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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Análise de interpretação simultânea (Português - Libras) de trechos da música sentimento louco na live da cantora Marília Mendonça
    (2021-10-08) SILVA, Giovanna Magno Santos; CARVALHO, Márcia Monteiro; http://lattes.cnpq.br/6643662683508955; https://orcid.org/0000-0001-6278-2667
    Este artigo tem como objetivo identificar as estratégias interpretativas e refletir sobre a importância de intérpretes de Libras durante o processo de interpretação simultânea para a comunidade surda. A interpretação simultânea do Português para Libras da música Sentimento Louco foi transmitida no site do Youtube na Live da cantora Marília Mendonça e é alvo de análise nesta pesquisa. Durante a produção do artigo, utilizamos como referencial teórico sobre estudos da língua de sinais: Ferreira-Brito (1997), Quadros (2000, 2004); e acerca de Estudos da Interpretação, em especial à língua de Brasileira de sinais, Libras, Segala (2010), Marcon (2012), Araújo e Carvalho (2017), Carvalho (2020) e Nicoloso (2015); abordando sobre o processo de interpretação e o papel da música para a comunidade surda, Strobel (2008), entre outros. Como metodologia da pesquisa, fizemos uso da abordagem qualitativa e descritiva, buscando analisar comparativamente os trechos da música com seu conteúdo semântico entre as transcrições do português oral, a glosa da Libras e os prints da sinalização da intérprete de Libras. Foram identificadas algumas estratégias interpretativas como uso dos Parâmetros Expressão Facial, Corporal e Movimento, além da exploração de classificadores que foram fundamentais para o contexto de interpretação de música. Esta pesquisa nos permitiu perceber a importância que a interpretação interlingual tem para a comunidade surda em geral, por meio da intérprete de Libras, pois foi possível que essa parcela da população tivesse acesso ao conteúdo musical utilizado no período da pandemia do coronavírus como forma de minimizar o impacto do isolamento social.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A dependência de internet e suas principais alterações nas ocupações de estudantes: uma revisão sistemática
    (2018) SOUSA, Leonardo Lucas de; SILVA, Nicolle Barros da; COSTA, Elson Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1942489785908185; https://orcid.org/0000-0003-4115-9029; FERREIRA, Laiana Soeiro; http://lattes.cnpq.br/1549766219835413
    Há que se atentar para o uso negativo da internet, podendo este ocasionar prejuízos nas diversas esferas da sociedade se ocorrer a utilização de forma inadequada da mesma. Sob a perspectiva de que o engajamento do indivíduo pode estar ocorrendo de forma centralizada apenas em uma atividade em detrimento de outras, se faz necessário desenvolver pesquisas que se debrucem em analisar as influências da internet no desempenho ocupacional das pessoas. A Terapia Ocupacional observa e analisa as habilidades de desempenho a fim de compreender a transação dentre os fatores básicos que apoiam ou não o envolvimento na ocupação e o desempenho ocupacional. Assim, busca­se analisar na literatura científica, por meio de uma revisão sistemática, as principais repercussões que a dependência de internet (DI) pode causar no desempenho ocupacional de estudantes e desenvolver discussão teórica sobre o tema em decorrência da DI. Para tanto utilizou­se de critérios estabelecidos na recomendação PRISMA para elaboração desta revisão tendo como termos/descritores os seguintes: dependência de internet/internet addiction; ocupações/occupation e estudantes/students. Em idiomas português e inglês, citados no título ou no assunto. O período de busca de publicações se deu entre os meses de novembro e dezembro de 2017, através das base s de dados eletrônicas PubMed, Literatura Internacional em Ciências da Saúde e Biomédica (Medline) e Scientific Electronic Library Online (Scielo). Durante a busca foi identificado um total de 2.189 publicações, das quais 2.168 foram excluídas durante a análise de título, restando 21 publicações. A aplicação do teste adaptado de Azevedo (2010) permitiu a exclusão de 08 trabalhos, uma vez que, os mesmos não atingiram os critérios de inserção estabelecidos. Portanto assim, a amostra final foi composta por 13 estudos. Os quais foram analisados e tiveram seus dados extraídos de acordo com o roteiro de extração. A partir da extração das características de cada estudo foram realizadas inferências sobre as principais ocupações apresentadas nestes quanto às influências da DI no desempenho ocupacional dos indivíduos em suas atividades. As ocupações de participação social, educação, descanso e sono e trabalho aparecem 19 vezes nos artigos analisados. Além disso, houveram nove citações sobre prejuízos na participação social (47% da amostra final), seis apontam déficits na educação (33%), dois nas atividades de trabalho (10%) e dois no engajamento em descanso e sono (10%). Deixa­se como conclusão o indicativo para realização de pesquisas mais aprofundadas sobre esta temática.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Fake news nas redes sociais: a importância da educação midiática
    (2023-05-15) LEÃO, Gleycy Kellen Gomes; CORDEIRO, Leonardo Zenha; lattes.cnpq.br/2632651097546086; https://orcid.org/0000-0003-2474-8112
    A presente pesquisa possui como título “As Fake News nas redes sociais: A importância da educação midiática”. Por meio de uma pesquisa narrativa, temos como objetivo geral: compreender a importância da educação midiática como auxiliar no processo de identificação de informações falsas. Como objetivos específicos, delimitam-se: identificar como as Fake News prejudicam processos de escolhas, discutir como a educação para as mídias influencia o processo de identificação de notícias online e apontar como a cibercultura impacta na vida da população brasileira. Levantamos a hipótese de que as pessoas aprendem com os processos de produção de mídia e com as redes sociais– desenvolvem uma leitura mais crítica e uma interpretação diferenciada dos fatos. Dessa forma, a problemática parte da questão : Como a educação midiática está sendo abordada nas salas de aula de acordo com as publicações acadêmicas sobre o assunto? No entanto, foi possível identificar que há debates sobre as fakes news e a importância da educação midiática, porém ainda é necessário mais discussões sobre o tema apresentado, assim como publicações de trabalhos nesse eixo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Influência dos algoritmos das redes sociais nos comportamentos dos indivíduos na sociedade
    (2024-10-30) NASCIMENTO, Victor Rayme Silva do; HARB, Maria da Penha de Andrade Abi; http://lattes.cnpq.br/9096423264882104; https://orcid.org/0000-0002-1873-143X
    As redes sociais têm um papel central na sociedade contemporânea, moldando interações sociais, acesso à informação e o comportamento dos indivíduos. O funcionamento dessas plataformas é em grande parte regido por algoritmos, que filtram e priorizam o conteúdo mostrado a cada usuário, recomendando somente assuntos de interesse. Contudo, eles também influenciam o comportamento individual e coletivo, causando o efeito bolha de filtro e câmera de eco. Este artigo tem como objetivo compreender como os algoritmos das redes sociais podem influenciar nos comportamentos coletivos em sociedade. O método utilizado é uma pesquisa de campo quantitativa do tipo causal comparativa, realizada a partir de um questionário destinado e disponibilizado a discentes da Universidade Federal do Pará-Campus Castanhal. Como resultado, percebe-se que os algoritmos afetam a maneira como as pessoas se informam e se relacionam, moldando comportamentos sociais e atitudes em relação a temas globais e locais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Museu de Arte de Belém em tempos de pandemia e suas redes sociais (Facebook e Instagram)
    (2022-02-22) SOUSA, Suellen Oliveira; MELO, Diogo Jorge de; http://lattes.cnpq.br/1754263921921200; https://orcid.org/0000-0001-7266-2570
    O trabalho parte do levantamento de informações das redes sociais do Museu de Arte de Belém (Facebook e Instagram) entre maio de 2019 a julho de 2021, nos períodos antes do inicio do surgimento da pandemia COVID-19 e depois dos afrouxamentos das restrições causadas pela pandemia. Com o objetivo de estabelecer parâmetros de comparação das práticas museais do MABE em suas redes sociais. As metodologias adotadas durante a pesquisa foram o bibliográfico e pesquisa qualitativa e quantitativa. E para complementar as informações levantadas nas redes sociais do MABE, foram realizadas conversas, com perguntas estruturadas para duas servidoras da instituição. Os resultados mostram que os perfis das publicações mudaram conforme diversos acontecimentos ocorridos em virtude do aumento dos casos de COVID-19 em Belém e pelo período de estar em obras de revitalização na sede do museu. Ao manter as redes sociais do museu dinâmico, trazendo informações de eventos e de exposições, possibilitou um alcance significativo para que as pessoas conhecessem mais sobre o museu e o seu acervo.
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