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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A ludicidade no processo de inclusão escolar de crianças identificadas como público-alvo da educação especial
    (2023-06-20) MARTINS, Camila Raimunda Nunes Sousa; CAETANO, Viviane Gislaine; http://lattes.cnpq.br/1480211988266947
    O presente artigo procura analisar as contribuições da atividade lúdica no processo de formação e de inclusão de crianças identificadas como Público-Alvo da Educação Especial em uma escola da rede municipal de Belém. Deste modo o trabalho aborda o seguinte questionamento: como a ludicidade contribui para a inclusão da criança no espaço escolar? A escolha da temática se delineou a partir das minhas experiências de vida, pois desde a Educação Infantil ao ensino básico todas as experiências das quais me recordo foram aquelas com abordagens lúdicas aliadas com as experiências no estágio não remunerado, na qual tive a oportunidade de acompanhar alunos com dificuldades de aprendizagem. Os dados, coletados durante a experiência de estágio não obrigatório, foram analisados a partir das contribuições de Vygotsky (2010), Mazzotta (1996) e Jannuzzi (1992) entre outros. Ao final do trabalho se constatou que o lúdico tem sido uma ferramenta importante quando se trata de inclusão e de aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação das condições de acessibilidade com necessidades especiais em cinco escolas municipais da cidade de Abaetetuba – PA
    (2013-09-19) SARGES, Diana Helena Sousa; SILVA, Maria do Socorro Nunes da; ARAUJO, Ramon Everton Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/1455064865684402
    Sendo a escola um dos locais mais freqüentados pelos indivíduos de uma sociedade, há necessidade de averiguar como os prédios escolares estão se adaptando a esta nova lei. Se a palavra de ordem atualmente é promover uma educação igualitária, no sentido de apresentar aos estudantes todos os meios de acesso, os prédios escolares necessitam, com urgência, adaptar-se às regras gerais de acessibilidade da Norma Brasileira (NBR) 9050 de 2004. O objetivo desta pesquisa foi verificar as condições atuais de acessibilidade de algumas escolas do município de Abaetetuba e a existência de projetos de adaptações regulamentadores, segundo a NBR 9050/2004. O presente estudo foi realizado em cinco escolas de ensino fundamental da cidade de Abaetetuba e caracterizouse como uma pesquisa de campo, utilizando-se como técnica a observação direta, por meio de um protocolo orientador desta NBR que expõe as condições de acessibilidade. Os resultados encontrados com relação a cada um dos itens investigados mostram que as unidades escolares encontram-se distantes do modelo ideal de atendimento às pessoas com necessidades especiais, estando aquém de oferecer uma estrutura física de boa qualidade, fato este que exclui pessoas com necessidades especiais dentro do ambiente escolar no município de Abaetetuba.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Conceitos e aspectos históricos da educação especial no Brasil
    (2022-11-25) QUEIROZ, Fabiane da Silva Rodrigues; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074
    Este trabalho busca compreender a trajetória da Educação Especial no Brasil que é uma modalidade de ensino destinada no atendimento aos alunos com necessidades especiais nas escolas. Para isso faremos um levantamento histórico das lutas que aconteceram ao longo dos anos através das políticas educacionais que contribuíram com a inclusão das pessoas deficientes no âmbito escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    As contribuições do PIBID de pedagogia da UFPA para inclusão de alunos no ensino regular e na formação de professores
    (2019-07-10) SANTOS, Sulyane Palmeira dos; RODRIGUES, Sônia Eli Cabral; http://lattes.cnpq.br/2051966760901767
    O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para com a formação de professores no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA) com vista à inclusão de alunos público alvo da educação especial. Esta experiência ocorreu em uma escola pública de educação básica no município de Belém-Pa, no período de 2016 a 2017, vivenciada como bolsista do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Currículo e Formação de Professores na Perspectiva da Inclusão (INCLUDERE), vinculado ao projeto “Formação de professores para uma escola inclusiva: ações colaborativas entre o ensino superior e a educação básica em municípios paraenses. A metodologia persiste no relato das atividades desenvolvidas e revisão bibliográfica dos temas pertinentes aos estudos sobre educação especial e a formação de professores. O PIBID proporcionou experiências excepcionais e, portanto, produtivas durante o processo de formação, dando aos bolsistas oportunidades de percepção, prática e reflexão sobre a importância e necessidade da formação com vista à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Diagnóstico e operacionalização da educação especial na Escola Lawton do meio rural ribeirinho de Breves-Pará
    (2019-08-07) FERREIRA, Izanias de Sousa; SOUZA, Carlos Rodrigo de; http://lattes.cnpq.br/6456712462238262
