Navegando por Assunto "Social inclusion"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) UMA ABORDAGEM SOBRE O ESPORTE: a história do esporte e sua função na escola como ferramenta de inclusão social(2020-09-24) BALIEIRO, Mateus Pinto; SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de; http://lattes.cnpq.br/6456712462238262Este trabalho buscou compreender o esporte como um fator de integração e inclusão social. O esporte como fenômeno social e a esfera da atividade humana desempenham um papel crescente na vida da sociedade moderna. A crescente contribuição do esporte foi fundamental para o desenvolvimento e a paz por meio da tolerância e respeito, do empoderamento do indivíduo e da comunidade e da consecução dos objetivos do esporte são a inclusão social. O esporte para estudantes com deficiência intelectual é de natureza educacional e humanística e visa o desenvolvimento de forças, habilidades e habilidades espirituais que permitem ao atleta superar os obstáculos da vida; a formação de caráter e responsabilidade moral em situações de adaptação ao ambiente social; proporcionar oportunidades de crescimento pessoal e profissional, para a implementação da auto realização do atleta; criação de condições para o autodesenvolvimento da personalidade criativa do atleta e divulgação de seus potenciais criativos. Os resultados apresentados no artigo confirmam que a presença do esporte na escola, na educação física adaptativa, é educacional, socializadora e humanista por natureza e visa desenvolver forças, habilidades e habilidades espirituais que permitem que um atleta supere os obstáculos da vida.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise das condições de acessibilidade urbana em praça pública no município de Goianésia do Pará - Pará(2025-02-12) SOUZA, Eduarda Lima de; ARAÚJO, Matuzalem dos Santos; SOUZA, Grazielle Tigre de; http://lattes.cnpq.br/7162907997815182; FERREIRA, Regina Célia Brabo; http://lattes.cnpq.br/7908074509724240A importância da inclusão social por meio de ambientes urbanos acessíveis, promove a autonomia das pessoas e assegura o direito à mobilidade independente para todos os cidadãos. Para isso, a pesquisa analisa as condições de acessibilidade da praça Santo Amaro, em Goianésia do Pará, com base nos critérios da ABNT NBR 9050:2020, que regula a acessibilidade em espaços públicos. Desenvolveu-se um método avaliativo com conceitos avaliativos (insuficiente, regular, bom e ótimo), inspirados na ferramenta QualificaURB, adotando critérios com notas de 0 a 10 para analisar elementos como calçadas, rampas, pisos, acessos e móveis urbanos, de acordo com a especificidade local, incluindo visitas técnicas, observação direta, planejamento e registro fotográfico, além de um roteiro de avaliação. Através dos resultados encontrados constatou-se que a praça apresenta diversas inadequações, como rampas fora do padrão normativo, pavimentos irregulares e ausência de pisos táteis, dificultando a mobilidade segura. Embora alguns elementos, como o terreno e a disposição de postes, sejam adequados, os acessos apresentam barreiras físicas que comprometem a acessibilidade e a segurança dos usuários. Portanto, a praça não atende plenamente aos critérios da ABNT NBR 9050:2020, pois alcançou uma nota geral de 3,45, representando condições gerais regulares para atender a circulação de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Intervenções como instalação de pisos táteis, correção de rampas e melhorias nos acessos são essenciais para garantir um espaço público inclusivo e acessível.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Educação e a cultura da inclusão da pessoa com deficiência em Breves-PA: o trabalho docente na classe regular do ensino do ensino fundamental(2019-10-10) GOMES, Maria do Socorro de Souza; ALMEIDA, Vânia Lúcia Fernandes de Oliveira; SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de; http://lattes.cnpq.br/6456712462238262A presente pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as iniciativas para a inclusão da pessoa com deficiência proveniente das ações realizadas através do município de Breves e no ensino Fundamental. De cunho qualitativo, a investigação adota um processo metodológico baseado em uma pesquisa de campo exploratória realizada em meio a esfera de atuação do Ensino Fundamental Ofertado Pelo município de Breves nas escolas, obtendo como principais interlocutores a coordenação do centro HALEFF PINHEIRO, e professores da rede municipal e pessoas com deficiência atendidas pelas escolas bem como seus familiares. Para a coleta de dados, utilizou-se instrumentos como questionários e entrevista gravada. Os resultados da pesquisa apontam que as práticas empreendidas pelos professores de educação especial advindas da interação da sociedade como instrumento de transformação de ação têm sido frutíferas no sentido de fortalecer a inclusão da pessoa com deficiência em Breves no arquipélago do Marajó.