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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Averiguação sobre a prática do uso de software na educação matemática, através da atuação de um projeto de extensão
    (2021) SILVA, Cristina Neves da; ROCHA, Adriano Aparecido Soares da; http://lattes.cnpq.br/5639554397709721
    Muito tem se debatido e pesquisado sobre o uso de tecnologias no ensino de matemática, suas possibilidades de contribuição e como ferramenta de ensino, mas, partindo da teoria, buscamos aqui relatar e analisar a prática desse novo modelo de ensino através dos softwares para o ensino de matemática pelo projeto de extensão estudado neste trabalho, o qual foi projetado para trabalhar com alunos e cooperar com professores do ensino fundamental para explorar softwares educacionais para o ensino de matemática, realizando por meio de ações, possibilidades de contribuir para o desenvolvimento de conceitos matemáticos, na formação de professores e a relevante integração da tecnologia no currículo de matemática desses professores e alunos, uma vez que o projeto visa familiarizar os professores de matemática com os recursos da tecnologia digital, observando especificamente os softwares trabalhados. Neste contexto, os objetivos desse artigo são: 1) traçar e discutir os objetivos do projeto, 2) citar e analisar as ações já desenvolvidas no mesmo. Pretende-se, assim, averiguar a potencialidade (ou não) dele enquanto projeto de cunho intervencionista. Para tanto, partimos de uma pesquisa de caráter bibliográfico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento de um sistema para estimação de proficiência nas competências do curso de bacharelado em ciência da computação: uma aplicação da teoria da resposta ao item em turmas que usam sistemas gamificados
    (2018) MONTEIRO, Rodrigo Henrique Barbosa; VIÉGAS JUNIOR, Raimundo; http://lattes.cnpq.br/3286528998900137
    A Terceira Revolução Industrial trouxe os nativos digitais para dentro da sala de aula, e esse acontecimento intensificou os esforços em pesquisa e inovação das metodologias de ensino e avaliação. Nesse contexto, a gamificação surge aclamada por visar um mercado crescente. Porém, alguns estudos empíricos de seu estado atual da arte apontam que a gamificação traz benefícios apenas à curto prazo, sem causar mudanças significativas no seu uso contínuo. Por isso, o presente trabalho teve por objetivo analisar como a Teoria Clássica dos Testes e a Teoria da Resposta ao item podem contribuir na proposição de um sistema de medição de aprendizagem de competências em disciplinas do curso de Bacharelado em Ciência da Computação que adotam a gamificação no processo avaliativo, afim de contribuir na geração de dados psicométricos em um ambiente de experimentação configurável: o software. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica exploratória para definir os conceitos envolvidos, além de encontrar sistemas educativos gamificados que pudessem vir a ter o mesmo objetivo deste trabalho. Dentre os vinte sistemas encontrados, apenas três pontuavam e armazenavam os dados que abstraiam o aprendizado, porém sem os indícios da abordagem da Teoria da Resposta ao Item. Por isso, concluiu-se que era preciso desenvolver um sistema capaz de estimar o aprendizado sob o prisma dessa teoria; que, vindouramente, pudesse ser integrado a outros sistemas gamificados avaliativos, e que por armazenar os dados obtidos, ajudasse a suprir a falta dos dados empíricos na área, a médio e longo prazo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O jogo digital se-pa-re como ferramenta educacional para o processo de ensino-aprendizagem da educação ambiental
    (2019-05-07) LOBO, Helen Tatiana Ataide; FREIRE, Michelle Moraes; http://lattes.cnpq.br/8949371307936924
    Reconhece-se em que o mundo atual, a nossa sociedade está cercada de tecnologias, sejam por meio de computadores ou celulares... e por que a educação ainda é estagnada em um molde tradicional onde há a sala de aula, carteiras enfileiradas, quadro branco (ou quadro de giz), sendo que estamos em uma era digital e que a educação pode utilizar a tecnologia e a Gamificação a seu favor para potencializar o processo de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa teve como objetivo descrever a experiência e a utilização do software educativo SE-PA-RE, com temática ambiental, como uma ferramenta que possa auxiliar o processo de ensino e aprendizagem com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II da Escola Salesiana do Trabalho (EST). A atividade foi realizada na sala de informática da EST, e os dados obtidos desta pesquisa foram analisados de forma quanti-qualitativa, tendo como base a observação e registros realizados pela pesquisadora. O software SE-PA-RE foi recebido e avaliado pelos alunos e professores, consumando a tendência da modernização da educação e do ensino e aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Preservação arquivística: uma análise sobre a preservação digital nas instituições públicas brasileiras
    (2019-12-06) FIGUEIREDO, Gabriel William dos Santos; RODRIGUES, Fernando de Assis; http://lattes.cnpq.br/5556499513805582; https://orcid.org/0000-0001-9634-1202