    O presente trabalho pretende analisar a concepção e a prática de professores sobre o desafio de alfabetizar alunos com deficiência em escolas públicas Ribeirinhas do município de Breves, na Ilha do Marajó–Pará. Neste sentido, o trabalho inicia-se apresentando uma abordagem teórica acerca da história da Educação Especial no Brasil, no município de Breves e as leis e decretos que asseguraram e garantem os direitos das crianças com deficiência. Foram entrevistados 6 (seis) professores da escola Lawton que atende alunos com diferentes deficiências. Os docentes enfrentam desafios diários com esses alunos, uma vez que a maioria das escolas não oferece recursos necessários para desenvolve um trabalho de qualidade, visando o bem-estar do educando. Temos por objetivo também, conhecer como se dá o processo de ensino e aprendizagem dos alunos especiais, como também conhecer quais ações pedagógicas são executadas para que de fato aconteça a almejada inclusão. Baseamos este trabalho nos estudos de Prado (2001) que explica que a aprendizagem dos diferentes alunos deve acontecer de modo que lhes possibilite um ganho significativo do ponto de vista educacional, afetivo e sociocultural e na Lei de Diretrizes e Bases (1996) que garante o acesso de alunos com deficiência no contexto escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Documentos legais e políticas para inclusão do público-alvo da educação especial na esfera federal, no Pará e em Castanhal
    (2019-06-24) MELO, Lucas Gabriel da Silva; LOPES, Raphaella Duarte Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/7850745742319008
    O presente trabalho vai explanar a partir de uma análise documental feita sobre as legislações que versam sobre a Educação Especial em âmbito federal, no estado do Pará e no Município de Castanhal, fazendo uso dessa metodologia para alcançar o Objetivo Geral de analisar os documentos legais e as políticas voltadas para a inclusão escolar do público-alvo da Educação Especial a partir da esfera federal, do estado do Pará e do município de Castanhal. Discutir-se-á nos resultados algumas divergências e convergências encontradas, chegando à conclusão que a Educação Especial, a cada época, vem se fortalecendo quanto objeto de texto legal, tendo as normas e políticas um grande papel na luta pela efetivação dos direitos de seu público-alvo. Assim, além de nossas legislações de Base Nacional, no uso das atribuições do poder constituinte derivado, o Estado do Pará e o município de Castanhal buscam estar elaborando legislações e resoluções que também versem sobre tal temática. Tal produção deve ser vista como contribuinte para a formação de novos educadores, assim como para a área jurídica, sendo de grande relevância a continuação deste tipo de pesquisa para a análise de mais realidades regionais e locais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dramaturgias invisíveis: a importância do Teatro Inclusivo para crianças autistas
    (2004-11-04) CASTRO, Ana Paula; MAUÉS, Marton Sérgio Moreira
    Este trabalho explora a importância do teatro inclusivo no desenvolvimento de crianças autistas, destacando como essa forma de arte oferece um ambiente seguro e estimulante para a expressão emocional e social. A experiência de uma mãe solo, que observou os impactos positivos do teatro na comunicação e sociabilidade de seu filho, Pedro, revela a necessidade de uma dramaturgia adaptada que respeite as singularidades de cada criança. A participação em atividades teatrais e circenses demonstrou melhorias nas habilidades motoras e na autoestima de Pedro, evidenciando o teatro como uma ferramenta eficaz para inclusão e desenvolvimento integral. As entrevistas com educadores de teatro ressaltam a carência de dramaturgias que reflitam as vivências de crianças atípicas e a importância de metodologias inclusivas que valorizem cada aluno como indivíduo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação Especial Inclusiva: desafios do processo de ensino aprendizagem de pessoas com paralisia cerebral
    (2021-06-17) GOMES, Rilma da Silva; BENGIO, Fernanda Cristine dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4427631241218568; https://orcid.org/0000-0003-0184-6668
    O presente trabalho teve como objetivo caracterizar as principais dificuldades do processo de ensino e aprendizagem dos alunos com Paralisia Cerebral. A educação especial na perspectiva inclusiva, não se trata apenas de um processo de garantia de direito ao acesso à escola, mas também da permanência e do sucesso no processo de escolarização desse aluno na sala de aula. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica através do método de revisão narrativa de literatura. Foram consultadas as seguintes bases de dados: Scielo e Google Scholar. A eficácia do sistema educacional para o processo inclusivo, depende de fatores que vão além da condição de acessibilidade física no ambiente escolar, depende de fatores como a ação de uma equipe multiprofissional preparada e qualificada; do envolvimento dos demais alunos no processo de ensino do aluno com PC; da execução de avaliação de diagnóstico adequada e da escola estar preparada para o emprego de tecnologias assistivas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Educação especial: um olhar para o profissional de apoio no município de Abaetetuba-PA
