Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Teacher"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 13 de 13
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Alfabetização de jovens e adultos em Barcarena nos anos 1990
    (2014) SOUZA, Maria do Carmo Soares de; GOMES, Edson de Freitas; http://lattes.cnpq.br/5130130582179483
    Este trabalho tem como objetivo central de mostrar um pouco por meio, de pesquisa feita com alunos e professores, como ocorreu o processo de alfabetização de jovens e adultos em Barcarena na década de 1990. E também como as pessoas vinham de outras regiões com a finalidade de conseguir emprego nas fábricas, mas eram impedidos por falta de estudos e qualificação profissional. Tratar da educação de jovens e adultos, na visão dos autores Magda Soares, Alfabetização e letramento 2013. Suzana Schwartz, Alfabetização de jovens e adultos 2012. Lígia Regina Klein Alfabetização Quem Tem Medo de Ensinar 2002. Luiz Antônio Marcuschi. Da Fala para a Escrita 2010. Como os adultos não alfabetizados estão inseridos, em uma sociedade letrada e totalmente escrita, algumas dicas para alfabetizar adultos, o que acontece quando um adulto é alfabetizado, aprende a ler, escrever, a produzir em situações específicas, como os educadores devem agir para que os alunos jovens e adultos não desistam dos estudos. Os educadores devem com habilidade estimular o aluno para ele pensar antes de agir, para transformar a informação em conhecimento e o conhecimento em experiência.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O brincar no processo ensino-aprendizagem da criança
    (2022-08-18) SANTOS, Mairla da Silva; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072
    O presente trabalho vem abordar sobre a importância do brincar no processo ensino aprendizagem da criança na Educação Infantil para aprendizagem. Assim, este trabalho tem como problemática verificar como a ludicidade pode ajudar no processo de ensino aprendizagem da criança na educação infantil. A partir da problemática levantada foi delimitado o objetivo geral que é analisar a importância do brincar no que diz respeito ao seu desenvolvimento e aprendizagem de forma significativa, e tem como objetivos específicos, compreender como a ludicidade pode ajudar no processo de ensino aprendizagem da criança na educação infantil, e também, refletir sobre a utilização das práticas lúdicas como ferramenta para os professores da educação infantil, e por fim, verificar como o brincar de faz-de-conta contribui para o desenvolvimento psicológico e social da criança. Para a realização do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de colher informações de autores que já abordaram o tema como, Borba, Corsino, Freire, Góes, Luckesi, Oliveira, etc., e também realizada uma pesquisa de campo com o intuito de observar como o brincar contribui no processo ensino aprendizagem da criança da educação infantil. Para realização desta pesquisa foi utilizado a abordagem etnográfica, pois este método proporciona ao investigador acompanhar de perto o grupo que está estudando. Através desta pesquisa ficou claro a importância do brincar na educação infantil no que diz respeito ao desenvolvimento no processo ensino aprendizagem da criança, contribuindo também no seu desenvolvimento físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ciências Naturais e a dificuldade de ensino/aprendizagem no primeiro ano do Ensino Médio em uma escola do município de Anapu Pará
    (2019-06-06) PAIVA, Cássia Soares; GONÇALVES, Fabíola de Souza; http://lattes.cnpq.br/6964027354861027
    Discute-se muito sobre os reflexos do aprendizado que os alunos, nas primeiras séries do ensino médio, herdam do ensino fundamental principalmente nas disciplinas que refletem o estudo das ciências naturais. Como resultado disto percebe-se vários fatores que versa entre o tradicionalismo e as inovações tecnológicas em constante movimento. Diante este campo de batalha entre ciências, professor, aluno e metodologias há causas e consequências bem definidas. Estes fatores pesam em dificuldades principalmente na adaptação para outro nível de ensino, seus desafios e perspectivas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Um estudo sobre o trabalho de duas professoras de maternal na escola municipal de ensino integral Ciria de Nazaré Tulosa dos Santos no município de Belém - PA
    (2021-09-20) SEABRA, Vivian Araújo Ferreira; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657
    O presente trabalho, analisa o trabalho de duas professoras do maternal através de questionários por elas respondidos, sobre as perspectivas da observação, planejamento e o cuidar e educar. Na qual levanta questionamentos acerca do trabalho pedagógico das mesmas, sobre um olhar ético e responsável. Analisando se em sua prática é executado o cuidar e educar, objetivando o desenvolvimento do aluno. Partindo da ideia de que o professor, é um agente crucial na aprendizagem da criança e que precisa cuidar eticamente do seu aluno sobre um olhar afetivo, vendo seu aluno como uma criança que precisa ter seus direitos assegurados. Pois quando o cuidar ganha uma dimensão ética, ele entra na esfera do educar e se tornam um só. Dessa forma, o trabalho mostrará as dificuldades na elaboração da pesquisa, bem como os resultados pela perspectiva das professoras, na qual, entendem o quanto a observação pode ser necessária para o conhecimento do aluno e que favorece diretamente no planejamento das atividades de cuidar e educar.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A identidade profissional dos egressos do curso de pedagogia do campus universitário de Abaetetuba - PA