    A preservação dos documentos é toda a ação que almeja garantir a integridade e proteção das informações registradas nos documentos, para que elas não sejam perdidas, pelo desgaste dos suportes e para auxiliar o procedimento, ferramentas como os softwares que executam a preservação digital, contribuem para o gerenciamento e armazenamento documental. O objetivo da pesquisa é fazer uma análise das instituições que utilizam os softwares (open source) de preservação digital, efetivando um comparativo entre a teoria e prática dos softwares nas instituições, discutindo as técnicas e estratégias. O problema da pesquisa é obter informações sobre o funcionamento dos softwares nas instituições públicas selecionadas, que realizam a preservação digital, por meio de repositórios digitais. As instituições brasileiras que utilizam os softwares, tais como: DSpace, ICA-AtoM, Alfresco e SIAN, almejam armazenar, preservação e disponibilizar as informações, que estão guardadas em seus acervos, procedimento que não é comum, especialmente no setor público brasileiro. Os materiais e métodos foram divididos em duas etapas: a primeira é um levantamento de informações sobre a preservação digital e a utilização dos softwares nas instituições. A segunda etapa consistiu em efetuar um cruzamento entre as características dos softwares apresentados, as instituições e os instrumentos normativos, identificando elementos em comum, entre as ferramentas. O universo de pesquisa são as instituições públicas brasileiras, que aderiram aos métodos arquivísticos, com amostra delimitada aos órgãos do estado, responsáveis pela guarda documental, formado por: Arquivo Nacional, Arquivo Público do Estado de São Paulo, Serviço Federal de Processamento de Dados e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Os resultados são apresentados em forma de discussão, identificando as características do software, para saber se estão presentes nas instituições, que executaram o software fazendo um comparativo, entre a teoria e prática, com a base teórica dos sistemas LOCKSS e do modelo e-Arq Brasil, para saber se os softwares estão em consonância com os instrumentos de organização e acesso. O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia utiliza a plataforma DSpace para a elaboração de repositório digital, o Arquivo Público de São Paulo instalou o software ICA-AtoM, o Serviço Federal de Processamento de Dados trabalha como o software Alfresco e o Arquivo nacional desenvolveu uma plataforma própria que é denominada SIAN para a gestão do acervo. Cada um dos softwares instalados nas instituições são responsáveis para a execução da preservação digital. Por meio da pesquisa foi possível verificar que as instituições apresentadas atendem parcialmente os instrumentos do e-Arq Brasil e LOCKSS, na execução de suas atividades. Como considerações finais, foi possível identificar que as instituições obtiveram resultados satisfatórios no gerenciamento do acervo com a implantação dos softwares de preservação digital.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Protótipo de software de reconhecimento de expressões faciais para auxiliar atendimento psicológico
    (2024-11-28) PINTO, Adriano Sanderson Ramos; RODRIGUES, Odileuza dos Santos; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480
    Este artigo tem como objetivo desenvolver um protótipo que utiliza aprendizado de máquina e visão computacional para auxiliar psicólogos a reconhecerem as expressões faciais e analisarem as emoções durante o atendimento de pacientes. A pesquisa de campo realizada foi de cunho qualitativo, desenvolvida em uma Instituição de Ensino privada no Município de Canaã dos Carajás-PA. Participou da pesquisa uma psicóloga que presta atendimento para alunos e familiares na instituição. Os dados do teste foram coletados e analisados a partir de uma avaliação aderente a norma ISO/IEC 25010 conduzida pela profissional. Espera-se que essa ferramenta possa auxiliar os psicólogos a reconhecerem as expressões e emoções que seus pacientes estejam sentindo, visando buscar meios para ajudá-los efetivamente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    PVBtCalc: uma ferramenta analítica para determinação do pore volume to breakthrough
    (2025-04-08) CARDOSO, Luiz Guilherme Valente; LUCAS, Cláudio Regis dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1695226159975283; https://orcid.org/0000-0001-5443-462X
    A acidificação matricial em carbonatos é uma técnica de estimulação em poços que se baseia na interação rocha/fluido reativa dentro do reservatório. A aplicação da técnica cria, através da dissociação da matriz da rocha, um canal de alta condutividade através da rocha. O PVBt (Pore Volume to Breakthrough) é uma medida do volume de ácido gasto pelo volume poroso, para efetivamente alcançar uma distância pré-determinada a partir do ponto de injeção. Embora o PVBt seja o principal parâmetro laboratorial de performance de um tratamento de estimulação ácida da matriz, a sua obtenção é dependente de ensaios experimentais complexos e custosos. Modelos matemáticos podem ser utilizados para evitar a execução de ensaios experimentais desnecessários ou auxiliar no planejamento. Nesse contexto, a utilização de um modelo válido e uma interface amigável é extremamente importante para a análise confiável dos resultados. Este trabalho apresenta uma aplicação web, o PVBtCalc, desenvolvido para o estudo e análise de como o PVBt se comporta em fluxo linear e quais mudanças ela sofre com a variação desses parâmetros, mas não limitando-se apenas a isso. A ferramenta permite a escolha de 3 sistemas ácidos para 6 tipos de rochas, e dá ao usuário a possibilidade de variar parâmetros como temperatura, pressão, vazão e porosidade. Os resultados são apresentados na forma de tabela e de forma gráfica, em escalas semi-log, log-log e aritmética, em função da vazão. O modelo utilizado na webapp é fundamentado no trabalho de Mahmoud e Ziauddin publicado em 2020. Os testes de validação realizados mostraram que a webapp está de acordo com os resultados obtidos pelo modelo original e a sua versatilidade na apresentação de resultados. O PVBtCalc é uma ferramenta de auxílio ao pesquisador com alto potencial de aplicação em laboratórios de pesquisa de estimulação ácida em matriz pela sua flexibilidade e gama de parâmetros calculados, além do PVBt.
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