Navegando por Assunto "Service"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicação de ferramentas de gestão na melhoria dos serviços prestados em uma associação de feirantes de Abaetetuba-PA(2019-12-09) CAVALCANTE, Diego Marques; LIMA, Adalberto da Cruz; http://lattes.cnpq.br/7803369097132222; CLAUDINO, Livio Sergio Dias; http://lattes.cnpq.br/1618090996273410; https://orcid.org/0000-0002-1261-1533Este estudo teve como objetivo propor melhorias nos processos e consequentemente nos serviços prestados em um empreendimento econômico solidário, no caso do presente trabalho, uma feira de agricultores familiares por meio de ferramentas de gestão no município de Abaetetuba/PA através de um estudo de caso, onde se identificou os principais pontos a serem melhorados existentes na prestação de serviços da feira. O estudo de caso iniciou-se com observações, aplicações de uma ferramenta de diagnóstico rápida e participativa, a coleta de dados foi com os próprios membros da associação com o objetivo de extrair deles seus desafios na gestão do empreendimento e no prestar dos serviços. Os temas abordados envolveram o processo produtivo e organizacional, a qualidade e suas ferramentas, o serviço e a feira. Com as análises realizadas, notou-se que as principais falhas que geraram alguma insatisfação nos clientes. Após a identificação das principais falhas, aplicaram-se as ferramentas da qualidade como forma de análise e proposta de melhorias, os quais foram: o 5S, o 5W1H e a árvore dos gap’s. Essas ferramentas foram importantes para apoiar uma análise e gerar propostas relevantes para o estudo de caso.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação infantil do e no campo na Amazônia paraense: um olhar a partir do município de Soure(2023-12-12) PANTOJA, Bianca Nazaré; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996O Trabalho de Curso (TCC) intitulado “Educação Infantil do e no Campo na Amazônia Paraense: um Olhar a Partir do Município de Soure”, cujo objetivo principal foi discutir sobre a Educação Infantil do e no campo no munícipio de Soure. A Educação Infantil do e no campo inclui uma diversidade de povos e populações que vivem na área rural do país, é uma educação que constrói as bases para combater uma modelo de educação que simplesmente reproduz, nos territórios rurais, a cultura urbana dominante. Para a pesquisa procuramos entender a realidade da Educação Infantil do e no campo e na Amazônia paraense, para isso, mapeamos o atendimento educacional e investigamos os desafios presentes na EIC nesta região. O referencial teórico utilizado neste trabalho foi Hage (2005 e 2019), Brandão (1981), Freitas e Reis (2019), Silva e Pasuch (2010), Silveira e Paludo (2014) e Rosemberg e Artes (2012). Através de revisão bibliográfica e análise documental reuni dados que mostram como vem se dando o atendimento educacional das crianças e quais são os desafios enfrentados para que elas tenham acesso a uma educação de qualidade. Os resultados apontam que mesmo com vários desafios para serem enfrentados, o atendimento educacional das crianças pequenas vem melhorando gradativamente, através de politicas públicas, que valorizam a educação e a diversidade brasileira.