    (2022-07-20) SENA JÚNIOR, Benedito Nogueira; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344; https://orcid.org/0000-0003-2634-4189
    A pesquisa em questão aborda conceitos no âmbito da educação especial e suas implicações e também objetiva uma breve analise com relação as políticas públicas referentes aos profissionais que atuam nesta área, e ressaltando algumas normativas que contribuíram para garantir o direito de alunos da educação especial na rede regular de ensino, tendo como objeto de estudo a experiência de uma Profissional de Apoio Escolar, refletindo sobre as principais barreiras e obstáculos que ela encontra para realizar o processo de ensino-aprendizagem de qualidade para pessoas com deficiência. Este estudo é de cunho qualitativo, onde, foram utilizados artigos científicos das bases de dados Scielo e da Biblioteca digital de monografias como referências, foi realizada analise documental e entrevista estruturada com dez pergunta.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Um estudo histórico da Associação Beneficente de Educação Neurofuncional Milton Melo – ABENMM
    (2019-07-09) MATIAS, Maria da Conceição Rodrigues; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471
    O presente trabalho trata de um estudo da Associação Beneficente de Educação Neurofuncional Milton Melo, com o intuito de provocar reflexões sobre as condições que possibilitaram sua existência. Os objetivos são: realizar um estudo sobre as necessidades que culminaram na criação da Associação Beneficente de Educação Neurofuncional Milton Melo –ABENMM; investigar quais as necessidades e os fatores que contribuíram para a sua criação e em que condições a Associação foi fundada, iremos investigar também as mudanças ocorridas na proposta pedagógica da associação e o que os levou a adotar o Método de Desenvolvimento do Potencial Humano, idealizado por Glenn Doman e sua equipe. Como referencial teórico, utilizamos os estudos de JANUZZI (2012), MAZZOTA (2001), RODRIGUES (2008), VERAS (1993), e outros autores que também discutem a temática. Na pesquisa, adotamos a abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, composta por perguntas abertas, com dois sujeitos da pesquisa que foram de fundamental importância para o estabelecimento da ABENMM no Município de Abaetetuba-PA.Os resultados obtidos pela pesquisa nos mostram que a criação da Associação se deu pela necessidade das famílias das pessoas com deficiência que buscavam um local para o criação da ABENMM seguiu a mesma linha da criação de outras instituições, marcada pelas iniciativas das organizações da sociedade civil, que estruturaram espaços de atendimento de pessoas com necessidades especiais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Inclusão para alunos do campo com deficiência na escola Cristo Redentor no município de Abaetetuba-PA
    (2018-06-15) SILVA, Keila de Jesus Ferreira da; OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384
    O presente trabalho teve como OBJETIVO discutir a “Inclusão para alunos do campo com deficiência na escola Cristo Redentor no município de Abaetetuba –PA”. Tendo como objetivo geral conhecer e analisar como os professores trabalham em sala de aula o processo de ensino e aprendizagem com os alunos deficientes, na turma de 6º ano, do Ensino Fundamental, da escola Cristo Redentor e como objetivos específicos analisar como se realiza o processo de ensino e aprendizagem com os alunos com deficiência, refletir as problemáticas referentes à inclusão de alunos com deficiência na Escola Cristo Redentor, além de discutir os desafios enfrentados pelo aluno do campo para ter acesso à educação em uma escola regular e urbana. Para atingir o objetivo proposto optou-se PELO ESTUDO DE CASO E POR uma abordagem qualitativa, Para que isso proporcionasse a ampliação do debate em torno da pesquisa e o enriquecimento da descrição dos dados obtidos. Foi realizado também uma pesquisa de campo, no propósito de conhecer a concepção do professor quanto a política inclusiva do município pesquisado. Apresentamos alguns conceitos necessários à compreensão da educação especial, inclusão e educação no campo e sobre como são trabalhadas as práticas do ensino aprendizagem com os sujeitos atendidos pela educação especial. Percebemos que embora a escola aponte avanços nas concepções acerca da inclusão para os alunos com NEE, ainda são vários os conflitos e dificuldades que os professores enfrentam na concretização dos ideias da educação desses sujeitos para uma melhor efetivação do ensino aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Percepções de alunos com necessidades educacionais especiais sobre o ensino da matemática nos anos iniciais
    (2019-01-10) PRESTES, Tainá Pereira; SALES, Elielson Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5467537517169068; https://orcid.org/0000-0001-6242-582X