    (2022-07-19) SILVA, Paula Inês Lobato; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657
    O presente trabalho tem por objetivo a investigação de como egressos do curso de Pedagogia constroem sua identidade profissional docente, na região do Baixo Tocantins. O estudo se insere na rede das temáticas específicas da formação docente, da constituição da identidade profissional docente e da educação básica. O referencial teórico está assentado nos estudos de RAYMOND e TARDIFF (2000); TARDIF (2002); GATTI (2014; NÓVOA, 1999; SACRISTÁN, 1999; ROLDÃO, 2005. Para a coleta de dados foram enviados questionários via redes sociais, especificamente Whatsapp e Google Forms para os egressos do curso de Pedagogia, do Campus de Abaetetuba, da Universidade Federal do Pará. Afim de pensar a prática da coleta de dados em campo, destinada a investigar em específico a construção da identidade de professores que atuam na Região do Baixo Tocantins.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância da leitura reflexiva permanente para o profissional docente
    (2018) SANTOS, Neurilene Ribeiro dos; CHAVES, Sérgio Wellington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274; https://orcid.org/0000-0003-2623-2371
    O uso da leitura para o profissional docente é um instrumento muito importante para o seu próprio aprendizado. Nesse contexto, o presente trabalho expressou um estudo sobre a importância da leitura permanente para o profissional docente. Para isso, essa pesquisa objetivou analisar uma abordagem bibliográfica. A revisão bibliográfica evidenciou que a leitura deve sempre fazer parte do cotidiano do ser humano, sobretudo do professor, que facilita a compreensão dos alunos sobre a importância da leitura, sendo que o docente deve ser um ponto favorável para o aprendizado. A discussão evidenciou que a leitura contribui para o desenvolvimento e a capacidade do ser crítico de suas próprias opiniões e da leitura de mundo. Por isso, considera-se que a leitura cotidiana do docente é de grande relevância para o processo ensino-aprendizagem dos alunos e do próprio profissional docente. A conclusão expressa que a leitura do docente é de fato, um canal muito importante para o exercício de docência no ambiente escolar, de modo a proporcionar um aprendizado mais consistente tanto para os alunos quanto para o docente.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A importância das novas tecnologias no ensino da Matemática como auxílio na prática docente
    (2024-01-11) FERREIRA, Cristian dos Santos; COUTO, Wladson França; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039
    O presente artigo, visa um estudo perante o propósito do uso das novas tecnologias no processo ensino aprendizagem, em especial na disciplina de matemática. Buscar reconhecer as maiores dificuldades presentes na escola perante a utilização de novas tecnologias, a importância dos professores, como também os seus conhecimentos voltados à área das tecnologias, as adaptações necessárias tantos para professores e alunos no uso de softwares relacionados especificamente à disciplina de matemática. Com o uso e a demonstração de aplicabilidades matemáticas, tende-se a motivar o aluno. Em vista desse assunto, queremos saber qual o olhar dos professores na hora de encarar este novo recurso didático no processo ensino – aprendizagem, observado que muitos nunca tiveram a oportunidade de entender como toda esta tecnologia acabou entrando em nossas vidas de uma maneira tão rápida. O proposito deste trabalho será de analisar através de um questionário, como os professores estão lidando com esta ferramenta para criar situações de aprendizagem. Primeiramente foi feita uma vasta pesquisa bibliográfica para conhecer melhor o tema e poder explorá-lo. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do estado no município de Abaetetuba/PA.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A ludicidade na prática docente na educação infantil: realidade desvelada em escolas da rede municipal de ensino de Abaetetuba-PA
    (2018-05-02) FERREIRA, Edilene de Jesus Gonçalves; RODRIGUES, Alcemir Pantoja; http://lattes.cnpq.br/9116827252137741
