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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Dispositivos eletrônicos nas infâncias: a influência da tecnologia no desenvolvimento da criança no contexto urbano.(2025-10-10) SILVA , Edineia Alves da; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618A sociedade contemporânea vivencia em seu cotidiano variados dispositivos eletrônicos atingindo inclusive a rotina das crianças, o que delega grandes desafios para a saúde mental dos pequenos. Este estudo apresenta uma discussão sobre os efeitos do uso excessivo desses dispositivos no desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional das crianças, a partir do levantamento de produções acadêmicas disponíveis em repositórios institucionais e bases cientificas nacionais com foco na área da saúde, psicologia e educação, realizados entre 2019 e 2024, em instituições como a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica, caracterizado como um estado do conhecimento, abordando a infância no contexto urbano, considerando a sociologia da infância. O objetivo geral buscou compreender e analisar os impactos do uso de dispositivos eletrônicos no desenvolvimento infantil. Enquanto os objetivos específicos consistiram em: analisar as repercussões da utilização dos dispositivos eletrônicos na vida cotidiana das crianças, faixa etária de 8 a 12 anos de idade frequentadores de escola de educação infantil e fundamental, anos iniciais; avaliar as consequências do uso de tela por crianças. Nesse sentido, foram analisados quatro Trabalhos de Conclusão de curso, oriundos do curso de pedagogia relacionadas a temática central deste estudo. Os resultados apontam que a exposição precoce e intensa às telas pode ocasionar diversos fatores negativos a criança, como, alterações no sono, dificuldade de socialização, problemas visuais, e prejuízos no processo de aprendizagem, incluindo atrasos na alfabetização, além de comportamentos semelhantes a transtornos como TDAH e TEA, fenômeno associado de “autismo eletrônico”, o tempo de tela tende a reduzir a convivência familiar e comunitária, intensificando o isolamento infantil, enquanto que, o uso consciente pode favorecer a aprendizagem, ampliar repertórios culturais e desenvolver habilidades cognitivas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tempo de reação: relações com tempo sedentário e aptidão fisica de atletas de flag football(2019-12-16) COSTA, Thiago Henrique Sousa; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514; https://orcid.org/0000-0001-5265-619XO flag football é um esporte oriundo do futebol americano, esporte que possui características anaeróbias, pois as suas jogadas acontecem em segundos. É percebido que o tempo de reação é uma habilidade fundamental no percurso do jogo, portanto esse trabalho tem como objetivo investigar as relações do tempo de reação com o tempo sedentário e nível de atividade física das atletas de flag football. Foram avaliadas 12 atletas de flag football, sendo realizadas avaliações de estatura, peso, envergadura, e testes de tempo de reação simples (TRs) com suporte do aplicativo TReaction®, arremesso de medicine Ball e salto vertical utilizando o aplicativo myjump2®. A análise estatística foi feita através do software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) com nível de significância de p ≤0,05. A amostra analisada apresentou uma média de tempo de tela de 195 ± 146,3 min nos três dias analisados. Quanto ao valor do TR médio e mediano, não apresentou diferenças estatisticamente significativas entre si e corresponderam a 512,83 ± 51,01 e 510,50 ± 48,24 respectivamente. Nos testes físicos foram obtidos: 4,12 ± 0,34 no teste de potência de membros superiores e 29,51 ± 3,24 no teste de potência de membros inferiores. No tempo de tela em relação ao tempo de reação médio e mediano foi encontrada uma boa correlação, rho= 0,650 p= 0,016 e rho= 0,719 p= 0,006, respectivamente. Existe forte correlação entre tempo de tela e tempo de reação rho= 0,719. Como o tempo de reação tem envolvimento na resposta motora, o tempo excessivo em atividades consideradas sedentárias pode ser prejudicial ao desempenho, mesmo em indivíduos com bom nível de atividade física na população de indivíduos considerados atletas.