12) SOUSA, Maria Eliane Evangelista de; CHAVES, Sérgio Wellington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274; https://orcid.org/0000-0003-2623-2371Este trabalho discute sobre processo de alfabetização e letramento com objetivo de analisar as práticas de letramento para formação leitora na Escola Municipal Waldir Ribeiro de Almeida. Para tanto se realizou uma pesquisa bibliográfica e de campo com 05 professores em turmas do 1º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldir Ribeiro de Almeida em Novo Repartimento – PA. Os resultados apontam a importância da leitura uma fonte enriquecedora de conhecimento e informação na formação do indivíduo, com isso exige que sejam promovidas metodologias de ensino que estimule o prazer da leitura para construção da escrita. O estudo remete-se de forma conclusiva, a prática da leitura para formação do indivíduo contribui na construção de hábitos permanentes evidenciando-se, o quanto a leitura pode ser uma grande aliada no processo de alfabetização e letramento. Sabe-se que as crianças são fascinadas por histórias e que essas favorecem seu desenvolvimento cognitivo, intelectual, emocional e social. Buscou-se aqui confirmar a necessidade da presença da leitura em turmas do 1º ano do ensino fundamental no cotidiano escolar como forma de transformação social.