    O presente trabalho propõe-se a discutir a importância da ludicidade na prática docente da Educação Infantil, no que se refere a aprendizagem da criança, partindo de um estudo do seu significado e conceitos sobre o desenvolvimento da ludicidade para enfatizar a necessidade de sua utilização eficaz no espaço da escola Santa Maria e Maria Eloisa de Souza, no município de Abaetetuba. Sabe-se que as atividades com brincadeiras são importantes ferramentas que levam a criança a desenvolver a prática da leitura e da escrita de forma prazerosa e significativa. Esta pesquisa utilizou-se de referências pedagógicas que forneceram a orientação necessária para a busca de uma discussão e reflexão acerca do papel da ludicidade como prática docente na educação infantil na escola. Neste trabalho destacam-se vários autores que mencionam sobre o tema, a qual a ludicidade é elemento fundamental da prática pedagógica que pretende desenvolver o interesse e o prazer da leitura e compreensão social nas crianças neste nível de aprendizagem. A partir da análise do processo de ensino-aprendizagem através da ludicidade, percebe-se que o lúdico e a criança estão sob influência de ambos e merecem grande atenção, porque da relação lúdico e criança nasce a aprendizagem. Cabe ressaltar também que esta pesquisa desenvolveu-se por meio de pesquisa–qualitativa, observando-se a realidade da pratica na escola Santa Maria. Desse modo, aplicou-se um questionário para compreender o processo ensino-aprendizagem na escola pesquisada. Tal visão permitiu-nos a reflexão a respeito da prática pedagógica que determina os aspectos elencados na pesquisa. Acredita-se que o planejamento estruturado, organizado e proposto para as aulas possam, com as atividades lúdicas, contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem na infância.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O TRABALHO DOCENTE E O ADOECIMENTO DE PROFESSORES NO MUNICIPIO DE BREVES - PA
    (2021-01-19) LIMA, Maria Trindade Gomes; AMARAL, Sônia Maria Pereira do; http://lattes.cnpq.br/5545758647257549; https://orcid.org/0000-0003-2537-0377
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa oriundo do Trabalho de Conclusão de Curso que teve como objetivo compreender as implicações do trabalho docente e os fatores de adoecimento de professores do município de Breves-Pa. Para o embasamento teórico da pesquisa, utilizamos autores como Penteado e Neto (2019), Pinheiro e Masson (2019), Araújo e Moreno (2016), Zaragoza (1999), Oliveira (2012), entre outros que visam compreender o adoecimento dos profissionais da educação. Para dar conta dos objetivos, coletamos trezentos e trinta e um (331) prontuários de docentes no Instituto de Previdência do Município de Breves – IPMB, os quais foram analisados por meio da abordagem de pesquisa quanti-qualitativa. Os resultados indicaram que o adoecimento do professor não acontece especificamente no município de Breves, há literaturas que apontam ser este um problema nacional, entretanto, neste município, houve um elevado crescimento de adoecimentos entre os anos 2017 e 2018, sendo o maior deles, a depressão. Um alerta para maiores cuidados com as condições inadequadas para o trabalho docente e falta de preocupações institucional, e de cuidados com a saúde desses profissionais, que requer ambiente e materiais adequados para o trabalho, assim como, assistência por uma equipe multiprofissional nas escolas, já que essas condições contribuíram favoravelmente para a qualidade de vida do profissional e consequentemente para o ensino e a promoção de aprendizagens.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Tratamento da variação linguística no ensino e aprendizagem do Português
    (2019-06-26) SANTOS, Luciani dos Anjos; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244
    O presente trabalho tem como foco a importância e aprendizado do tratamento da variação linguística enquanto objeto essencial de ensino da Língua Portuguesa, a pesquisa buscou tratar sobre a problematização das possíveis dificuldades que os professores enfrentam ao aplicar esse ensino de língua na sala de aula, o estudo foi feito em duas turmas do 7º ano do ensino fundamental de duas escolas do município de Barcarena/Pará, sendo uma da rede pública EMEF Prefeito Wandick Gutierrez localizada numa área com alguns traços rurais e outra da rede particular IEPAM Instituto de Educação Permanente da Amazônia localizada numa área urbana. O estudo optou-se pela pesquisa bibliográfica e de campo em uma abordagem quantiqualitativa. Os instrumentos foram questionários contendo perguntas semiestruturadas, aplicadas às professoras das escolas em uma amostragem de 1 questionário por docente. Assim, de posse das informações coletadas observou-se que as professoras ainda apresentam muitas dificuldades em fazer usos dos estudos de variação linguística, pois ainda utilizam técnicas e métodos tradicionais e descontextualizados. Assim é de suma importância o professor desde sua formação apropriar-se dos conhecimentos necessários para o desenvolvimento de sua prática.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A utilização da técnica moderna de Lester Horton como potencializador no corpo do dançarino cover de K-pop e a importância desse conhecimento para um(a) professor (a) de dança
    (2023-12-16) SANTOS, Lauane Gabriele Gomes dos; ROSÁRIO, Daísa Gomes do; http://lattes.cnpq.br/4519301218600015