    Esta pesquisa acadêmica tem como objetivo compreender as percepções do ensino de matemática de alunos com necessidades educacionais especiais nos anos iniciais, a partir da Teoria do Desenvolvimento de Henri Wallon. Utilizando os fundamentos teóricos e metodológicos da Análise Textual Discursiva, o estudo foi realizado em uma turma do 3º ano do ensino fundamental, pertencente à rede estadual do município Belém/PA, na qual realizamos a atividade com três alunos com NEE. Para alcançar o objetivo proposto, o estudo foi organizado em três etapas. Na primeira, realizamos a observação dos aspectos concernentes à prática da professora regente. Na segunda etapa, fizemos a aplicação de uma entrevista semiestruturada com os três participantes da pesquisa a respeito das percepções que os mesmos apresentam sobre o ensino da matemática. Na terceira, realizamos a análise dos dados com a metodologia de análise supracitada. O estudo constatou que a compreensão dos níveis de desenvolvimento, da singularidade e do contexto social de cada aluno é de grande valia para o desenvolvimento de estratégias didáticas que visam a real aprendizagem do alunado, não somente no ensino da matemática e para alunos com necessidades educacionais especiais, mas para o alunado como um todo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DO ALUNO SURDO: ações da ASBRE (Associação dos Surdos de Breves)
    (2021-04-07) SOUSA, Esteliane Santos de; MORAES, Jerusa Cardoso; SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de; http://lattes.cnpq.br/6456712462238262
    Este trabalho tem como objetivo investigar o contexto da educação inclusiva e o processo de inclusão de alunos surdos na cidade de Breves–PA, destacando a importância das ações da ASBRE – Associação dos Surdos de Breves, para a integração e inclusão social de seus alunos. Será investigada a história da educação especial em seu contexto geral, no Brasil e no município de Breves–PA, assim como as leis e decretos que tratam da Educação Especial no Brasil. Finalmente, destacaremos o processo de ensino de libras na ASBRE e as práticas desenvolvidas pela associação. A inclusão social do surdo é um desafio que a sociedade enfrenta em tempos de mudança, e causam muitos questionamentos, pois para que os sujeitos, com e sem deficiência, exercerem plenamente o direito pleno à cidadania, é indispensável que a sociedade aprimore suas práticas, a fim de atender as individualidades. É imprescindível destacar que, como veremos, ao final desta pesquisa, como o trabalho da Associação dos Surdos de Breves – ASBRE é essencial para a inserção do surdo na sociedade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A relação entre estresse parental e o processo de escolarização em famílias de crianças com Síndrome de Down
    (2018) ROCHA, Danielle Souza da Paixão; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382; https://orcid.org/0000-0003-2148-510X
    Este Trabalho de Curso (TCC) objetiva entender a relação entre o estresse parental e a escolarização em famílias de crianças com Síndrome de Down (SD), sendo composto por dois estudos em formato de artigo científico. O primeiro estudo trata de questões relacionadas ao estresse parental e foi desenvolvido a partir de uma revisão de literatura, com objetivo de compreender os principais focos de estresse parental em cuidadores de crianças com SD e identificar os cuidadores principais dessas crianças. Realizou-se uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, que utilizou como referencial teórico cinco artigos empíricos publicados a partir de 2006. O resultado evidenciou que o estresse parental está relacionado a três fatores importantes - a deficiência, o desenvolvimento da criança e o papel do cuidador. Dentre os principais focos estão o impacto do diagnóstico, medo da discriminação e preconceito, falta de autonomia da criança, sobrecarga emocional do cuidador, preocupação com a sexualidade, pais com baixos índices de escolaridade, mães que não podem trabalhar e crianças mais velhas. Os artigos utilizados para o levantamento identificaram as mães como cuidadora principal. A segunda pesquisa objetivou compreender como a percepção materna pode interferir no processo de escolarização de uma criança com Síndrome de Down levando em consideração a ocorrência de estresse parental. Tratou-se de um estudo de caso descritivo de abordagem qualitativa realizado com uma mãe de uma menina com SD em idade escolar, na cidade de Altamira-Pará-Brasil. No caso estudado, os resultados evidenciaram que a mãe apresentou percepção positiva diante do contexto do nascimento de uma filha com SD, assim como diante do processo de iniciação escolar da mesma, fundamentalmente por demonstrar baixas características pertinentes ao estresse parental, típico na maioria das famílias de crianças com deficiência. Conclui-se que o nível de estresse parental pode ter relação positiva ou negativa no processo de escolarização das crianças com SD. Assim, permite-se afirmar que níveis mais baixos de estresse vivenciado pelas famílias facilitam o processo de escolarização de crianças com SD,principalmente pelo fato de pais menos estressados terem maior crença no potencial de desenvolvimento dessas crianças e estimularem sua frequência à escola.
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