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Inclusão social: as ações do Movimento pela Inclusão no Marajó (M.I.M)(2019-06-24) SILVA, Mayra Lopes; SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de; http://lattes.cnpq.br/6456712462238262A presente pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as iniciativas para a inclusão social da pessoa com deficiência no Marajó, proveniente das ações realizadas através do Movimento Pela Inclusão do Marajó (M.I.M). De cunho qualitativo, a investigação adota um processo metodológico baseado em uma pesquisa de campo exploratória realizada em meio a esfera de atuação do movimento, obtendo como principais interlocutores a coordenação, participantes voluntários do (M.I.M), e pessoas com deficiência atendidas pelo projeto bem como seus familiares. Para a coleta de dados, utilizou-se instrumentos como questionários e entrevista gravada. Os resultados da pesquisa apontam que as práticas empreendidas no Movimento Pela Inclusão no Marajó advindas da interação da sociedade como instrumento de transformação de ação têm sido frutíferas no sentido de fortalecer a inclusão da pessoa com deficiência em vários munícipios do arquipélago do Marajó.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DO ALUNO SURDO: ações da ASBRE (Associação dos Surdos de Breves)(2021-04-07) SOUSA, Esteliane Santos de; MORAES, Jerusa Cardoso; SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de; http://lattes.cnpq.br/6456712462238262Este trabalho tem como objetivo investigar o contexto da educação inclusiva e o processo de inclusão de alunos surdos na cidade de Breves–PA, destacando a importância das ações da ASBRE – Associação dos Surdos de Breves, para a integração e inclusão social de seus alunos. Será investigada a história da educação especial em seu contexto geral, no Brasil e no município de Breves–PA, assim como as leis e decretos que tratam da Educação Especial no Brasil. Finalmente, destacaremos o processo de ensino de libras na ASBRE e as práticas desenvolvidas pela associação. A inclusão social do surdo é um desafio que a sociedade enfrenta em tempos de mudança, e causam muitos questionamentos, pois para que os sujeitos, com e sem deficiência, exercerem plenamente o direito pleno à cidadania, é indispensável que a sociedade aprimore suas práticas, a fim de atender as individualidades. É imprescindível destacar que, como veremos, ao final desta pesquisa, como o trabalho da Associação dos Surdos de Breves – ASBRE é essencial para a inserção do surdo na sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Teaplay: protótipo de um jogo sério para crianças com transtorno do espectro autista(2023) OLIVEIRA, Jamilly Valéria Silva de; COUTO, Danielle Costa Carrara; http://lattes.cnpq.br/4583227212550116; https://orcid.org/0000-0003-3810-1686Jogos educativos têm sido desenvolvidos com o intuito de auxiliar e motivar os estudantes das mais diversas áreas, como na educação especial infantil. Porém, embora haja uma grande diversidade de recursos que podem ser utilizados para melhoria da qualidade de vida de pessoas com as mais variadas deficiências, ainda existe a carência de ferramentas com características culturais da região Norte para grupos que necessitam de mais tecnologias voltadas para o ensino-aprendizagem, como os indivíduos diagnosticados com autismo. Diante disso, este trabalho apresenta o TEAPLAY, um protótipo de jogo sério voltado para crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com idade escolar entre 3 a 6 anos, baseado na ABA (Applied Behavoir Analysis – Análise do Comportamento Aplicada), cujo o objetivo principal é auxiliar no processo de ensino aprendizagem, auxiliando no desenvolvimento de várias habilidades cognitivas, como concentração, a memória, o raciocínio lógico, desenvolvimento da motricidade fina e auxílio da rotina de atividades da criança. A aplicação apresenta três jogos, com temas relacionados à região amazônica. O aplicativo foi desenvolvido utilizando o motor de jogo Construct3 e foi elaborado um Short Game Design Document for Digital Educational Games (SGDDEdu), com a descrição da jogabilidade e dos elementos essenciais de um jogo. A ferramenta foi testada por profissionais especialistas em TEA que segundo as suas avaliações mostrou-se relevante para ser utilizado no processo de ensino e aprendizagem devido as suas qualidades psicopedagógicas.