    Esse “Trabalho de Curso - TCC”, intitulado: “A Utilização da Técnica Moderna de Lester Horton como Potencializador no Corpo do Dançarino Cover de K-Pop e a importância desse conhecimento para um(a) professor(a) de dança”. Teve como problema de pesquisa saber: “De que forma a técnica de Lester Horton contribui para a preparação do corpo e para a melhoria da execução dos movimentos do dançarino de Kpop?” relacionado ao processo de formação do(a) professor(a) de dança e suas contribuições para os dançarinos de K-Pop e para os futuros docentes em dança. Para o desenvolvimento de sua metodologia de pesquisa teve como principal aporte teórico o conceito de “fenomenologia” e a concepção de pesqusa correlacional, de forma a alicerçar um entendimento acerca da comparação de melhorias de movimentos de dança K-Pop a partir do uso da técnica de Lester Horton. O trabalho ficou organizado em três capítulos: Capitulo 1: PARA ENTENDER MELHOR O KPOP; Capítulo 2: DESCOBERTAS E EXPERIENCIAS COM K-POP; Capítulo 3: A VIVÊNCIA NO CURSO E A FORMAÇÃO DOCENTE EM DANÇA. O estudo visa trazer contribuições para a comunidade de dançarinos de K-Pop, assim como para a academia visto que ainda são incomuns trabalhos sobre o tema, e principalmente trabalhos que relacionem o assunto K-pop com a Técnica de Lester Horton.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Utilização de vídeos nas aulas de Química: uma ferramenta de ensino em tempos de pandemia
    (2022-02-21) LIMA, Raiumundo Júnior de Lima; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/ 0000-0001-5589-6228
    O presente trabalho tem como objetivo discutir o ensino de química no atual contexto de utilização das ferramentas disponíveis por meio da internet como as videoaulas, com enfoque na escolha dos vídeos adequados e na sua utilização para o ensino, assim como o aproveitamento didático que a produção de vídeos pelos alunos pode trazer para a aprendizagem deles. Nesse sentido, buscou-se dialogar com diversos teóricos que tratam sobre didática, utilização de videoaulas para o ensino de química, planejamento e produção de vídeos pelos alunos, a utilização desses vídeos para o ensino de radioatividade, análise de videoaulas mostrando pontos positivos e negativos e, por fim, mostra relato de experiência referente às experiências obtidas pelo professor em formação durante estágio de docência. A metodologia para a pesquisa é caracterizada como bibliográfica, com levantamento de conteúdo realizado com as categorias pré-definidas para os títulos dos capítulos/artigos. Para isso, utilizou-se as plataformas “Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações” e “Scielo”. As discussões realizadas com esses teóricos possibilitaram esclarecer, por exemplos, que por mais que se encontre materiais adequados ao ensino de química na plataforma YouTube ou em sites especializados deve-se considerar que essas possíveis aprendizagens perpassam pela cultura, linguagem e costumes dos alunos; a importância de o professor estimular os alunos a fazerem perguntas e mediar o encontro de respostas; os detalhes didáticos, como a utilização de quadro branco desde que se esteja com roupa escura; os princípios pedagógicos a serem aplicados. Diante dessas disposições, pode-se considerar que o ensino de química com a utilização e produção de videoaulas pode ser efetivo, desde que se percorra planejado caminho metodológico, didático e pedagógico.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Vai Trabalhar Palhaço: a trajetória de um palhaço – artista – professor
    (2022-06-28) SANTOS, André Luiz Reis dos; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210
    O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema: “VAI TRABALHAR PALHAÇO: a trajetória de um palhaço – artista – professor”, no qual são trazidas memórias, marcas do acaso, encantamentos, desilusões e descobertas que constroem a trajetória de um palhaço – artista – professor. A partir da exposição sobre o riso, a importância deste para a formação do palhaço e o aperfeiçoamento desta arte com o conhecimento teórico/empírico, este trabalho tem por objetivo principal descrever a formação de um palhaço que se moldou por amor à arte e que hoje se aperfeiçoa para ensinar a técnicas do fazer rir. Deste modo, apresenta-se a história do Tio Padreco que tem por trás do nariz do palhaço o artista André Reis, que aqui se apresenta. Assim, a partir de um estudo de caso, exponho a maneira com a qual me desenvolvi pessoalmente com o intuito de exercer a minha verdadeira vocação – ser palhaço e artista. O método de pesquisa utilizado neste trabalho foi pesquisa bibliografia com intuito de buscar referências sobre a origem do riso, principal objetivo do exercício de palhaço, arrancar uma alegria de quem o observa. A pesquisa bibliográfica também irá enriquecer a exposição do palhaço, porém a profundidade do tema será realizado através de um estudo de caso, no qual através da história vivenciada pelo palhaço Tio Padreco, há a representação e ressignificação do simples ato de ser um palhaço, desfigurado de técnicas rebuscadas, que se liga estritamente pela síntese do amor à arte do fazer entre o ser artístico e a plateia.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA