Navegando por Assunto "Students with disabilities"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Conexões docentes: ensino regular e AEE no processo de escolarização de um estudante cego(2020-02-18) BERNARDO, Beatriz Figueiredo; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184O presente estudo visa analisar e compreender as conexões docentes entre AEE (Atendimento Escolar Especializado) e sala regular no que se refere à escolarização de um estudante cego, como reflexão sobre as formas e as possibilidades empregatícias dos conteúdos matemáticos à esse estudante. O assunto tratou-se de expor a realidade dos professores ao buscar ensinar a Matemática de forma acessível ao estudante cego. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa com professoras do Ensino Regular e do AEE de uma escola da rede estadual, situada no município de Castanhal – PA. Foi desenvolvida a partir de uma pesquisa de campo com a aplicação de um questionário e uma entrevista áudio-gravada às professoras. As questões que norteiam este assunto proporcionaram um leque de questionamentos, principalmente pela falta de informação sobre o Braile (Sistema de Escrita Tátil) para o ensino da Matemática, que permite incluir esse estudante no currículo escolar, possibilitando a ele coletar informações necessárias a ponto de formular, resolver e compreender os assuntos de forma significativa. Os dados da pesquisa apontaram as dificuldades do processo do ensino da Matemática a este estudante, a falta de manutenção de materiais, além da falta de atualização e qualificação das docentes. Propõe-se a partir desse estudo despertar um novo olhar sobre o processo de qualificação docente, no que tange a inclusão de alunos cegos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação inclusiva e o ensino de ciências: o caso do município de Breves, Marajó(2019-12-05) FARIAS, Mayara Rodrigues; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661A inclusão escolar de alunos com deficiência embora, disposta como direito legal que prevê o acesso, a permanência e o sucesso no processo de escolarização na classe comum da escola regular, ainda é um desafio para muitos professores, considerando que a maioria encontra dificuldades para efetivar tal processo. Em vista disso, o presente trabalho teve como objetivo principal assimilar a situação do ensino inclusivo, notadamente quanto aos seus limites e desafios, no âmbito do ensino de Ciências. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, e para atingir os objetivos, adotamos como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado. Foram entrevistados seis professores de Ciências de quatro escolas básicas do município de Breves. Após a análise dos dados, observamos que a maioria dos docentes que ensinam Ciências não se sente seguros para trabalhar com esses alunos, em virtude de não serem formados na perspectiva de trabalhar com a inclusão de alunos com deficiência. Além disso, a falta de suporte escolar necessário para desenvolver as habilidades dos alunos foi uma reclamação constante dos professores para desenvolverem uma prática pedagógica de qualidade. A minoria desses professores tenta suprir a falta de conhecimento na área recorrendo a cursos de formação continuada. Apesar da garantia de oferta de ensino inclusivo estar regido por legislação nacional, evidenciamos que nem todas as escolas e docentes encontram-se preparados para garantir esse preceito legislacional. Isso nos leva a considerar que será necessário rever os currículos de formação inicial de professores para prepará-los adequadamente para trabalhar com este público e em paralelo o poder público precisa oferecer suporte adequado aos professores quando estes chegarem as salas de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência na escola "Sagrada família" no município de Tomé-Açu(2022-08-12) SILVA, Samantha Lameira da; ALMEIDA, Werbert Vaz de; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802O presente trabalho traz o papel do pedagogo como mediador de diálogos, ele tem papel ativo na gestão pedagógica da escola, inclusão de alunos na escola, suas práticas pedagógicas e concepções sobre inclusão. Com o objetivo p de compreender o papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência, o artigo tem como questionamento: qual o efetivo papel do pedagogo no processo de inclusão escolar de alunos com algum tipo de deficiência? A metodologia utilizada para o seu desenvolvimento é de caráter qualitativa, dividida em duas etapas: na primeira etapa foi realizada uma pesquisa exploratória de referenciais teóricos que subsidiaram os elementos de discussão, tendo como suporte a reunião de alguns teóricos. A segunda etapa foi feito o levantamento de dados na pesquisa de campo, tendo como lócus a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Sagrada Família, em Tomé-Açu, Pará. Como resultado, a pesquisa aponta que o papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência é mediar todo diálogo para que os alunos com algum tipo de deficiência possam ter os mesmos direitos de aprender quanto qualquer outro aluno não incluído na categoria de especial.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Recursos adaptados para aprendizagem de um aluno com deficiência intelectual da rede municipal de ensino de Castanhal-PA(2018-10-26) RODRIGUES, Lucilene dos Santos; LOPES, Raphaella Duarte Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/7850745742319008Garantir o acesso universal à educação não é o suficiente para que todos possam ter uma educação de forma justa, e ainda é comum que parte da população viva a margem do sistema de ensino ou segregada dentro dele. Dentre essa parcela da população, temos o público-alvo da Educação Especial que ao longo dos anos vem lutando para garantir seu espaço na sociedade. O presente estudo tem como finalidade comparar, antes e após a utilização de recursos adaptados, a aprendizagem de um aluno com deficiência intelectual da rede municipal de ensino de Castanhal-PA. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo, primeiro com o levantamento das dificuldades através da observação da rotina do discente na escola. Em seguida, a realização de atividades com recursos adaptados para atender as suas necessidades e foi possível promover, no período de realização do trabalho, uma maior interação do aluno com o ambiente escolar, desenvolver a capacidade de percepção, de movimentação e de concentração. Nesse sentido, foi possível observar que trabalhar a individualidade do estudante é muito importante na Educação Especial, tendo em vista que cada pessoa, principalmente o público em questão, apresenta peculiaridades, onde a melhor forma de ensinar é introduzindo esses alunos em um ambiente rico em aprendizagem